10 Tipos de Mesas de Centro para a Sua Sala de Estar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Nau Salgados, Staging Factory Staging Factory
Loading admin actions …

A mesa de centro serve múltiplas funções dentro da sala de estar. Primeiro porque é, em si mesma, uma peça de decoração. Depois, porque pode ser usada para colocarmos alguns dos nossos objectos preferidos como, por exemplo, velas, coffee table books, jarras, bandejas, cinzeiros, molduras ou caixas. Além disso, tem uma finalidade muito prática porque também funciona como mesa de apoio. Precisamos dela para pousar comandos, snacks, bebidas, entre outras coisas. Havendo espaço para ela, é o tipo de peça de mobiliário indispensável numa sala, até porque liga todos os móveis existentes na divisão, tornando a decoração mais articulada e coesa.

Hoje, dedicamos o nosso artigo às mesas de centro, mostrando-lhe 10 tipos de mesas que pode comprar para a sua sala de estar. Ora veja!

1. Em madeira

Comecemos pela clássica mesa de madeira em linhas simples e sóbrias e um formato rectangular convencional. É uma peça que se adapta facilmente a salas de diferentes estilos e, por isso, uma boa aposta para quem procura uma mesa de centro que perdure no tempo. A forma e a dimensão da mesma permitem que se pouse sobre ela o que quer que seja, que se façam refeições informais em frente à televisão ou que os miúdos a usem para fazer os trabalhos de casa. É, sem dúvida, um bom investimento.

2. Em fibras naturais

Nau Salgados, Staging Factory Staging Factory
Staging Factory

Nau Salgados

Staging Factory

É notório que há cada vez mais pessoas a apostar em peças de mobiliário feitas em fibras naturais. Estes materiais emprestam leveza e organicidade à decoração, aproximando-a do que é natural e puro. Além disso, está-lhes associada uma vertente sustentável que é, como sabemos, importante. Uma mesa de centro em fibras naturais ficará especialmente bem numa casa de estilo nórdico, rústico ou campestre.

3. Vidro

As mesas em vidro são, também, um clássico. A transparência do material é ideal para quem pretende imprimir leveza visual na decoração. No entanto, as mesas em vidro sujam-se muito com dedadas e também se riscam facilmente. Se comprar uma, lembre-se que terá que a limpar com regularidade e ter alguns cuidados com impactos, mesmo que pequenos.

4. Acrílico

Sala de estar em Lisboa LAVRADIO DESIGN Salas de estar modernas
LAVRADIO DESIGN

Sala de estar em Lisboa

LAVRADIO DESIGN

Parecido com o vidro, mas mais resistente, temos o acrílico. Uma mesa de centro em acrílico é perfeita para um apartamento com uma estética contemporânea. As mesas deste material, como se percebe pela da imagem, parecem desaparecer no espaço, o que as torna ideais para ambientes pequenos que não se pretendam sobrecarregar com pesas opacas pesadas.

5. Mesa espelhada

As mesas de centro espelhadas estão associadas a uma ideia de luxo e de sofisticação. Ao ficarem como que camufladas nos ambientes, são, à semelhança das anteriores, uma boa opção para espaços que se queiram menos pesados. Nesta sala, a designer teve a brilhante ideia de combinar a sofisticação da mesa de centro com pequenas mesinhas toscas em madeira. Adoramos o contraste entre elas!

6. Mármore

SALA DE ESTAR. SEJOUR. LIVING ROOM MA-TERIARCH UNIP Lda Salas de estar ecléticas Pedra Branco
MA-TERIARCH UNIP Lda

SALA DE ESTAR. SEJOUR. LIVING ROOM

MA-TERIARCH UNIP Lda

Também em voga, estão as mesas de centro em mármore. Estas mesas são, na verdade, um excelente investimento, surgindo como peças statement em qualquer sala de estar. Para além de bonito, o mármore é um material único. Todas as pedras mármore têm veios e cores diferentes. Para esta sala, escolheu-se uma mesa com um sublime tampo num tom profundo de verde que contrapõe a decoração clara do espaço.

7. Em tecido

As mesas de centro em tecido têm a vantagem de poderem também ser utilizadas como bancos ou como repousa-pés, aparecendo como um bom complemento ao sofá. No entanto, é mais difícil limpá-las quando se sujam, não sendo ideais para se pousarem líquidos ou fazerem pequenas refeições.

8. Em metal

Sala de estar - Apartamento Anémona - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Salas de estar modernas shi studio, shistudio, sheila moura azevedo, design, interiores, atelier, empresa, projeto, arquitetura, decoração, apartamento, porto, matosinhos, portugal, remodelação
ShiStudio Interior Design

Sala de estar – Apartamento Anémona – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

Nos últimos anos, temos visto, com frequência, mesas de centro duplas que, para além de esteticamente cativantes, são também muito práticas visto que podem ser facilmente movidas e aproximadas do sofá se assim se desejar. Neste caso, os tampos em madeira e bases em metal dão um ar industrial a esta mesa dupla que se harmoniza em pleno com o estilo moderno da sala.

9. Com acabamento capitonê

As mesas de centro em tecido com acabamento em capitonê são uma boa escolha para salas clássicas e românticas. Em couro castanho, ficam bem em salas de estilo industrial. Escolha o tecido em função do estilo do espaço e da atmosfera que deseja criar na sala.

10. Palete de madeira

Numa altura em que é essencial fazermos escolhas a pensar no planeta, nada como priorizarmos a reciclagem e o upcycling. Uma simples palete de obras pode, facilmente, ser transformada numa mesa de centro. Pode lixá-la, pintá-la de outra cor e/ou acrescentar-lhe rodas se lhe quiser dar um ar mais personalizado e polido. Caso tenha pouca habilidade para projectos desta natureza, contrate um carpinteiro para o efeito.

De qual destas mesas mais gostou? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!