Uma casa espacial em uma praia especial

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Casa Fonte, Lousinha Arquitectos Lousinha Arquitectos Varandas, marquises e terraços modernos
Loading admin actions …

O verão é altura de rumar para o litoral do país… Na altura das férias muitas são as famílias portuguesas que se deslocam para zonas de praia. E há praias fantásticas um pouco por todo o país. Hoje mostramos-lhe uma habitação de traços muito modernos localizada bem perto da praia, entre ria e mar, na bonita zona da Costa Nova. Conheça este projecto da autoria do gabinete LOUSINHA ARQUITECTOS, com sede em Aveiro, conheça melhor esta equipa aqui. Uma moradia familiar muito moderna, a um passo da praia, um projecto inspirador…

Volume

Um volume que desperta curiosidade, não é?! À primeira vista verá um volume branco, com um traçado geométrico, um telhado irregular formado por vários ângulos e planos. As janelas de dimensões variadas e com diferentes alinhamentos despertam curiosidade em relação ao interior da habitação. Repare que o lote é delimitado por uma cerca de madeira que traz um ritmo interessante.

Constrastes

O ritmo da cerca de madeira transforma-se em peças contínuas de madeira na zona de garagem. Este material contrasta com o branco da fachada. Interessante é reparar na silhueta da casa, em contraste com o azul do céu. A fachada é original.

A caminho da praia

Esta é uma rua entre a ria e a praia. Esta moradia ocupa uma esquina do cruzamento de duas ruas, uma delas, o caminho para a praia… Ao fundo a areia já é visível, um lugar privilegiado! 

Interiores

Tal como no exterior os interiores da habitação são muito modernos e por isso mesmo não temos dúvidas de que conforto não falta. Uma casa na praia é algo incrível também no inverno, sobretudo se o seu interior for devidamente preparado e confortável, caso contrario seria desagradável. Aqui estamos perante uma zona de jantar que tem a vantagem de ter uma ampla janela e por isso receber bastante luz solar. A janela funciona como um reentrância na fachada sendo que parte do espaço exterior é abrigado pelo próprio edifício. Os espaços exteriores são essenciais em casas como esta.

Uma divisão especial

No andar superior da casa e portanto próximo da sua cobertura encontra-se este espaço amplo, muito especial…  

Os planos e ângulos que viu do lado de fora formam agora uma divisão diferente, em que o tecto não é plano mas inclinado, com diferentes inclinações. Janelas e clarabóias permitem a entrada de luz solar no espaço. Aqui é introduzida uma nova linguagem geométrica, a circular, uma vez que várias clarabóias circulares se encontram no tecto.

Varanda

A divisão que viu anteriormente beneficia desta ampla janela com muita luz, perfeita para contemplar o azul do céu e ainda de uma área de espaço exterior, ideal para pequenos banhos de sol. É um espaço que funciona como uma varanda integrada no volume e portanto com privacidade garantida. Conheça aqui outras varandas e terraços. Qual será a funcionalidade deste espaço?! Será um amplo quarto? um escritório? um espaço de cerimónias?! ou um espaço multi-usos para toda a família?! Dê asas à sua imaginação…

Outra perspectiva

Uma outra perspectiva bastante interessante é esta vista de cima, um ângulo que permite ver todos os contrastes de formas e ângulos e alguns efeitos da luz do sol ao incidir nos mesmos. Efeitos originais que se encontram em várias casas modernas.

Gostou?! Deixe o seu comentário...

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista