15 Sebes que Ficam Sempre Verdes + Dicas Úteis

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Jardim Miramar - SHI Studio Interior Design, ShiStudio Interior Design ShiStudio Interior Design Jardins de pedras
Loading admin actions …

Muitos arbustos são adequados para formar uma sebe, no entanto, se pretender que a sua sebe forme uma parede de plantas opaca durante todo o ano, independentemente da estação do ano, terá de escolher plantas com folhagem perene.

Propomos, neste artigo,15 plantas que lhe permitirão compor uma sebe bastante variada, que alterna entre a cor da floração e da folhagem! Além disso, pode espreitar várias dicas e conselhos para cuidar das suas sebes da melhor forma.

Se quiser obter mais dicas e informações, não perca pitada deste artigo que a homify preparou para si. Tenha, assim, um jardim bonito e protegido de olhares mais indiscretos.

1. Para que servem as sebes

Na maioria dos casos, as sebes são a linha da propriedade: delimitar um terreno. Permitem, também, manter a privacidade dos vizinhos e da rua. Além disso, evita intrusões, nomeadamente se as sebes forem densas ou feitas com plantas espinhosas.

Outra função das sebes é de reduzir a velocidade do vento, nomeadamente se tiver esse problema no seu jardim, como ajuda a reduzir o ruído à volta.

2.

Jardim de habitação particular no Porto, Neoturf Neoturf Jardins rústicos

Se as sebes estão, geralmente, a definir as linhas da propriedade, também podem ser usadas dentro do seu jardim para estruturar os espaços. Podem ser altas para criar intimidade em determinados lugares, ou mais pequenas, como bordas, para delimitar, mas sem cortar a vista.

Finalmente, se tiver plantas e árvores de frutos variados, as sebes tornar-se-ão pequenos ecossistemas, pois oferecem abrigo e comida para pássaros, como a outros pequenos animais selvagens.

4. Por que plantar uma sebe?

  • Proteja-se de olhares indiscretos e mantenha sua privacidade
  • Isole-se do ruído;
  • Abrigo do sol
  • Estética através de um tamanho de forma muito precisa (redondo, oval, piramidal, cônico, retangular e para criar algumas esculturas vegetais para decorar o jardim);
  • Crie um microclima, pois os ventos são bloqueados e/ou desviados
  • Fornece um refúgio para pássaros
  • Comece ou expandir um jardim ecológico.

6. Como cortar uma sebe?

Jardim de habitação particular no Porto, Neoturf Neoturf Jardins rústicos

É necessário fazer a diferença entre sebes perenes e sebes de arbustos de folha caduca.

Para esta primeira categoria, a poda é feita em 2 etapas.

Assim que as pereiras florescem, pode podar suas sebes sempre verdes pela primeira vez, muitas vezes por volta de abril. Em agosto, e especialmente para as coníferas, pode proceder-se à 2ª poda anual. Antes do inverno, verá que o crescimento ocorrerá naturalmente.

O período ideal para aparar uma sebe de arbustos de folha caduca e sebes campestres (abeto, azevinho, cipreste, buxo, etc.) é de outubro a fevereiro. Neste momento, a seiva voltou para as raízes. É como se a sebe estivesse a ’dormir”, assim, suportará melhor a poda. Durante este período, não corre o risco de perturbar uma ninhada de pássaros.

7.

Jardim de habitação particular no Porto, Neoturf Neoturf Jardins rústicos

9. Quais são as sebes que ficam sempre verdes?

  1. Thuja;
  2. Loureiro;
  3. Phillyrea angustifolia;
  4. Bambu;
  5. Rosa de folha vermelha;
  6. Buxo;
  7. Carpinus (Hornbeam);
  8. Tsuga heterophylla;
  9. Fotinia de ponta vermelha;
  10.  Taxus baccata
  11. Pyracantha
  12. Ligustrum
  13. Elaeagnus
  14. Euonymus japonicus 
  15. Azevinho

10.

Posto estas 15 opções de sebes que ficam sempre verdes, como quem diz bonitas o inteiro, pode escolher a opção que mais gostar para ter no seu jardim.

11.

Dica extra

13.

Moradia OR, Areabranca Areabranca Moradias entrada, entrada exterior, jardins, jardim, casas, arquitetura, decoração exterior, exterior, detalhes, design, luz, plantas

Conselho: conforme a espécie da sebe que corta, lembre-se de limpar corretamente as suas ferramentas para remover a seiva e assim manter o material o maior tempo possível.

14.

Precisa de um jardineiro para plantas as suas sebes ou para cuidar delas? Então, contrate um jardineiro. Confira os contactos: aqui.

15. Dicas extras para plantar as suas sebes

Se o seu terreno e os que estão à sua volta são planos, uma cerca de sebes de 1,80 m é suficiente para ter privacidade. Quanto mais alto forem, mais difícil será a manutenção, especialmente no caso de uma sebe aparada: se tiver que usar uma escada ou andaime cada vez que tiver que cortar o topo, perderá muito tempo. A outra consequência é criar um efeito opressor, principalmente se o terreno for pequena.

Tenha em consideração a largura adulta de cada planta para não plantar muito apertado.

Mais dicas para escolher plantas para o seu jardim

Tem sebes no seu jardim ou pensa em plantar? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!