Terraços  por Sweet Home Design

8 sublimes jardins de varanda

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Nem todos têm o privilégio de viver numa casa com um espaço exterior e o respetivo jardim. No entanto, a grande maioria dos apartamentos dispõem de uma varanda ou de um terraço. A arquitetura em Portugal favorece este espaço exterior, dado ao bom clima. Por isso, há que tornar este pequeno espaço o mais especial possível, privilegiando-o em todos os aspetos. Como? Criando um bonito e agradável jardim. Assim, pode desfrutar ao máximo do exterior do seu apartamento, seja a tomar uma refeição, a descansar, ler um livro ou até a trabalhar, afinal a varanda é um escritório agradável! 

Como sabemos que está em busca de ideias para criar um fantástico jardim na sua casa, decidimos juntar 8 inspirações de sonho, para servirem de exemplo à sua varanda. Arrisque e dê à sua varanda a oportunidade de ser o vosso jardim encantado e o vosso refúgio das horas vagas.

In the city

Parece um verdadeiro jardim encantado e quase nos enganava, se não víssemos os outros edifícios à volta. Este exemplo demonstra na perfeição que podemos ter uma varanda cheia de estilo, com um autêntico jardim, no meio de uma cidade. Trazendo a natureza por perto, entre flores e verduras, para o lado acolhedor, fresco e de vida. Fazer da sua varanda um jardim é apostar na diversidade das plantas e das flores. Escolher vasos ou outros canteiros. Semear, plantar, cuidar e amar… sem por isso necessitar de ser um pro da jardinagem. 

Uma varanda com charme faz-se de detalhes especiais e com um pouco de cor. Aqui temos um verdadeiro refúgio da cidade, dando leveza à atmosfera pesada dos edifícios em betão. Um recanto perfeito para descansar e desfrutar ao fim do dia.

Alegria!

Com este exemplo temos uma ideia de varanda fechada, criando um ambiente mais resguardado. Uma solução ideal para quem vive numa cidade, nomeadamente quando a paisagem não é tão atrativa ou quer resguardar-se de olhares. Por outro lado, as cortinas trazem uma atmosfera romântica. As plantas verdes à volta da varanda trazem um lado natural e verdejante. Os pequenos arbustos são ideais porque não requerem grandes cuidados, nem grandes regas. Na rampa do fundo podemos ver que optaram por plantas trepadeiras que vão preenchendo alegremente o ambiente.

Esta varanda ficou com uma alma especial graças ao toque de cor, quer das lanternas amarelas como do estofo azul do sofá e da pequena mesa. O branco das cortinas e das almofadas trazem a leveza. 

Conforto e beleza

Terraços  por Sandra Molina
Sandra Molina

Proyecto para Terraza Departamento Oriana

Sandra Molina

Criar um jardim numa varanda é dar asas à sua criatividade. Não há limite! Tome nota desta inspiração:

- pedras pequenas decorativas de jardim;

- revestir o chão de madeira;

- plantas e flores em floreiras;

- mobiliário de jardim, com almofadas de cor vibrante;

- um guarda-sol.

E pronto com isso já tem um maravilhoso jardim na varanda!

Simplicidade

Se por outro lado prefere manter um ambiente simples e prático também é possível, e que este exemplo sirva de lição. Sem plantas, flores ou verduras, apenas dispuseram um mobiliário de jardim, azul, amarelo e branco. O lado natural chega da estrutura do sofá em verga. 

Aqui a vista falará por si…

Um verdadeiro jardim!

Terraços  por Marion Rocher
Marion Rocher

Terrasse végétalisée

Marion Rocher

É caso para dizer que esta inspiração inspira-nos… Recebe-se dela uma lufada de ar fresco, pelas cores, decorações e materiais. Como pode constatar com uma pequena varanda podemos obter um grande resultado, esta é a prova dos nove. Aproveitaram muito bem os metros quadrados, sem por isso sobrecarregar em demasia. 

Colocaram relva sintética, vasos de plantas verdes, criaram uma barreira de proteção com ripas de madeira e dispuseram uma pequena mesa e duas cadeiras de jardim, de cor bem viva. Criando um contraste interessante, que apela sem dúvida os dias quentes do verão.

Sabores de verão

Um verdadeiro pequeno jardim na varanda! Muitas são as flores que colocaram, na grade, no chão e ainda na mesa. Um verdadeiro jardim tropical, que dá um ar de graça a esta tão pequena varanda. 

Uma imagem que nos remete para aquelas varandas mediterrâneas, pois são sempre bem aproveitadas, por mais pequenas que sejam.

Uma varanda à maneira

Vê?!! Temos verdadeiras inspirações de jardins nas varandas. Aqui não há forma de não se sentir-se no meio da natureza, e desfrutar deste lugar ao máximo, desde do pequeno-almoço até ao jantar. Uma varanda de mil e um encantos…

Na vertical

Varanda, marquise e terraço  por Biotecture
Biotecture

RIBA Roof Terrace, Portland Place

Biotecture

Como falamos em varandas sabemos que não existe solo para plantar todas aquelas plantas. Porém, podemos usar a verticalidade das paredes e criar um jardim vertical. Uma parte ou toda a superfície fica recoberta de plantas e de flores, criando um cenário bem natural. A varanda fica encantadora, uma verdadeira osmose entre a natureza e o bem-estar, porque a vegetação traz-nos algo de bom. Até pode colocar ervas aromáticas, que servirão para os petiscos. 

Descubra mais sobre jardins verticais através deste artigo:

Jardins verticais: o futuro passa por eles!

Gostou das inspirações?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!