10 Dicas de Decoração Low Budget

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Coleção Serena, Aqui Há Peça Aqui Há Peça Casas minimalistas Cerâmica
Loading admin actions …

Para se decorar a casa e criar espaços bonitos e aconchegantes não se tem, necessariamente, que gastar muito dinheiro. Pelo contrário, tem muito mais a ver com usar o orçamento de que dispomos de forma estratégica, fazendo escolhas inteligentes. Há uma miríade de pequenas coisas que podem, realmente, transformar os espaços. Intervenções tão pequenas como alterar a disposição dos móveis ou mudar os puxadores podem ter um impacto muito mais significativo do que imagina.

Se acha que a sua casa é um caso perdido porque o seu orçamento não lhe permite comprar o seu sofá de sonho ou aquele espelho que sempre idealizou, não desanime. Hoje, partilhamos consigo 10 dicas de decoração low budget e ilustramos as nossas ideias com projectos concretizados por decoradores e designers de interiores portugueses.

1. Aposte nas capas das almofadas

Se calhar, não é o momento ideal para comprar o sofá dos seus sonhos, mas pode sempre usar almofadas para tornar o que tem mais interessante. Em lojas com a IKEA, a H&M Home e a Zara Home, encontra capas de almofadas muito bonitas (e de todos os estilos, cores e padrões) a partir de 2€ (por vezes, até menos). Esta é uma boa opção para tornar o seu sofá mais apelativo e confortável sem gastar muito dinheiro!

2. Use e abuse de velas

As velas tornam os ambientes mais bonitos, acolhedores, intimistas, relaxantes e, ainda por cima, podem ser de cheiro e espalhar pela casa um perfume agradável. Incorpore velinhas na decoração de todas as divisões da casa. Não se vai arrepender.

4. Use plantas para dar vida e cor aos espaços

As plantas emprestam vida, cor e frescura aos espaços e são excelentes para melhorar a qualidade do ar dos mesmos. Espreite este artigo para conhecer os nomes das plantas que são mais fáceis de manter. Como alternativa, pode comprar plantas artificiais ou flores secas que duram muito tempo.

5. Restaure móveis antigos

Quarto - cómoda reciclada Monstros Quartos modernos

Se tem um móvel antigo aí por casa, pense duas vezes antes de se livrar dele. Está cada vez mais na moda ver móveis antigos misturados com modernos. Pode deixar os seus móveis tal como estão – se gostar deles assim e se ainda estiverem em bom estado -, mas também pode restaurá-los, lixando-os, pintando-os e/ou mudando-lhes os puxadores. Veja aqui como restaurar móveis em casa.

3. Faça os seus próprios quadros

Quando o orçamento é curto, nada como pormos nós mãos à obra. E porque não criar os seus próprios quadros? Há muitas coisas passíveis de ser emolduradas como, por exemplo, pedaços de tecido, imagens de revistas ou papéis de embrulho com padrões interessantes. Procure DIYs aqui na homify e em plataformas como o Pinterest para se inspirar e experimentar aí em casa. Além disso, não se esqueça que também pode emoldurar fotografias tiradas e imprimidas por si.

7. Substitua os puxadores

homify Cozinhas escandinavas

Mude os puxadores das suas unidades de cozinha, de cómodas, de roupeiros ou de gavetas. Encontra puxadores muito elegantes em lojas como a Zara Home. São, normalmente, vendidos em pares e a preços acessíveis.

6. Use uma pele de ovelha para tornar os espaços mais acolhedores

Torne os ambientes mais aconchegantes e luxuosos com uma pele de ovelha como as da linha Ullerslev da IKEA. Se preferir, opte por uma versão sintética. Esta peça assenta na perfeição numa cadeira de apoio ao sofá ou, por exemplo, na cadeira da secretária. Também a pode usar no chão.

8. Use cestos e caixas para decorar e organizar

Use cestos e caixas para organizar todos os seus objectos, impedindo que estes gerem ruído visual e tornem a decoração menos apelativa. Manter os espaços com poucas coisas (menos é mais!) e organizados é um dos primeiros passos para melhorá-los do ponto de vista estético (e da funcionalidade). Além disso, os cestos e as caixas são, por si só, peças decorativas.

9. Compre têxteis iguais ou que combinem

Para, por exemplo, manter a harmonia na casa de banho, pendure toalhas iguais ou que combinem. Toalhas muito diferentes e descasadas dão um ar desmazelado. O mesmo se aplica aos têxteis do resto da casa como toalhas de cozinha. Já para as janelas, deve favorecer cortinas brancas e lisas: são elegantes, dão com tudo e a ausência de padrões ou ornamentos desnecessários fazem, normalmente, com que estas sejam mais baratas.

10. Altere a disposição dos móveis

Aplique as técnicas do Feng Shui na sua casa, mudando a disposição dos móveis. É provável que eles lhe pareçam totalmente diferentes quando colocados num novo ângulo! Pode, também, aproveitar para se desfazer de alguns móveis de que já não gosta e que estão apenas a ocupar espaço e a criar constrangimentos à circulação.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista