A Casa Perfeita por Apenas 48 mil Euros!

Diseño y construcción de Casa Blanca en "La Hornilla" por 1.61 Arquitectos, 1.61arquitectos 1.61arquitectos Casas minimalistas
Loading admin actions …

NOTA: o preço refere-se ao valor da casa na Argentina e não em Portugal!

O preço total desta casa foi de apenas 48 098 mil euros, valor esse obtido pelos proprietários da Casa Blanca através de um empréstimo bancário. Trata-se, sem dúvida, de uma quantia apelativa para construir uma casa tão bonita e elegante quanto esta.

O projecto, de 120 m², foi concebido para um casal de jovens advogados. Os arquitectos do gabinete argentino 1.61 Arquitectos foram responsáveis pela concretização desta moradia com divisões distribuídas numa concepção arquitectónica compacta que deixou cerca de 50% da superfície do terreno desimpedida para a criação de um jardim.

A imagem exterior da casa define-se por uma caixa branca que contrasta com a paisagem envolvente, integrando-se nela sem a ofuscar.

Junte-se a nós para conhecer os detalhes deste projecto.

​A fachada traseira

A casa pousa no terreno sustentando-se numa concepção bioclimática que define o interior. As suas fachadas foram concebidas de forma a trazer conforto para o interior. A fachada abre para norte por via de um alpendre que se desenha em forma de “L”. Este espaço coberto marca a expansão do interior – sala de estar e quarto principal – para o exterior. O ponto focal é o pátio interior onde uma árvore enfatiza a relação com a natureza que se procurou neste projecto. Este edifício foi projecto obedecendo a uma linguagem moderna com linhas simples a contrastar com a paisagem montanhosa.

​No coração da montanha

A casa situa-se numa área definida como estando “perdida nas montanhas”. Este área residencial – La Hornilla, em Córdoba, Argentina – oferece todas as comodidades e serviços existentes nas grandes cidades, aliando esta qualidade ao contacto com a natureza.

Nesta área, há 266 dos lotes mais cobiçados na Argentina.

​Um plano que mostra a distribuição dos espaços

A distribuição dos espaços faz-se em torno de uma área central que surge enquanto coração da casa com a árvore já acima mencionada. Este espaço articula a casa, deixando o núcleo social – sala e cozinha – de um dos lados e o privado do outro. As duas zonas abrem-se para o jardim por via de um corredor que liga ambos os sectores. A luz natural entra no corredor através de uma pérgola.

​A fachada principal

Ao contrário da face norte, a fachada sul é completamente fechada com um muro cego que se estende até à fachada principal da casa. A janela que se abre na fachada dá para a cozinha. Por sua vez, a sala abre-se para o jardim posterior, garantindo privacidade.

​O pátio

Na imagem, vemos em detalhe o coração interior e o corredor que liga os lados da casa. A árvore, no centro, oferece à casa um carácter arquitectónico único no qual as formas fantasiosas e a natureza se fundem em perfeita harmonia com a força e a pureza das linhas direitas que se distinguem na casa. Os detalhes da pérgola criam um jogo de sombras interessante durante o dia como se de obra de arte efémera se tratasse.

​Aproximação ao interior

Nesta imagem em render, podemos ver os volumes desta casa moderna no coração da natureza. As grandes janelas criam um ambiente luminoso, espaçoso e fresco. Através delas conseguimos ver os detalhes dos acabamentos no interior onde o revestimento em pedra e alguns detalhes em madeira emprestam um estilo caloroso e acolhedor à casa.

É difícil acreditar que com um pequeno orçamento se construiu uma casa tão bonita. O que acha?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista