10 Dicas Para Limpar Casas Grandes

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Harmonizar a Casa! Criar um ambiente mais feliz!, SweetYellow SweetYellow Jardins de Inverno asiáticos
Loading admin actions …

Viver numa casa grande é uma sorte, mas isso tem um preço. A limpeza é, de facto, mais longa e restritiva quanto o seu espaço é grande.

Mas temos boas notícias, porque existem algumas dicas que lhe permitem poupar tempo e que são mais eficientes.

A organização é essencial para uma casa limpar. Define por onde quer começar ? Quais são as prioridades na limpeza? Enfim, se quer ter um interior impecável, limpo, arrumado e perfumado, descubra os conselhos que a homify reuniu para si.

Vamos lá pôr mãos à obra!

Organize um calendário de limpeza

Uma boa organização inicial pode aliviar a sua mente. Ao estabelecer um calendário (possivelmente por escrito), irá realizar a limpeza regularmente, sem se sentir sobrecarregado. Um lembrete útil é a melhor maneira de transformar essa restrição num hábito sem nem dar conta. Conselhos:

- Comprometa-se a arrumar todas as noites antes de ir para a cama: quando acorda de manhã, fica feliz em encontrar sua casa em ordem, começa o dia com o pé direito!

- Planeia uma limpeza breve regularmente, em vez de uma limpeza completa de vez em quando. Isso reduz a dificuldade da tarefa e poupa tempo.

- Faça uma limpeza geral na mudança de estação, nomeadamente (primavera e outono).

- Não se esqueça dos exteriores! A limpeza da fachada e do jardim ajuda a melhorar a aparência da sua casa, promovendo o seu conforto.

2. Divida as tarefas domésticas

Todos utilizam a casa, como tal toda a gente deve contribuir para mantê-la limpa e arrumada!

Envolva, também, os seus filhos: ao fazer isso, está a educar e a mostrar-lhe que quando sujamos, devemos limpar e arrimar. Além disso, as crianças vão achar esta atividade divertida e tornar-se-á um ótimo hábito com o tempo.

Dica: divida as tarefas de forma justa e equilibrada, de acordo com a idade e o horário de cada um.

3. Tenha os produtos certos e o equipamento adequado

Como limpar uma casa grande rapidamente? Tendo sempre à disposição os equipamentos e produtos de limpeza eficazes!

Use o produto certo para cada tipo de superfície. O produto de limpeza para o piso da sua casa não pode ser usado para o seu forno, por exemplo, cuidado na hora de escolher!

No entanto, saiba que alguns produtos de limpeza são versáteis: o vinagre branco é um produto exemplar para esse fim.

Mantenha as esponjas sempre limpas: para não ter que passar várias vezes no mesmo lugar, assim não irá perder tanto tempo.

4. Comece por arrumar

É bom lembrar esta dica que parece óbvia: antes de limpar a sua casa, certifique-se de que esteja perfeitamente arrumada. Não deixe nenhum objeto no chão e certifique-se de que as superfícies estejam livres de papéis, brinquedos, cosméticos, entre outros, que não deviam estar aí. É, de facto, frustrante desligar o aspirador para apanhar os brinquedos dos filhos, não é verdade?

5. Use as melhores técnicas de limpeza

A limpeza é um trabalho, um bom conhecimento das técnicas básicas permite ir mais rápido e obter um resultado ainda mais satisfatório, nomeadamente quando a casa é grande.

Regra básica: comece em cima e termine em baixo, porque o pó que retira do móvel, cai automaticamente para o chão.

6. Limpe com método e lógica

Como limpar corretamente uma casa grande? Adapte o método de acordo com a sua superfície e a configuração da sua casa.

Por exemplo, comece no primeiro piso e depois para o piso inferior.

Agrupe as tarefas de forma inteligente para otimizar os seus esforços. Se tiver que trocar os lençóis, faça todos as divisões da casa antes de começar outra tarefa, por exemplo. Da mesma forma, tire o pó das prateleiras, uma após a outra, para não ter que trocar de material, etc.

7. Tenha cuidado com o Planeta

Limpar a sua casa é uma oportunidade de contribuir para o nosso meio ambiente! Use um mínimo de água, escolha cuidadosamente os seus produtos de limpeza, faça os seus próprios produtos de limpeza, prefira a vassoura/mopa ao aspirador… Enfim, tantos gestos interessantes, que nos permitem cuidar do nosso Planeta.

Leia: DIY produto de limpeza ecológicos: como limpar vidro do duche.

8. . Preste atenção às superfícies e materiais delicados

Cuidado com os produtos mais fortes. Certas superfícies e objetos requerem cuidados específicos na hora de limpar a sua casa grande.

Não danifique as suas peças ou revestimentos delicados. Cobre, mármore, madeira, enfim são materiais nobres e deve ter cuidado quando escolhe o produto de limpeza, para não danificar nada.

9. Arejar todos os dias a casa

Que faça chuva, vento, frio ou sol, a sua casa deve ser arejada todos os dias. É muito importante purificar o ar, nomeadamente no quarto, depois de dormir. Assim, a sua casa não fica com cheiro a mofo ou com aquele ar pesado e a casa fechada.

10. Retirar os sapatos na entrada de casa

Existem vários cuidados básicos que evitam sujar uma casa. Afinal de contas, temos que nos poupar um pouco! Por isso, os sapatos ficam na entrada de casa e a sujidade da rua, não entra para os tapetes, sofás ou mantas. Como deve imaginar, na rua pisamos as coisas mais imagináveis possíveis e não queremos esses micróbios em casa.

Vai ver que é um hábito muito fácil e que deixa a sua casa bem mais limpa e higienizada.

++ Descubra: 6 dicas para limpar profundamente a sua casa.

Tem outra dica para limpar uma casa grande? Partilhe-a connosco!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista