Cozinhas modernas por HPONCE ARQUITECTOS

10 ideias para potenciar a sua pequena cozinha!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A distribuição da cozinha está condicionada pelo triângulo de trabalho: uma linha imaginária que determina a distância mais cómoda entre a pia de cozinha, a zona de cozinhar e o frigorífico.

Para considerar as características arquitectónicas, elabore um esquema com a possível localização do mobiliário e dos electrodomésticos num plano com a devida escala que inclua os seguintes elementos: os pilares e as colunas que ocultam os dutos, os interruptores e as tomadas, os tubos e contadores de luz e de água, a entrada de água e a porta e as janelas.

Deixamos-lhe dez cozinhas pequenas que vão, por certo, inspirar a sua.

​Cozinha com barra americana

Se o espaço é muito limitado, recorra à multifuncional barra americana pois esta substitui, essencialmente, uma mesa e cadeiras, surgindo enquanto espaço funcional para se fazer refeições informais. Se não usar para refeições, pode usar como mesa de trabalho destinada, por exemplo, à preparação de alimentos. No espaço inferior da barra, aproveite para inserir uma área de arrumação adicional que é sempre útil numa cozinha.

O STUDIODWG ARQUITECT propõe separar ambientes por via da barra americana. Esta ideia tem vindo a ser muito utilizada em apartamentos pequenos tipo estúdio.

Uma pequena cozinha com charme toscano

A Klocke Mobelwerk, da Alemanha, inspirou-se na Toscana para criar esta pequena e elegante cozinha com características notáveis como os azulejos pintados à mão, a madeira e o ferro.

A carpintaria trabalhada e a paisagem pintada nos azulejos sobressaem no conjunto. Não menos importantes são as gavetas fundas que enriquecem o espaço em termos de arrumação. Note-se ainda que, embora rústica, a cozinha tem traços modernos como é o caso das LED embutidas e do fogão de indução.

Tudo em pouco espaço

Tudo em muito pouco espaço. Esta cozinha chega-nos da Ásia, designadamente do gabinete Yurii Hrytsenko. A cozinha e a sala encontram-se num espaço integrado. A península – menos comprida do que é normal – foi muito bem aproveitada. Repare que até de lado inclui um electrodoméstico, tendo ainda um mini-frigorífico virado para o lado da sala.

A área integra ainda uma parede com a bancada embutida. O preto e o branco contrastam com o calor da madeira. Um espaço equilibrado e bem decorado. Adoramos!

​Cozinha aberta sem barreiras

Cozinhas modernas por HPONCE ARQUITECTOS
HPONCE ARQUITECTOS

Cocina – B+H45

HPONCE ARQUITECTOS

Se abre a cozinha para a sala e se ambos se integram com o exterior, a cozinha que imagina pequena ganha, de imediato, outra dimensão. Esqueça paredes divisórias e remova barreiras e o seu espaço será amplo.

Inspire-se na proposta que lhe deixamos dos arquitectos mexicanos H. Ponce Arquitectos. Trata-se de uma cozinha moderna com abundante luz natural que reflecte na brancura das paredes.

Ilha central

Uma ilha central facilita as actividades na cozinha. Trata-se de um móvel multifuncional e, por isso, muito prático. A ilha consubstancia propósitos distintos. Pode integrar espaço de arrumação adicional, um fogão e forno, pia para lavar louça, zona de refeições informais e, naturalmente, zona para preparação de alimentos.

A ilha da cozinha da imagem, cortesia do One Studio, assume uma miríade de funções com generosos gavetões e superfícies lisas e elegantes fáceis de limpar e modernas.

​Zona de passagem

O estúdio Luca Tranquilli propõe neste apartamento já remodelado, uma cozinha que se situa numa zona de passagem ou de circulação que acabou por ser aproveitada devido à sua amplitude. A proposta foi optimizada por via da colocação de uma barra americana multifuncional. A zona de trabalho, em si mesma, não é pequena, embora a área onde se situa seja.

Móveis altos

Cozinhas pequenas, tudo pequeno; incluindo a capacidade de armazenamento. Uma forma de ganhar espaço de armazenamento são os armários e os móveis de cozinha altos – até ao tecto – e gavetas espaçosas em vez de várias gavetas pequenas.

​Espaço tipo corredor

Apartamento CT: Cozinhas modernas por involve arquitectos
involve arquitectos

Apartamento CT

involve arquitectos

Se a sua cozinha é estreita, tipo corredor, opte por colocar os móveis paralelamente. Fixe-se em linhas simples e na cor branca para ganhar luz e amplitude.

O gabinete Involve Arquitectos soube interpretar a restrição espacial e abordou o projecto privilegiando a elegâncias, linhas finas e armários que chegam ao tecto. Uma opção elegante e moderna.

​Sala de jantar incorporada

O escritório Galleria de Vento integra a cozinha e a sala de jantar. O conjunto sobressai pela harmonia com que foi pensado. A mesa redonda é mais versátil para determinados espaços e trouxe uma forma diferente e dinâmica à cozinha.

​Em conclusão

Em jeito de conclusão, deve considerar estes aspectos essenciais no que diz respeito a uma cozinha pequena: colocar uma barra americana/península, aproveitar as possibilidades de uma ilha, privilegiar armários que toquem no tecto, usar cores claras e aproveitar a luz natural e preferir gavetas espaçosas em detrimento de muitas gavetas pequenas.

Vai pôr em prática alguma das nossas dicas? Qual delas? Deixe-nos o seu feedback? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!