12 Dicas Úteis para Decorar Apartamento com Orçamento Apertado

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Moradia c/ 2 quartos - Cascais, Traço Magenta - Design de Interiores Traço Magenta - Design de Interiores Salas de estar modernas Bege
Loading admin actions …

Comprou um apartamento e investiu a maior parte das suas poupanças na compra? Arrendou um T2 e não quer comprometer-se com investimentos de vulto neste momento? Ou simplesmente quer renovar no seu pequeno apartamento, mas o orçamento está apertado?

Seja qual for a razão para avançar para uma renovação com um orçamento limitado, saiba que isso não tem necessariamente de se refletir na qualidade do produto final (em especial se procurar a ajuda de bons profissionais na área da arquitectura de interiores ou da decoração).

Mesmo avançando sozinho, só precisa de estruturar o seu trabalho e de investir com critério. Para o ajudar, hoje na homify temos doze dicas muito úteis que o vão ajudar a conseguir espaços mais bonitos sem arruinar a carteira. Vamos vê-las?

1 – Faça um mood board

Esta é uma dica preciosa, embora muita gente a encare como um desperdício de tempo, sobretudo no contexto de poupança. É muito útil, mesmo que decida seguir pela via da contratação de ajuda para o projecto.

Um mood board é um quadro, um ficheiro ou mesmo um livro de ideias na homify, onde une as imagens, as cores, os materiais, as inspirações e as estéticas que são importantes para si. Munido desta ferramentas vai saber de antemão o caminho que pretende seguir, ajudando-o a evitar compras desnecessárias e erros que podem sair caros.

2 – Opte por uma paleta de cores claras

Lapa 4 assoalhadas • renovado e com terraço de 40m2, MEET your home MEET your home Quartos modernos Mobília,Propriedade,Luminária,Conforto,Madeira,Iluminação,Design de interiores,Sombra,Piso,Pisos
MEET your home

Lapa 4 assoalhadas • renovado e com terraço de 40m2

MEET your home

As combinações com cores fortes oferecem um risco maior de correrem mal, obrigando-o a mais despesas a curto prazo. Por outro lado, a tinta branca é normalmente mais barata do que as cores personalizadas. Opte por introduzir a cor através de elementos mais baratos, como almofadas decorativas de boa qualidade. Garantimos que uma paleta de cores claras de base exige um investimento mais pequeno a curto e médio prazo.

3 – Não sobrecarregue o espaço

SALA DE ESTAR E JANTAR SOH Inspired Spaces Salas de estar modernas Mesa,Mobília,Construção,Sofá,Plantar,Conforto,Decoração,Iluminação,Arquitetura,Planta de casa
SOH Inspired Spaces

SALA DE ESTAR E JANTAR

SOH Inspired Spaces

Normalmente os apartamentos são mais pequenos do que as casas, o que pode ser uma mais-valia no caso de uma decoração com recursos limitados. Ao deixar a decoração mais leve e os espaços mais livres vai ganhar um ambiente mais agradável e vai poupar na sua carteira.

Isto não quer dizer que deixe os espaços despersonalizados e vazios, apenas que deve escolher o mobiliário e os complementos decorativos muito criteriosamente, estudando a sua inserção no espaço. Ao comprar menos pode até perceber que consegue ir um pouco mais além em algumas peças de design para obter mais estilo sem sobrecarregar o orçamento.

4 – Torne as áreas funcionais em decorações efectivas

Sala Kitchenette ARCHDESIGN LX Salas de estar minimalistas Madeira Acabamento em madeira Sala,Cozinha,Kitchenette,Antes e Depois,Apartamento,Remodelação,Interiores,Minimalista,Arquitectura,Recuperação
ARCHDESIGN LX

Sala Kitchenette

ARCHDESIGN LX

Numa casa pequena, a via minimalista pode ser o caminho para o sucesso e para a poupança. Torne as áreas funcionais e os seus elementos em decoração, reduzindo a quantidade de acessórios e móveis que tem de comprar. Veja este exemplo da ARCHDESIGN LX: A beleza do mármore da bancada de refeições rápidas e a madeira da cozinha são elementos de beleza por si próprios e a sua simples presença apaga a necessidade de adicionar muito mais móveis ao espaço.

