Casa Rui Leal: Terraços  por Lousinha Arquitectos

É uma casa portuguesa com toda a certeza!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje temos para si um projecto arquitectónico exemplar de um conceituado arquitecto português: Paulo Lousinha. A Lousinha Arquitectos, foi a continuação natural do percurso profissional de Paulo Lousinha e celebra agora 20 anos de existência.

A habitação, apesar da sua estética contemporânea mantém diversos elementos da construção tradicional sendo estes espelhados nomeadamente através da materialidade e algumas técnicas construtivas. Um dos principais destaques da habitação vai para a magnífica paisagem envolvente que permite uma vista incrível para o exterior.

Continue desse lado e deixe-se impressionar por esta magnífica habitação portuguesa e repleta de detalhes carismáticos.

União entre o antigo e o moderno

Fazem parte deste conjunto habitacional uma casa de dois pisos, um lagar e uma cozinha. A articulação dos diversos volumes, é efectuada através de um pátio interior visível na imagem. O pátio possui aqui um papel funcional na composição geral do conjunto permitindo também a criação de um espaço estética e espacialmente distinto pela sua configuração arquitectónica.

História e tradição com modernidade

A habitação situa-se na Quinta das Insuas, cujas dimensões rondam aproximadamente 3 hectares. Este projecto intervém num terreno onde também existia a habitação dos antigos caseiros estando esta situada a norte da quinta – delimitada a nascente pelo Rio Cavalum.

A habitação é conformada por dois volumes dispostos em direcções opostas e ergue-se sobre um penedo natural de grande dimensão que auxilia na caracterização espacial do lugar e da proposta arquitectónica.

Relações únicas

Como já referimos o objectivo do atelier era recuperar os elementos pré-existentes, como é o caso do lagar, preservando assim a poética histórica do local adaptando-o no entanto a um modo de vida contemporâneo.

O volume da cozinha foi igualmente preservado, sendo este fortemente marcante pela relação particular da chaminé de fumeiro com a cobertura de duas águas. Verifique também outros tipos de coberturas e telhados incríveis.

Conexões históricas

A recuperação foi o mote para o desenvolvimento do projecto, no entanto devido às condições existentes, esta não foi aplicada no corpo principal da habitação pelo motivo de falta de condições para a reabilitação do espaço.

A conexão entre os diversos elementos é efectuada através de um gesto arquitectonicamente marcante que permite a conformação de elementos construtivos funcionais que permitem criar acessos e passagens encaminhando o habitante entre volumes.

Um volume social

O volume situado a oeste possui um carácter mais social na medida que acolhe as divisões públicas da habitação. Este destaca-se pela galeria exterior elevada que possui uma vista privilegiada sobre o espaço envolvente.

Materialidades distintas

A este encontramos um volume de cariz mais privativo que se abre para o jardim exterior. Este é revestido com granito criando assim uma grande dinâmica a nível de materialidade ao mesmo tempo que realça a união com o conjunto pré-existente.

Entrada magnífica

A entrada é efectuada através de um percurso previamente delineado através da calçada. O objectivo é encaminhar o visitante para a entrada da casa onde esta é evidenciada através de uma pequena escadaria que cria uma diferença de cotas e distingue assim este lugar.

Estilo rústico e modernidade num só

Esta imagem permite-nos observar como o design da habitação une diversos estilos e utiliza várias referências para a criação do objecto final. A materialidade natural como é o caso da madeira e do granito criam um estilo rústico sendo este no entanto, difundido através de um design recto e contemporâneo.

Enquadramentos perfeitos

Através das divisões interiores da habitação é possível ter uma visão ampla e alargada do espaço exterior e da natureza envolvente da casa. Os dois planos principais, pavimento e tecto, enquadram a beleza exterior. Todos os volumes desta área são encerrados através de grandes planos envidraçados criando desta forma, uma atmosfera única no interior da habitação. 

Vista de sonho

Ao longo de toda a galeria exterior os arquitectos conseguiram criar espaços e zonas de estar distintas tendo  todas elas algo em comum: uma vista incrível para a natureza envolvente. 

Área para relaxar

O grande terraço/galeria exterior, permite a circulação livre em redor dos espaços sociais da habitação. Ao mesmo tempo e graças às áreas generosas da habitação, é possível criar diversos espaços e zonas de estar. Esta imagem mostra-nos um pequeno recanto no qual os habitantes podem desfrutar da paisagem e do ambiente exterior. Esta área lounge é apenas conformada por uma pequena mesa e duas cadeiras e respectivos poisa-pés. 

Interiores amplos e confortáveis

Os interiores da casa seguem a mesma linha estética que já verificámos noutros espaços. A união entre o estilo rústico e a contemporaneidade continua a ser a principal característica dos espaços quer interiores quer exteriores da habitação.

A decoração é simples e a utilização de materiais naturais, como é o caso da madeira, acentuam ainda mais a relação estreita com a mãe natureza.

Uma habitação perfeita

Terminamos este artigo no magnífico terraço/varanda que tanto caracteriza este projecto arquitectónico português. Se ficou apaixonado por esta habitação não desanime pois temos o livro de ideias perfeito para prosseguir a sua leitura: Arquitectura portuguesa de vanguarda!

O que achou deste projecto impressionante? Qual a sua imagem favorita? Deixe-nos um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!