Sebes a Delimitar Jardins: 9 Coisas a Considerar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Villa Oleander, Jardíssimo Jardíssimo Jardins de fachada
Loading admin actions …

Usar sebes para delimitar um jardim é uma ideia que, para além de prática, é também bastante interessante do ponto de vista estético. O mundo precisa de mais plantas e espaços verdes e podemos começar logo pelas nossas casas. Estas sebes são, no mais, um reforço na segurança de uma casa, podendo, claro está, ser combinadas com outros tipos de vedações (por exemplo, em madeira ou em rede metálica).

Muitas pessoas pensam que o crescimento e a manutenção de uma sebe são processos morosos e complexos, mas, na verdade, este processo não é nenhuma das duas coisas. Ainda assim, e se não se sentir confortável nesta área, não deixe de entregar o trabalho a um jardineiro ou, tratando-se de um projecto mais amplo, que compreenda todo o paisagismo da casa, a um arquitecto paisagista.

Por ora, anote as nossas dicas. O que deve, afinal, considerar aquando da instalação de uma sebe?

1. Escolha o local

Turismo Rural Amares, ARTEQUITECTOS ARTEQUITECTOS Arrumos de jardim Bungalows, Casas de Campo, Turismo Rural
ARTEQUITECTOS

Turismo Rural Amares

ARTEQUITECTOS

Uma das coisas que pode contribuir para o insucesso de uma sebe é a plantação da mesma no local errado. As sebes devem ser instaladas nas bordas e nos limites dos terrenos onde não sofrem as constantes “agressões” (e subsequente atrofio) provocadas pelo tráfego de pessoas e/ou animais.

2. Determine a altura

Project - Amoreiras Family Home, LojaQuerido by Ana Antunes LojaQuerido by Ana Antunes Jardins clássicos Preto
LojaQuerido by Ana Antunes

Project – Amoreiras Family Home

LojaQuerido by Ana Antunes

Determinar a altura da sebe será crucial para que esta cumpra adequadamente o seu papel de tornar mais seguro e resguardado o interior da parcela. Por isso, quanto mais alta esta for, melhor. Deve, no entanto, informar-se junto da câmara municipal da zona onde vive para ir ao encontro de todos os critérios de dimensionamento. Sublinhamos, ainda, que quanto mais alta for a sebe, mais difícil será de manter (podar, aparar, etc.), por isso, se não tem disponibilidade para tal, opte por uma mais baixa e/ou combine a sebe com uma vedação de madeira ou outra.

Nota: as sebes também podem ser usadas para estruturar e definir diferentes áreas no jardim. Caso não se trate de uma sebe para delimitar os limites de um terreno, pode, naturalmente, optar por uma mais baixa.

3. Escolha a planta certa para formar a sua sebe

Jardim Miramar - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Jardins de pedras shistudio,projeto,jardim,shi studio,exterior,porto,sheila moura azevedo
ShiStudio Interior Design

Jardim Miramar – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

De modo a escolher as plantas certas para a sua vedação verde, deve considerar a finalidade da mesma, o clima da região onde vive e o tipo de solo e respectivas preferências.

Em Portugal, considere as seguintes espécies para sebes de crescimento rápido: abélia grandiflora, arbustos de médio porte Viburnum tinus, bambu, cipestre de Leyland e loendro. Quem não tem tempo de cuidar de sebes naturais, pode considerar sebes artificiais.

4. Determine a largura

Jardim Miramar - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Jardins de pedras shistudio,projeto,jardim,shi studio,exterior,porto,sheila moura azevedo
ShiStudio Interior Design

Jardim Miramar – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

Para determinar a largura certa para a sua sebe, deve ponderar factores como o espaço de que dispõe na sua propriedade e as plantas escolhidas. Há arbustos mais frondosos do que outros, pelo que terá que se basear nisso ao fazer a sua escolha. Se tiver uma propriedade muito ampla, pode até considerar formar mais do que uma linha de sebes para uma protecção mais densa e proporcional à área.

5. Determine o espaçamento entre sebes

Jardim Contemporâneo com Áreas Espaçosas Jardíssimo Jardins de fachada jardim,jardins,jardim principal,jardim moderno,jardim contemporaneo,piscina,piscina de jardim,moveis de jardim,plantas,outdoor,deck
Jardíssimo

Jardim Contemporâneo com Áreas Espaçosas

Jardíssimo

Para determinar o espaço entre as plantas, deve considerar a espécie da planta e a espessura desejada para a cerca. Se as plantas ficam largas, quando atingem a maturidade, deve plantá-las, dando-lhes um espaço maior. Por outro lado, para uma vedação robusta e forte, deve favorecer um espaçamento mais estreito.

6. Faça o levantamento da área do plantio e plante

InPorto Gallery Guesthouse - PORTO, ShiStudio Interior Design ShiStudio Interior Design Jardins de fachada Mobiliário,Propriedade,Fotografia,Plantar,Construção,Luz,Cadeira,Natureza,Verde,Árvore
ShiStudio Interior Design

InPorto Gallery Guesthouse – PORTO

ShiStudio Interior Design

Para começar a fazer o levantamento da área, reúna uma corda, um marcador e estacas de madeira. Fixe as estacas no solo nas duas extremidades da área a ser plantada. Amarre a corda entre as estacas e faça marcas para os intervalos. Guiado pelas marcas, comece a fazer os buracos para o plantio.

O plantio pode ser feito usando sementes, mudas, estacas ou brotos de raiz. As mudas e os brotos de raiz são a forma mais comum de se fazer o plantio de cercas vivas. Se usar sementes, basta coloca-las nos buracos ou trincheiras e, posteriormente, cobri-las com terra. Caso esteja a plantar estacas, insira-as nos buracos e cubra-as parcialmente com terra.

7. Suporte as plantas fracas com estacas

O estaqueamento ajuda a que as plantas cresçam da forma correcta na vertical. Para fazê-lo, precisará de estacas de madeira e de cordas ou fios. Basta fixar as estacas no chão e amarrar as cordas ou fios para formar uma estrutura de suporte. Para plantas mais fracas, coloque arames ou pequenos pregos.

8. Protecção e manutenção

Detalhes Spacemakers Jardins modernos Céu,Azul,Azure,Retângulo,Madeira,Asfalto,Grama,Superfície da estrada,Sombra,Pisos
Spacemakers

Detalhes

Spacemakers

Proteja as suas sebes dos animais herbívoros e dos cães e gatos (especialmente, se forem pequenos ou não estiverem ensinados). Faça-o, instalando uma simples vedação de metal em torno da mesma. Quando a sebe crescer e estiver forte, pode remover a protecção.

Apare as suas sebes de forma a que mantenham a altura e a largura desejável. Ao fazê-lo, estará também a treinar as plantas e a estimular um crescimento saudável.

No caso de pragas e doenças, trate com os produtos indicados para cada caso e gravidade.

Este artigo foi-lhe útil? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!