6 Problemas Comuns em Jardins – Como Solucioná-los

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Cumeada, Consigo Interiores Consigo Interiores Jardins ecléticos
Loading admin actions …

Todos temos mais ou menos as mesmas dificuldades, os mesmos “problemas” nos nossos jardins: seca, pragas, ervas daninhas, a má escolha das plantas… Enfim, só quando nos deparamos com os problemas é que procuramos uma solução.

Assim, a homify convida-o a encontrar neste artigo a solução para os problemas que tem tido no seu jardim. Reunimos os 6 principais e mais comuns.

Não perca!

Problema 1: Não sabe por onde começar

Talvez tenha negligenciado o seu jardim durante um tempo, nomeadamente no inverno, e agora o seu jardim está um desastre?

Comece passo a passo, decida o que pode ficar e o que deve ir, arregace as mangas e mãos à obra. Não há outra solução!

Problema 2: O seu jardim está muito seco

Então provavelmente herdou argila ou solo argiloso, que endurece no tempo seco. Claro que pode tratá-la com os produtos e fertilizantes adequados, mas é sempre aconselhável optar por plantas resistentes às alterações climáticas. Assim, irão conseguir sobreviver mais facilmente quando as condições atmosféricas se tornarem difíceis.

Problema 3: As pragas

Colocação de Tapetes de Relva Natural, GRASS4YOU GRASS4YOU Jardins campestres

Os insetos são uma parte natural do ecossistema. Muitos deles são benéficos, pois ajudam a polinizar plantas e controlar pragas. No entanto, devemos ter cuidado com alguns insetos:

  • Os percevejos sugam a seiva da coroa e do caule das gramíneas, causando manchas castanhas semelhantes às que são causadas pela seca. No início, são de cor vermelha brilhante, depois ficam pretas/acastanhadas com manchas brancas durante a vida adulta.
  • Os vermes são larvas de besouros que se alimentam dos caules e raízes de várias plantas, incluindo relva. Tê seis patas, é carnudo e apresenta uma forma de C, e a cabeça é castanha.
  • As Cydalima perspectalis ou a mariposa da árvore de caixa mastigam as folhas da relva ao nível do solo; a relva fica castanha e pode ser puxada em tufos.
  • As Tipulidae colocam os ovos logo abaixo da superfície do solo. As larvas alimentam-se de raízes e folhas da relva. Não há tratamento e podem multiplicar-se rapidamente e destruir a relva.

Muitas vezes, a melhor maneira de lidar com esses problemas de insetos é aplicar vermes microscópicos chamados “nematóides”, pois ajudar a destruir essas pragas.

++ Precisa de contratar um jardineiro? Veja os contactos de jardineiros da sua região: aqui.

Problema 4: Ervas daninhas

Diga lá se não é frustrante ver ervas daninhas prosperarem quando a relva e as flores estão a desenvolver e crescer? Pois bem, se não remover as ervas daninhas antes que sejam desenvolvem sementes, certamente voltarão no ano seguinte e multiplicar!

A forma mais eficaz de se livrar de ervas daninhas na relva, por exemplo, é colocar um herbicida de qualidade. Este produto ajudará a controlar dentes-de-leão, ambrosia trifida e outras ervas daninhas.

Colocação de Tapetes de Relva Natural, GRASS4YOU GRASS4YOU Jardins campestres

++ Mais inspirações de jardins? Aqui!

Problema 5: Insolação

Algumas plantas não respondem bem à luz solar direta prolongada. A queimadura solar ocorre quando o sol danifica as camadas externas do tecido da planta, fazendo com que as folhas e caules fiquem amarelos, castanhos ou brancos. Muito sol também pode fazer com que certas frutas e vegetais apodreçam.

Pode evitar essa situação no próximo verão, ao plantar plantas que são mais sensíveis ao sol em zonas mais sombreadas do seu jardim. Em locais mais expostos, plante plantas perenes resistentes e que adoram o sol.

Problema 6: Invasão de caracóis

O seu jardim está infestado de caracóis?

Existem plantas que os caracóis não gostam. As folhas brilhantes e peludas desencorajam os caracóis. Por exemplo, a Euphorbia tem substâncias tóxicas que mantêm esses moluscos gastrópodes afastados.

Conselho: espalhe borra de café ou areia à volta das suas plantas, e vai que os caracóis manter-se-ão longe!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!