7 Dicas Úteis para Organizar o Seu Roupeiro

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Querido Mudei a Casa – Ep 2615, Santiago | Interior Design Studio Santiago | Interior Design Studio Closets campestres
Loading admin actions …

Organizar o roupeiro não é uma tarefa que seduza a maior parte das pessoas. Pode ser difícil e morosa. Quem é que nunca tirou tudo do roupeiro, com o intuito de o organizar, e se arrependeu no minuto seguinte? Pois é. Já todos estivemos “lá”! Pode, realmente, dar trabalho. Mas é pior se nunca o fizermos e deixarmos as coisas a acumular. A certo ponto, deixaremos de conseguir pôr ou tirar o que quer que seja, o que também complica a gestão do dia-a-dia. Afinal de contas, ninguém quer perder tempo, de manhã, à procura disto e daquilo. Além disso, também é de notar que um armário atolado pode levar a que algumas peças se danifiquem. Para o ajudar a organizar o seu roupeiro, deixamos-lhe um manual em 7 passos.

1 – Tire e separe todas as roupas, calçado e acessórios

Esta é a primeira parte do processo: comece por tirar tudo (cabides incluídos). Se o seu roupeiro for muito grande, pode ir tirando por partes (primeiro um lado e depois outro ou primeiro as gavetas e depois a zona de cabides). Ao tirar as roupas, divida-as em três pilhas: a pilha do que quer manter, a pilha do que quer vender e a pilha do que quer dar. Pode, ainda, fazer uma quarta pilha para roupas que precisem de ser lavadas (em casa ou a seco) e/ou passadas. Depois de tirar e dividir tudo, volte-se para a pilha de roupas que quer manter e divida-as por categorias.

2 – Limpe o roupeiro

Agora que esvaziou o seu roupeiro, e antes de lhe devolver as roupas, o calçado e os acessórios, aproveite para o limpar. Deve começar por aspirá-lo para tirar poeiras soltas e, depois, passe um pano húmido com detergente em todas as superfícies. Pode, também, aproveitar este momento para espalhar pelo roupeiro alguns saquinhos de cheiro ou por forrar as gavetas com papel perfumado. Estes perfumes deixarão a sua roupa a cheirar bem por mais tempo.

4 – Compre cabides iguais

Se os seus cabides são todos descasados, está na altura de mudar isso. Os cabides iguais encaixam uns nos outros, permitindo-lhe conseguir arrumar mais coisas no interior do roupeiro. Além disso, funcionam melhor visualmente e facilitam a localização das peças. Na IKEA, pode comprar 10 cabides iguais por apenas 2€. Se preferir os de madeira, encontra 8 unidades por apenas 5.50€ (o preço pode variar consoante o país).

5 – Compre organizadores para o interior do roupeiro e gavetas

Quarto de Bebé, In&Out In&Out Quartos de criança modernos

Para optimizar o roupeiro e para que cada grupo de peças tenha o seu próprio espaço, compre organizadores para o interior. Mais uma vez, sugerimos a IKEA para o efeito porque a loja tem sempre soluções muito práticas a preços baixos. Caixas, cestos e organizadores dão imenso jeito para agrupar as roupas, o calçado e os acessórios. As caixas da gama SKUBB da IKEA, por exemplo, são ideais para trazer ordem às gavetas. Esta gama tem, ainda, caixas para sapatos com rede para tornar mais fácil a sua identificação. Visite o site para explorar as várias opções e compre em função das suas necessidades.

6 – Ainda tem roupa a mais para o espaço disponível?

Inspiration, Korbo Korbo Corredores, halls e escadas modernos

Se chegou a este ponto e ainda tem roupa e acessórios a mais para o espaço de que dispõe, tem duas hipóteses: ou faz uma segunda filtragem ou passa algumas dessas roupas para outras zonas de arrumação da casa. Um charriô, por exemplo, é uma boa opção para pendurar casacos volumosos que ocupam sempre imenso espaço dentro dos armários. Pode deixar o charriô no seu quarto ou passá-lo para outra divisão da casa como o escritório ou uma despensa. E por falar noutras divisões, se tiver espaço vazio em armários que não estejam necessariamente dentro do quarto, então não deixe de os usar.

7 – Mantenha o roupeiro organizado

Depois de arrumar o seu roupeiro, só precisa de tentar manter a ordem e de organizá-lo com mais frequência. Uma arrumação/limpeza a fundo é aconselhável, pelo menos, duas vezes por ano (pode ser na Primavera e no Outono).

Esperemos que estas dicas lhe sejam úteis. Se tiver mais questões, deixe-as na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!