A2+Arquitectos

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google+
Loading admin actions …

Os A2+Arquitectos são uma dupla de arquitectos portugueses formada por Sara Oliveira e Marco Guarda, que estabeleceram o seu gabinete em 2005, em Leiria. Trabalhando actualmente com uma equipa de cerca de doze colaboradores, os A2+Arquitectos desenvolvem a sua actividade em três grandes núcleos: Arquitectura, Engenharia e Design. Em cada uma dessas áreas oferecem um serviço completo e personalizado juntos dos seus clientes, no sentido de encontrar as melhores soluções tecnológicas para os mesmos. Contudo, o grosso dos seus projectos é sobretudo de cariz privado, habitacional, de onde se destaca este projecto que lhe damos a conhecer em baixo: a casa da Xieira 2. Contando já com alguma experiência e reconhecimento na área têm sido citados em publicações da área, como a respeitada italiana Domus, a internacional Archdaily ou a portuguesa Attitude; todas elas fazendo referência a este projecto que seleccionamos para si. Venha daí connosco e inspire-se.

CASA XIEIRA II: Casas unifamilares  por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

CASA XIEIRA II

A2+ ARQUITECTOS

De todos os projectos privados concebidos pelo atelier, os de carácter habitacional são sem dúvida nenhuma os que mais relevo assumem, particularmente este que aqui lhe trazemos.

O projecto da Casa da Xieira 2 data de 2010, tendo sido concluído em 2012. Localizado na Caranguejeira, Leiria, é uma moradia que claramente se destaca na paisagem da região, sendo um elemento completamente único no contexto onde está inserido. 

CASA XIEIRA II: Casas unifamilares  por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

CASA XIEIRA II

A2+ ARQUITECTOS

Betão, ferro, madeira e granito presidem este fabuloso projecto implantado numa vasta área territorial.

Não obstante é sem dúvida o betão quem assumem o papel de protagonista máximo, com as suas formas curvilíneas e aspecto rude. A sua articulação com o resto do projecto é feita a partir de um jogo de volumetrias brancas do próprio edifício com a paisagem circundante. Um relvado verdejante circunda o volume e serve como moldura final do projecto.

CASA XIEIRA II: Corredores e halls de entrada  por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

CASA XIEIRA II

A2+ ARQUITECTOS

Os interiores da moradia são luminosos e espaçosos, permitindo uma  grande fluidez e dinâmica do espaço. Parte dos pavimentos foram adornados com madeiras e conjugados com a brancura das paredes, transmitindo um ambiente puro e clean.

CASA XIEIRA II: Casas unifamilares  por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

CASA XIEIRA II

A2+ ARQUITECTOS

O espaços interiores da casa foram estendidos ao exterior, tendo-se criado alpendres em madeira que delimitam as áreas de deleite e fruição, dos espaços verdes. Assim é possível estender a experiência da casa, extra-muros, especialmente naqueles dias quentes de Verão. É o ambiente propício para jantar ou almoços em família, assim como para deleite de um bom livro, ou simples evasão e descontracção. 

CASA XIEIRA II: Salas de estar modernas por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

CASA XIEIRA II

A2+ ARQUITECTOS

A tipologia do projecto foi definida em função da melhor exposição solar, não fosse esta uma das riquezas deste país mediterrânico. Como tal, todos os quartos são orientados a nascente, a sala a sul (local de maior permanência), a cozinha a poente e garagem a norte onde a funcionalidade foi a simbiose do projecto.

CASA XIEIRA II: Jardins modernos por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

CASA XIEIRA II

A2+ ARQUITECTOS

Tendo o proprietário uma ligação profissional ao sector florestal, os arquitectos decidiram a procurar fontes de inspiração na região. Estamos na zona oeste do país, próximo da cidade de Leiria que é distinguida por ser terra de madeireiros e das míticas florestas (criadas pelo rei D.Dinis com o intuito de proteger a cidade das tempestades de areias provenientes dos ventos da costa atlântica) este foi, o ponto de viragem do projecto que lhes permitiu tirar partido da cofragem tradicional em tábuas de pinho, utilizado no betão descofrado à vista em paredes nucleares da habitação.

CASA XIEIRA II: Casas modernas por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

CASA XIEIRA II

A2+ ARQUITECTOS

Tal como na fonte de inspiração utilizada, o projecto resultou de uma metamorfose constante entre o moderno, frágil, minimalista e o tradicional, rude, exuberante. Assim foram ligados elementos como a cofragem em madeira tosca do betão à vista e, a criação de formas curvilíneas e modernas, entre a coloração a negro do betão e o reboco branco tradicional, entre fachadas em xisto preto e calçada à portuguesa e entre volumes de forma maciça com finas palas de protecção solar e longos envidraçados.

Em resultado deste exercício nasce uma tipologia de habitação unifamiliar, que se demarca das demais pela sua presença discretamente arrojada, nunca renegando as raízes profundas da sua cultura

O que lhe pareceu este destaque? Deixe-nos saber a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!