Casas rústicas por Smart Wood

10 extraordinários chalés de madeira

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Um chalé de madeira é o sítio para onde todos nós gostaríamos de regressar após um cansativo dia de trabalho. Com um exterior e interior rústico e aconchegado e a natureza por perto, é o local perfeito para um bom descanso.

Na arquitectura, há variadas tendências. Há quem se deslumbre por edifícios modernos com vidro e betão aparente. Outros há que gostam de casas futuristas com formas ousadas e ninguém fica indiferente ao apelo da familiaridade e do conforto de uma casa em madeira tradicional.

Neste livro de ideias, mostramos-lhe dez maravilhosos chalés em madeira. Preparado para ficar sem fôlego?

​1. Tábuas de madeira

A madeira é, sem dúvida, usada de forma expressiva nesta casa. Contudo, o chalé construído com tábuas de madeira dispostas na horizontal tem um aspecto mais organizado e puro que pode seduzir quem, à partida, não tem o estilo rústico como preferido. Para além disso, as tábuas de madeira, quando estruturadas e conectadas correctamente apresentam vantagens:

- são capazes de suportar os elementos e não racham ao primeiro sinal de uma tempestade;

- possuem altos níveis de isolamento e de calor;

- a luz e cor significa que não tem que lhes aplicar tinta se não quiser, garantindo um aspecto limpo e neutro.

​2. Toras de madeira

A principal vantagem de uma casa com toras de madeira é o tempo de construção curto. Para além disso, este tipo de material projecta uma beleza crua e uma robustez ímpar. É o caso do chalé que vemos na imagem, cortesia da Royal Wood.

Note-se, contudo, que as cabanas de madeira deste género se devem apoiar num terreno adequado, de preferência plano, para se criar um bom alicerce porque uma parede de troncos tem um peso quatro vezes superior ao de uma parede de tijolos. Os troncos devem ser cortados na época seca. O pinho tratado é uma boa opção, tendo muita durabilidade, mesmo à chuva.

Estas casas requerem manutenção regular.

​3. Manutenção da madeira

A manutenção é parte importante dos chalés de madeira, embora o clima também seja preponderante no que a isso diz respeito. Um clima ameno exige a aplicação de óleo mineral na madeira todos os anos. Num clima frio, é suficiente aplicar em cada dois ou três anos.

Os interiores devem receber tratamento a cada cinco ou seis anos o que não é mau tendo em conta que não precisar de renovar a pintura com a mesma regularidade com que renova a de uma parede de alvenaria.

​4. O rústico encontra-se com o moderno

O aspecto das toras é demasiado para si? Então, considere a beleza do chalé projectado pelas mentes criativas do gabinete Dmitriy Khanin que combina a simplicidade do estilo moderno com o design rústico.

A casa que vê acima é simples e minimalista no topo, mas carismática e pitoresca na base. O edifício combina balaustradas em vidro e madeira polida com robustas toras de madeira com um ar mais tosco e sólido. Delicadeza e rusticidade interpretados da melhor forma.

​5. Misturar e combinar

Optar por formas arredondadas não significa que troncos de árvores naturais sejam a sua única opção. A tecnologia e as ferramentas ajudam-nos a obter o estilo que queremos, desde formas duras a outras mais orgânicas.

Como se pode observar na imagem acima, o chalé de madeira tem formas mais elaboradas. A estrutura é surpreendentemente similar à de uma casa tradicional de alvenaria. Contém um alpendre, cornija, pilares, chaminé e detalhes interessantes como o coreto no jardim ou as orlas da casa trabalhadas. Realce-se, ainda, a firme fundação em tijolo que lhe oferece mais segurança.

​6. Estilo minimalista

Casas minimalistas por ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT
ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

​Дом под Харьковом

ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

Para uma abordagem mais minimalista, inspire-se neste maravilhoso projecto da autoria do gabinete Aleksandr Zhydkov Architect. A casa de madeira tem como que uma estrutura maior, e aberta, que envolve outra mais pequena, fechada e recuada. Ambas se harmonizam em pleno e se integram o ambiente exterior. O abeto e o cedro canadiano são madeiras muito populares neste tipo de design que se encontram de forma recorrente no Canadá e nos Estados Unidos da América.

​7. Charme campestre

Simples e prático. São dois aspectos que caracterizam o estilo campestre e, sendo a madeira um material facilmente personalizável, é uma escolha deveras popular para casas de campo.

Na imagem que lhe apresentamos acima, as grandes janelas e a cobertura com telha cerâmica oferecem a esta o estilo típico das casas de campo norte-americanas.

​8. Chalé na montanha

Gostava de ter a pitoresca paisagem de uma montanha como vizinha? Então, a casa de madeira da imagem seria perfeita para si.

A fundação de pedra levantada oferece altura e textura ao projecto. As espaçosas varandas e as guardas em vidro trazem-lhe uma modernidade que deixa o conjunto mais leve e apelativo. Embora não se veja na imagem, o chalé, projectado pelo gabinete Pavelchik Design, contém ainda uma deslumbrante piscina infinita, com fundo esmeralda, que se funde com as cores da paisagem.

​9. Uma opção de engenharia

Casas minimalistas por Eugene Chekhov
Eugene Chekhov

Коттедж в Венгрии

Eugene Chekhov

A madeira laminada é usada com frequência no que diz respeito a construir uma casa de madeira. Como um produto de madeira pré-fabricado, a madeira laminada usa várias camadas de madeira fina montadas com adesivos.

O material é concebido numa fábrica sob determinados protocolos e exigentes padrões de qualidade. Graças à sua natureza composta, esta opção tem menos probabilidades de deformar ou de encolher como acontece à madeira convencional.

​10. A beleza do estilo moderno

Casas escandinavas por ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT
ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

ДОМ В ПОСЕЛКЕ ПОЛИВАНОВО

ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

Uma armação grossa compõe as paredes e o telhado que abraçam elegantemente as generosas superfícies envidraçadas que se prolongam do chão até ao tecto. Como não gostar do estilo moderno? O nosso exemplo acima mostra uma residência cheia de design com uma visão linear forte e cores neutras e quentes. Repare no fantástico terraço que oferece, na medida certa, espaço e conforto.

O luxo nunca nos pareceu tão bem.

Gosta mais dos chalés rústicos ou com um estilo moderno? De entre estas dez opções, qual escolheria?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!