12 Lavandarias Perfeitas que Todos Gostaríamos de Ter!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Douro Boutique Home, Alcaria, Interior Design Alcaria, Interior Design Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Se à primeira vista, uma lavandaria não é aquela divisão de casa que causa sensação, é, no entanto, um espaço essencial numa casa.

Por quê ?

Porque uma divisão inteiramente dedicada à lavandaria permite organizar a cozinha ou a casa de banho e criar um local onde guarda os produtos de limpeza e da roupa, onde instala a máquina de lavar roupa e de secar e onde pode engomar a roupa.

Neste sentido, ter uma lavandaria funcional e prática também é a garantia de uma casa arrumada: não há mais cestos de roupa suja nos corredores, não há mais tábua de passar num canto da sala ou o estendal da roupa que fica no meio da casa de banho.

Por isso, se quer criar uma lavandaria funcional e com estilo em sua casa, não pode mesmo perder pitada deste artigo. Temos dicas úteis para si, mas também 12 imagens lindas e verdadeiramente inspiradoras!

Não perca!

1. O que pode pôr/instalar na lavandaria?

Instalamos tudo o que precisamos para a lavanderia: máquina de lavar, máquina de secar, cesto de roupas, cesto, produtos, pia… Mas isso não é tudo! Também deve haver arrumação ou espaço para a tábua de engomar, bem como para o ferro de engomar.

Considere também instalar um estendal – se tiver pouco espaço, instale um fio retrátil – para secar as roupas mais delicadas. Por fim, considere também criar um espaço de trabalho ou uma área plana para que possa dobrar facilmente as roupas lavadas. Para otimizar o espaço e deixar a lavandaria ainda mais funcional, multiplicamos a arrumação, do chão ao teto, alternamos armários e nichos e fixamos cabides na parede. Também a não esquecer um cesto do lixo para colocar os detritos da máquina de secar roupa, os papéis dos bolsos, etc.

2.

3. Gavetas à medida

Gavetas à medida e que ocupam pequenos espaços que poderiam ser perdidos. Não hesite em contratar um carpinteiro (aqui), para criar arrumações práticas e funcionais como esta, que é ideal para colocar cápsula de máquina, detergentes, sacos, entre outros itens que precisamos sempre à mão.

4.

As prateleiras são também uma solução, já que depois pode colocar cestos, para deixar tudo mais arrumado e organizado.

5. E se eu não tiver espaço para uma divisão só para lavandaria?

também pode ser inteligente ao integrar-se em espaços já existentes. Assim, pode criar um armário, que transforma numa mini-lavandaria e escondemos as máquinas atrás de uma linda porta de correr ou até mesmo atrás de uma cortina.

Existem muitas ideias práticas para criar uma lavandaria de sonho, sem que se torne – demasiado – visível.

Pode contratar um arquiteto ou designer de interiores para criar um projeto de lavandaria, tendo em conta o espaço que dispõe.

6.

Que lavandaria tão bonita, discreta e funcional!

7. Coloque azulejos na parede frontal

8. Lavandaria pequena mas funcional

A lavandaria é raramente um espaço com grandes metros quadrados. Por isso, é necessário usar a imaginação e todos os truques para tornar este espaço o mais prático possível. Procure peças multifuncionais, ganchos, organizadores para roupas, itens retráteis… Enfim, tudo o que foi prático e eficaz é bem-vindo numa lavandaria.

10. Colocar as máquinas uma em cima da outra

No seu projeto, pode optar por colocar a máquina de secar por cima da máquina de lavar a roupa. Assim, poupa espaço e pode aproveitar a lateral para criar arrumação, tal como vemos neste projeto da ADN Furniture.

11. Muita arrumação para uma lavandaria funcional

Se tiver a sorte de ter uma lavandaria ampla, então, multiplique e varie a arrumação! Roupeiros, gavetas, cestos, cabides… Tudo o que irá facilitar a sua vida quando tiver que tratar das roupas.

Pretende ter uma lavadaria na sua casa? Grande ou pequena? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!