10 coisas que não podem faltar numa cozinha rústica | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3566:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

10 coisas que não podem faltar numa cozinha rústica

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Cozinhas rústicas por RI-NOVO Rústico
Loading admin actions …

A decoração é uma porta aberta para uma infinidade de possibilidades que materializam o que vai na nossa imaginação numa variedade de estilos. No caso deste artigo, vamos pôr em destaque o estilo rústico que tem um carácter especial por romper com o estilo moderno em prol de elementos mais familiares e acolhedores. E que divisão mais aconchegada do que a cozinha?

Neste livro de ideias, deixamos as dez características que, no nosso entender, uma cozinha rústica deve ter. Veja as nossas ideias e tome nota.

​Um toque romântico

As cozinhas de estilo rústico transmitem uma atmosfera familiar e acolhedora. A combinação de alvenaria rústica com janelas amplas que filtram a luz natural, armários de madeira escura e bancadas de pedra são os nossos principais aliados para obter um ambiente de laivos campestres. O truque é saber jogar com as cores. Uma parede de tons claros fará sobressair a madeira e, ao mesmo tempo, trará uma sensação de amplitude ao espaço.

​Inovação na cozinha rústica tradicional

Optar pelo estilo rústico é regressar ao natural graças aos seus materiais mais representativos como a madeira e a pedra que nos permitem inovar dentro da simplicidade. Não há dúvida de que esta decoração cumpre uma regra-chave: menos é mais. Uma recomendação que nunca falha é utilizar algum material que saia da rotina, como o granito polido, para dar um toque original nos acabamentos.

​Com pedra em bruto

Uma cozinha rústica não tem que ter, necessariamente, um ambiente antigo. Actualmente, são muitos os projectos em que o estilo rústico surge como que reinterpretado com uso de materiais modernos. Repare nesta cozinha onde superfícies lisas, brilhantes, brancas e modernas contrastam com revestimentos em pedra, criando um grande impacto visual.

​Com cerâmica

Tanto o estilo rústico como o mediterrânico sobressaem pela abundância de luz no ambiente pelo que é comum encontrar em espaços deste estilo generosas janelas que permitem a entrada tanto de luz natural, como de ar fresco, em qualquer recanto da cozinha. É isso que acontece na cozinha da imagem do gabinete Interazulejo. Outro elemento que evoca a rusticidade é a cerâmica com padrões intrincados que também podem ser usados na casa-de-banho.

​Os detalhes contam

O estilo rústico não é descuidado como muitos possam pensar. Pelo contrário, cada detalhe é escolhido com minúcia para se obter a melhor combinação possível para encher o espaço de harmonia. O ideal é jogar com uma paleta cromática dentro do mesmo tom, mas com diferentes variações.

​Rústico e elegante

Os grandes aliados na decoração desta cozinha são os candeeiros e as pequenas luzes embutidas no tecto. Os demais elementos como as cadeiras e os armários de madeira escura ajudam a um acabamento que, com um toque ecléctico, mostra uma cara distinta do estilo rústico.

​Ambiente campestre

As vigas de madeira dão a esta cozinha o típico aspecto de casa de campo, enquanto a cerâmica, em tons pastel, acrescenta um toque de tradição no espaço. O desenho das janelas é, sem dúvida, um dos protagonistas desta cozinha. Destaque, ainda, para os electrodomésticos a fazer lembrar o passado.

​Com combinação industrial

O estilo industrial e rústico utilizam os mesmos materiais, mas, neste caso, tal como se vê na imagem, a madeira não deve ser suave ou tratada pois o seu estilo natural é que dita a personalidade do espaço. As paredes revestidas por tijolo e o betão aparente rematam a linguagem industrial da cozinha.

​Com um toque moderno

Conciliar elementos do estilo rústico em espaços contemporâneos é mais fácil do que possa pensar. Na imagem, por exemplo, o exaustor em negro evoca modernidade, tal como as superfícies brancas. A contrastar estão a pedra e a madeira usadas na área.

​Rústico e ecléctico

Os tons pastel, o estampado da cerâmica, a ilha de cor viva e os ornamentos harmonizam-se com a madeira dos armários e com a tijoleira do piso em estilo rústico e provençal. Estes elementos distintos resultam numa cozinha original e bonita.

Gosta de um estilo rústico mais tradicional ou mais moderno? Deixe-nos a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!