10 Cores de Fachada Mais Procuradas do Momento

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Casa 18, joão navas arquitectos joão navas arquitectos Moradias
Loading admin actions …

Pintar a casa, mesmo que ela tenha dimensões mais modestas é um sempre um grande investimento em tinta e mão-de-obra e há uma miríade de tintas para exterior no mercado com as mais diversas tonalidades. Estes dois fatores combinados com um gosto pessoal menos definido fazem com que a escolha da cor para pintar a casa pode ser uma tarefa bastante complicada! Mas nós na homify estamos aqui para ajudar. Hoje selecionámos uma lista de cores que são muito tendência, no nosso país e no mundo, não só para o entusiasmar a pintar a fachada da sua casa, mas também para o orientar no processo de seleção. Não perca!


1 – Branco – a cor mais procurada de todas

Pintar a casa de branco é um sucesso garantido desde o tempo em que a tinta era apenas uma demão de cal! Mas atualmente não precisa de se cingir ao simples e branco puro. Há tantos, tantos tons de branco que pode usar, que a maior dificuldade será mesmo escolher!

Apesar da sua popularidade, o branco não é uma cor fácil de manter, em especial no seus tons mais frios… É uma cor que se suja com bastante facilidade, deixando ver o pó com bastante rapidez mas, em compensação mostra menos mazelas devido à exposição solar.

Entre as cores de branco com tonalidades mais quentes podemos encontrar a cor de nata, branco creme, branco marfim, pérola’ e muitos outros, variando consoante a marca.



Nos brancos mais frios, temos o branco gelo e branco azulado , entre outros tons.

Se quer que a sua casa se destaque em branco procure tonalidades mais frias. Se pretende a pureza de um branco, que se harmonize com a envolvente sem a agressividade fria, procure tonalidades mais quentes.

2 – Cinzento

Monte da Gorita Of Art Moradias Betão Multicolor Habitação, arquitectura, design

O cinzento é uma cor neutra que tem estado muito na moda, mas que pode resultar algo monótona se não for adicionada de elementos de destaque, nomeadamente detalhes cor de madeira, secções em pedra e jogos entre tons mais escuros e mais claros, dentro da mesma cor, nos vários elementos da habitação. Quando bem aplicado, o cinzento proporciona um efeito muito discreto, resultando em casas de grande elegância.

homify Casas modernas Ferro/Aço Preto

3 – Azul

Na arquitetura portuguesa o azul é uma cor muito procurada, nomeadamente para cor de destaque, em faixas e pormenores de fachada perfeitamente tradicionais. No entanto, o azul claro na maior parte da fachada também era bastante utilizado. Depois de algum tempo, em que estes tons quase desapareceram do panorama arquitetónico nacional, eis que surgem os azuis muito claros, nomeadamente o azul pastel a embelezar muitas casas do nosso país.

A casa da imagem, da autoria da MA-TERIARCH UNIP LDA é um excelente exemplo de uma aplicação perfeita desta tendência. Repare como o tom azul acinzentado se destaca suavemente da envolvente branca, dando à casa um carácter único.

4 – O bege clássico

Mediterran Bauen, Rimini Baustoffe GmbH Rimini Baustoffe GmbH Casas mediterrânicas

A cor bege também tem muito sucesso entre nós, sendo especialmente usada em casas de traça mais clássica. É uma cor que resiste bem à passagem do tempo e é bastante discreta, sem ser branca. O bege tem também várias tonalidades e algumas aproximam-se bastante do branco, mas têm sempre um claro subtil que adoça o estilo.

Cobertura com fecho em cortinas de vidro WiVidros Moradias Alumínio/Zinco Branco

5 – Incrível laranja terra

Incrivelmente, nos últimos anos temos assistido a uma tendência de cor a que estávamos pouco habituados no nosso país: – o surgimento de casas laranja. É sempre um tom de laranja profundo, com um carácter muito térreo, quase terracota ou mesmo terracota, mas é laranja e será sempre um tom que não passa despercebido. Se quer que a sua casa se destaque e se veja entre todas as outras, esta é uma cor a considerar. Mas, calma! Se este tom se afasta muito da original, pode precisar de uma autorização para alterar a fachada, por isso poderá ter de consultar um arquiteto.

6 – O rosa aparece com subtileza

House in Serra da Estrela, Rendergram Rendergram Casas unifamilares Betão Rosa

O cor-de-rosa não é uma cor que se veja muito, mas já vai ganhando o seu espaço. Na realidade é uma cor bastante clássica, se pensar que era muito utilizada em casas de campo e em palacetes.

O cor-de-rosa, com especial destaque para o rosa velho, é uma cor que se harmoniza na perfeição com a envolvente natural e que resiste bem ao teste do tempo.

7 – Salmão claro

Esta é uma cor bastante usada a sul, talvez pelo seu carácter quente e acolhedor. É uma escolha discreta, mas com presença. Não se pode dizer que seja uma tendência vincada, mas também nunca deixou de ser utilizada pelos seu entusiastas.

8 – Amarelo

Podemos encontrar casas amarelas em quase todos os seus tons, desde o amarelo limão até ao amarelo claro e torrado, já com algumas tonalidades rosadas. O tom de amarelo mais apreciado entre nós é talvez o que vê na imagem acima, uma cor clara e solarenga mas mais suave do que as suas parentes amarelo-vivo, que nunca passam despercebidas.

9 – Taupe

O taupe é uma cor interessante… Não tem a profundidade do castanho, nem a frieza do cinzento, unindo o melhor das duas. Taupe é uma cor única, com uma personalidade marcante e acolhedora. Não é fácil encontrar casas neste tom, pelo menos em cor total, como apreciamos na imagem acima, mas quando encontramos são sempre dignas de nota.

10 – Verde

O verde é a cor tendência do momento para o design de interiores, mas esse gosto pelo natural já se vai refletindo também nas fachadas. Aqui pode apreciar a profunda diferença que o tom faz: – na imagem acima temos uma casa em verde-água, destacando-se suavemente, quase como um lago, da envolvente verde, e na imagem abaixo temos uma casa totalmente verde-seco (o tom mais tendência), com uma personalidade forte e rara, que reflete a vontade dos seus donos de terem uma casa como nenhuma outra nas redondezas.

A nossa selecção de inspirações para hoje acaba aqui, mas não nos deixe já. Se a cor da fachada é apenas uma parte dela e pretende colocar outros materiais de revestimento para a tornar única, tem de ler também o artigo ’12 revestimentos fantásticos para a fachada da sua casa’.


Qual destas cores de fachada é a sua preferida?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista