10 Coisas a Saber Sobre Casas Arrendadas

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
A Casa da Vizinha, Rima Design Rima Design Cozinhas escandinavas
Loading admin actions …

Arrendar uma casa é um assunto que tem a sua quota parte de desvantagens, mas não se pode dizer que seja isenta de vantagens. Os inquilinos não têm de se preocupar em fazer os melhoramentos necessários ao imóvel nem são responsáveis pelo pagamento dos impostos imobiliários bastante caros. Além disso, os inquilinos têm a vantagem de poder mudar de casa no final do período contratado de arrendamento, o que lhes dá uma grande flexibilidade e mobilidade que podem ser úteis em caso de contratos de trabalho temporários . 

Em contraponto também há muitas desvantagens… É importante dizer que as casas arrendadas não podem ser intervencionadas pelos inquilinos sem autorização prévia, que os contratos de arrendamento têm um fim e que há situações em que o seu fim pode ser antecipado, dentro do estipulado na lei, o que pode significar mudanças precipitadas e pouco bem-vindas. Há também o lado humano de lidar com um senhorio que é dono da casa e que pode ter um trato menos fácil (acontece!).

Assim, para quem está a pensar em arrendar casa como inquilino, hoje a homify traz-lhe uma pequena lista de coisas essenciais, que precisa de saber sobre a casa arrendada e o processo de arrendamento. Não perca!

1 – Antes de arrendar, investigue

Antes de avançar para o sim ao arrendamento, pesquise o bairro, espreite o ambiente e a vizinhança, veja a disponibilidade de escolas, comércio, transportes públicos e de tudo o que considerar essencial para o seu bem-estar. O arrendamento poderá ser temporário, mas isso nã significa que tenha de prescindir de comodidades.

2 – Leia o contrato com muita atenção

Aquela história das letras pequeninas não é um mito, elas existem mesmo e são muitas. Antes de assinar o contrato leia-o com muita atenção e tire todas as dúvidas com o senhorio. Se possível peça a um agente imobiliário ou um advogado para o assistir no processo de contratação. Não vai querer descobrir que não pode levar o seu cão para a casa depois de já ter assinado o contrato, por exemplo.

3 – Inspeccione cuidadosamente a casa

Verifique a casa na sua totalidade, incluído o estado de paredes, armários, pavimentos, etc, e a comprovação do funcionamento de torneiras e outros sistemas de funcionamento do edifício. Se possível documente tudo com fotografias e relatórios e peça ao senhorio para os reconhecer com data e assinatura. isto pode ser-lhe muito útil para reaver o depósito inicial.

4 – Faça um seguro

O senhorio tem de ter seguro da habitação, mas os seus bens não estão incluídos nele. Previna-se fazendo um seguro para o recheio da casa enquanto habitada por si.

5 – Mantenha a casa debaixo de vigilância

Mantenha uma restrita vigilância de tudo dentro da casa e comunique os problemas ao senhorio rapidamente. Problemas como canalizações entupidas ou sanitários avariados são responsabilidade do senhorio, mas cabe-lhe a si comunicá-los atempadamente.

6 – O que pode e não pode fazer

Antes de avançar com o arrendamento confirme com o senhorio o que pode ou não fazer com a casa e inclua esses pontos em contrato se achar pertinente. Saiba à partida que há apenas alguns pontos considerados como desgaste de uso (paredes desgastadas ou com pequenos danos de embate, por exemplo) e que a liberdade para grandes decorações não será muita. Veja o artigo Decorar casa arrendada – uma história de sucesso para saber truques para decorar uma casa arrendada.

7 – Tente manter boas relações com o senhorio

Nunca há certezas neste ponto, porque também depende muito da outra parte, mas se conseguir manter uma boa relação com o senhorio há fortes possibilidades de o seu contrato ser prolongado com boas condições por mais tempo.

8 – Discuta a caução

Sim, terá de deixar uma caução antes de poder ocupar a casa e ela só será devolvida se respeitar as condições prévias, de entregar o apartamento nas condições semelhantes às do momento em que o recebeu. O valor da caução é muito variável, dependendo do senhorio e do valor da própria casa, mas pode ser negociado, se precisar e conseguir fazê-lo.


9 – Pode precisar de apresentar garantias

Já estava preparado para se mudar para um apartamento tão giro como este da

RAFAELA FRAGA BRÁS DESIGN DE INTERIORES & HOMESTYLING, certo? Mas de certeza que haverá outras pessoas a pensar assim. Para conseguir arrendar a sua casa poderá ter de apresentar garantias bancárias, carta de recomendação e até fiadores, por isso comece a reunir toda a documentação.



10 – Pode, e deve, pedir documentos

Por último, não tem de ser apenas o arrendatário a fornecer documentos comprovativos. Peça também garantias e documentação, como a caderneta predial, o certificado energético, a certidão de teor e a licença de habitação. Se conseguir contactar com anteriores arrendatários e pedir referências do senhorio e do seu comportamento, faça-o sem medo – afinal, vai pagar muito dinheiro pela sua casa e quer que tudo esteja legal!

Prefere viver numa casa arrendada ou a compra é um ponto de honra, mesmo que seja daqui a muitos anos?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista