5 Vantagens e 5 Desvantagens de Garagens Abertas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Quartzo II, Magnific Home Lda Magnific Home Lda Moradias
Loading admin actions …

Prepara-se para construir casa ou decidiu, simplesmente, que está na altura de começar a tomar melhor conta do seu veículo e está na dúvida sobre se deve construir uma garagem fechada ou optar por uma garagem aberta (também conhecida como carport)? Então, este artigo é para si. Muitas pessoas assumem que as garagens e carports são a mesma coisa porque partilham o mesmo propósito. No entanto, elas diferem em vários aspectos. As garagens são estruturas totalmente fechadas que incluem uma porta que, quando aberta, permite que o veículo aceda ao interior. Como são totalmente fechadas, protegem os carros por completo. Em comparação, um carport é uma estrutura que tem, pelo menos, dois lados abertos, podendo estar acoplado à casa ou ser totalmente independente. Neste artigo, damos-lhe a conhecer as cinco principais vantagens e desvantagens das garagens abertas. Leia com atenção antes de decidir e inspire-se nas imagens para construir a sua!

Vantagem #1: Tendem a ser mais baratas

Em média, os carports custam metade do preço de uma garagem. Normalmente, o carport é mais pequeno, requer menos materiais para a sua construção e é mais rápido e fácil de erigir. Pessoas com talento e alguma experiência em construção podem conseguir construí-los sozinhos. A construção de uma garagem, seja ela independente ou não, é mais morosa, invasiva e, por isso, mais cara. Note-se, porém, que os custos variam em função do tamanho e dos materiais, pelo que pode haver algumas excepções.

Vantagem #2: Fácil e rápida instalação

Independentemente do tipo de carport que decida construir, a instalação deverá ser mais fácil e rápida do que a construção de uma garagem. Na verdade, os carports podem ser erguidos em apenas algumas horas ou dias, havendo, no mercado, kits pré-fabricados que pretendem, precisamente, facilitar a instalação. Contudo, para designs mais elaborados, deve entregar a construção a uma equipa profissional.

Vantagem #3: Pode não estar sujeito a licenças de construção

Se há parte chata nos processos de construção é a fase de tratar das licenças que tantas vezes demoram a ser aprovadas e levam as pessoas a despender horas em instituições públicas. A construção de uma garagem aberta (telheiro ou carport) é considerada uma obra de escasso impacto urbanístico desde que não exceda os 10 m² de área e os 2.20m de altura.

Vantagem #4: Flexibilidade

É mais fácil estacionar os carros em carport ou garagens abertas. Como não têm portas nem interiores apertados, é só chegar e estacionar. Além disso, estas zonas cobertas, não estando o carro lá estacionado, também podem servir outros fins (podem, por exemplo, funcionar como pérgola para se fazer uma refeição ao ar livre).

Vantagem #5: Podem ser construídas a partir de um prolongamento da casa

Mas as garagens abertas não têm, necessariamente, que ter a forma de um carport. Ao construir a sua casa, pode planear um prolongamento de um dos volumes de forma a criar uma zona coberta e de fácil acesso onde possa estacionar o carro.

Desvantagem #1: Menos segurança

A desvantagem que mais se evidencia no que toca às garagens abertas é a questão da segurança. Como o próprio nome indica, estão abertas e, subsequentemente, mais à mercê de assaltos. É muito mais fácil roubar um carro de uma garagem aberta do que de uma fechada. Assim, o que poupa na construção pode, depois, reflectir-se num gasto adicional se o seu carro for roubado.

Desvantagem #2: Não tem arrumação

Exterior FS Areabranca Garagens abertas garagem, exterior, arquitetura, garagens, jardim, arquitetura de exteriores, detalhes, moderno, elegante, iluminação, madeira, espaço

As garagens fechadas são, como sabemos, muito usadas para arrumação. É, de facto, muito prático ter um espaço em casa onde possamos arrumar algumas coisas como ferramentas, material de jardinagem e de piscina, brinquedos, móveis de exterior, coisas dos animais de estimação, bicicletas, entre outras. Numa garagem aberta e exposta, isto não é possível.

Desvantagem #3: Não acrescenta tanto valor à propriedade

Para quem compra casa, a existência de uma garagem fechada é sempre um factor bastante atractivo, até para quem não tem carro. Afinal de contas, este espaço pode, como já referimos, ser usado para arrumação ou até ser convertido numa nova divisão. Já num processo de venda, a garagem justifica que se aumente o preço do imóvel (mais do que o carport).

Desvantagem #4: Está menos protegida dos elementos

Apesar de parcialmente protegida, a garagem aberta acaba também por estar mais exposta às condições climáticas adversas e a outros elementos, o que se reflecte num desgaste mais rápido do carro. Especialmente em zonas onde o clima é volátil e/ou extremados, é conveniente optar por uma solução mais robusta.

Desvantagem #5: Acesso menos conveniente a partir da casa

A quinta e última desvantagem depende, claro está, do tipo de garagem aberta ou carport. Contudo, as garagens fechadas que estão ligadas ao interior da casa tornam mais segura a deslocação entre este e o carro. Quando se chega tarde a casa ou durante as estações em que escurece mais cedo, é mais seguro que assim seja, porquanto se evita circular no exterior, numa zona mais desprotegida. No entanto, a porta entre a garagem e a casa deve ser robusta e estar sempre fechada à chave.

Optaria por uma garagem aberta ou prefere as garagens fechadas? Diga-nos, na caixa de comentários, de que lado está!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!