12 Escadas Interiores para se Inspirar Muito

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Apartamentos Rua de Trás - Alojamento turístico (7 apartamentos) - Centro do Porto, ShiStudio Interior Design ShiStudio Interior Design Escadas
Loading admin actions …

Então, já decidiu, é este ano que se vai dar a remodelação da casa? Ou vai finalmente ver realizado o sonho de construir a sua casa nova? Óptimo! De certeza que já tem centenas de ideias para a cozinha, para a casa de banho e para a sala, mas há um espaço que nem sempre é devidamente tido em conta este frenesim de busca por ideias do nosso agrado – as escadas interiores!

Embora normalmente confiemos o desenho das escadas ao nosso arquitecto de interiores, a verdade é que é fundamental que tenhamos bem assentes as nossas preferências, para que o design por ele apresentado seja mesmo do nosso agrado.

Em muitas casas as escadas interiores são uma das primeiras coisas que vemos quando entramos, por isso temos de ter a certeza de que elas são bonitas de se ver!

Para o ajudar a encontrar as escadas interiores ideais para o seu projecto, hoje a homify propõe-lhe uma curta lista de imagens inspiradoras. Veja cada uma delas e comece a dar forma ao seu sonho!

1 – A simplicidade acolhedora da madeira natural

Apartamentos Rua de Trás - Alojamento turístico (7 apartamentos) - Centro do Porto, ShiStudio Interior Design ShiStudio Interior Design Escadas
ShiStudio Interior Design

Apartamentos Rua de Trás – Alojamento turístico (7 apartamentos) – Centro do Porto

ShiStudio Interior Design

Começamos com uma proposta adorável da SHISTUDIO INTERIOR DESIGN.

Estas escadas de madeira em dois lances, cuja beleza assenta na simplicidade e no tom quente da madeira, são uma das características mais visíveis e chamativas de todo o espaço, dividindo-o ao meio. Assim, a sua presença foi sabiamente aproveitada para estabelecer a separação entre as salas e a cozinha, como se de uma divisória vazada se tratasse.

2 – Suspensas no espaço

Construídos em finas ripas de madeira cravadas na parede branca e suspensos por cabos a partir do tecto, os degraus destas escadas formam uma composição leve e etérea, que quase parece apenas uma suspensão decorativa, embora seja totalmente funcional.

3 – Alvenaria e madeira

Se procura aquele estilo vintage dos prédios antigos, pode optar por umas escadas clássicas em alvenaria, revesti-las de madeira natural e colocar um corrimão de ferro forjado, como se vê nas escadas da imagem acima.

As escadas de alvenaria são eternas e podem tomar diversas imagens, conforme os materiais de revestimento, sendo uma opção sempre interessante para construções novas. Se a sua casa já tem escadas de alvenaria, tem o caminho aberto para criar este ou outro estilo ao seu gosto.

4 – Ferro forjado e madeira

As escadas de ferro forjado são uma óptima escolha para introduzir em trabalhos de recuperação de edifícios, pela facilidade e rapidez de instalação. O seu design pode ser feito à medida, mas também pode escolher um modelo pré fabricado do muitos à sua disposição no mercado.

5 – Pairando no ar – as escadas de vidro

SCALE IN VETRO, NORD SCALE NORD SCALE Corredor, hall e escadasEscadas

As escadas em caracol já são uma escolha muito sensata quando o espaço de instalação é pequeno, mas umas escadas como estas, de metal fino e degraus de vidro tornam-se ainda mais leves, ajudando a iluminar o ambiente.

Há imensos designs de escadas com degraus de vidro, pelo que não precisa de se ficar pelas escada em caracol. O vidro dos degraus é um vidro altamente resistente e estas escadas têm uma durabilidade bastante boa.

Perfeitas para ambientes modernos e futuristas!

6 – A versatilidade dos básicos

Esta escada de alvenaria é lindíssima por si mesma, mas é também facilmente personalizável se algum dia se cansar da simplicidade do branco. Com um revestimento de madeira ou de pedra elas ganham outra dimensão, se for essa a sua vontade! Esta é uma escolha básica para quem gosta de mudar de ideias com frequência.

7 – Com secções diferenciadas

Estas escadas, compostas por uma secção de alvenaria e outra de madeira com degraus suspensos são uma obra prima da arquitectura e serão uma das características mais evidentes e chamativas da sua casa.

8 – Moderna personalidade

Escada em madeira e inox Escamóvel lda Escadas escada, madeira e inox
Escamóvel lda

Escada em madeira e inox

Escamóvel lda

Está farto que as escadas da sua casa sejam um elemento contundente que rouba espaço e amplitude? Pense em substituí-las por umas escadas de metal com degraus de madeira. Este modelo é perfeito para trazer mais modernidade a um ambiente rústico, como na imagem, ou para dar mais calor a uma casa de estilo industrial.

9 – Encapsuladas em vidro

Moradia T4 com piscina, próximo da praia de Lavadores BCimobiliária Escadas Construção,Janela,Luminária,Madeira,salão,Porta,Pisos,casa,Madeira dura,Mancha de madeira
BCimobiliária

Moradia T4 com piscina, próximo da praia de Lavadores

BCimobiliária

O efeito visual do revestimento de madeira a sobressair ligeiramente dos degraus de alvenaria é simples mas belíssimo, e o facto de ter sido envolvido em guardas integrais de vidro dá ainda mais destaque a estas escadas inspiradoras.

10 – Um caracol vertiginoso

Escada, hall - Casa na praia - Arquitetura | Decoração - Shi Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Escadas shistudio, shi studio, sheila moura azevedo, moradia, casa, remodelação, arquitetura, decoração, praia, porto, matosinhos, design, interiores, decor, portugal
ShiStudio Interior Design

Escada, hall – Casa na praia – Arquitetura | Decoração – Shi Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

É impossível não amar este hall de entrada. O padrão do pavimento hidráulico vintage, os jogos de cores, a direcção dos focos de luz, o impacto do preto… Tudo se coordena e complementa à volta das voluptuosas escadas em caracol para criar uma imagem de grande sofisticação e elegância!

11 – Uma folha de metal moldada em escadas

Estas escadas foram deliberadamente planeadas para se destacarem no espaço, sendo uma parte integrante e fundamental do seu estilo. Os degraus parecem ter sido feitos com uma única folha de metal dobrada em fole, que foi pendurada por cabos a partir do tecto! Estes cabos tornam-se na protecção antiquedas, prescindo do típico corrimão, e deixam passar a luz natural para as escadas. A opção de as pintar de preto em contraste com a brancura geral do espaço apenas lhes dá mais protagonismo.

12 – Escadas que são armários

Terminamos com uma proposta espectacular, em que as escadas de madeira são também armários, num aproveitamento perfeito do espaço que adiciona imenso estilo ao ambiente.

Passe já de seguida para a escolha das escadas de exterior com o artigo ’Escadas exteriores: um guia para escolher a ideal para seu projecto’.

Quais destas escadas interiores queria ter na sua casa?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!