5 – Invista nas cortinas para poupar em outras decorações

Zona de Refeições_Remodelação Apartamento_Ajuda | Lisboa PT OW ARQUITECTOS lda | simplicity works Salas de jantar minimalistas Branco apartamento pequeno,sala comum,mesa redonda,cadeira de jantar,candeeiro de teto,estante,escultura,cortinado,sofá confortável,cadeirão,T0,pavimento flutuante
OW ARQUITECTOS lda | simplicity works

Zona de Refeições_Remodelação Apartamento_Ajuda | Lisboa PT

OW ARQUITECTOS lda | simplicity works

As cortinas têm um grande impacto numa decoração e são muitas vezes a primeira coisa onde o olhar se fixa quando entramos num espaço. Então faça das cortinas as estrelas da decoração, comprando produtos de qualidade superior e poupe em outros elementos do espaço, optando por exemplo por uma estante neutra de marca low cost.

6 – Valha-nos o vintage

Apartamento Alg´és - projecto de interiores Cabanana atelier Salas de jantar ecléticas
Cabanana atelier

Apartamento Alg´és – projecto de interiores

Cabanana atelier

Mesclar elementos modernos com peças antigas é uma tendência muito contemporânea que lhe pode valer alguma poupança em decoração e mesmo assim conseguir espaços vistosos e bonitos.

O que comprar em lojas de antiguidades e feiras? Vasos, jarras, mesas de apoio, cadeiras de madeira maciça… O que não comprar? Sofás e tapetes podem não ser o melhor investimento.

7 – Controle os ímpetos gastadores

Não compre só porque se apaixonou por uma peça. Perceba se ela tem lugar no ambiente onde quer pô-la e se realmente precisa dela. Se tem um orçamento limitado, cumpra-o à risca evitando compras por impulso.

8 – Deixe a decoração evoluir

Não compre tudo de uma vez se estiver a cumprir um orçamento restritivo. Invista no básico e dê tempo ao tempo, deixando a decoração evoluir à medida da sua carteira (mas sempre com o objectivo definido no mood board estabelecido).

10 – Os espelhos são os seus melhores amigos

Suite FR Areabranca Quartos modernos cortinados, espelhos, consola, cadeira, luz, decoração, design, design de interiores, decoração de interiores, arquitetura, peças decorativas
Areabranca

Suite FR

Areabranca

Os espelhos dão luz e amplitude ao espaço e podem adicionar formas mais dinâmicas à sua decoração, com um preço bastante mais baixo do que outras formas de decoração, como a arte, por exemplo.

11 – Se é para poupar faça você mesmo

Cozinha Go4cork CozinhaUtensílios de cozinha Cortiça
Go4cork

Cozinha

Go4cork

Pode poupar em mão de obra se tiver algum jeito para a bricolagem e um pouco de tempo livre. Colocar prateleiras na sala de estar, montar móveis, pintar paredes e instalar pavimentos são apenas alguns exemplos de tarefas relativamente simples que pode fazer você mesmo para se manter nos limites orçamentais de uma renovação.

12 – Decore com a sua própria arte

Apartamento Ikea, José Tiago Rosa José Tiago Rosa Salas de jantar minimalistas
José Tiago Rosa

Apartamento Ikea

José Tiago Rosa

Se gosta de fotografias, de pintura ou de outro tipo de arte, tem aqui um manancial decorativo gratuito, produza peças à medida dos seus gostos e expectativas para cumprir com o mood board poupando muito dinheiro.


13 – Misture peças de proveniências distintas

Por último, misture peças caras e chamativas com peças mais baratas e discretas. Assim os olhares serão atraídos para as peças mais caras, o seu espaço parecerá mais requintado e ainda poupará algum dinheiro.

Quer dicas para fazer com os seu espaço pareça mais caro, mesmo que não o seja? Leia também o artigo 10 Ideias para Fazer um Espaço Parecer mais Caro e Luxuoso.


Tem algum truque para decorar bem e barato ara partilhar connosco?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!