8 Eletrodomésticos que Gastam Muita Eletricidade em Casa

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Escritório, Go4cork Go4cork Escritórios modernos Cortiça
Loading admin actions …

O consumo de eletricidade não pára de aumentar em Portugal. Mas quais são os principais aparelhos que consomem mais energia na nossa casa? De facto, alguns aparelhos elétricos consomem muito mais energia do que outros. Os eletrodomésticos representam 17% do consumo médio de energia.

Identificamos, neste artigo, 8 eletrodomésticos que consomem mais eletricidade e que pode, de alguma forma, reduzir o consumo, evitando ligá-los desnecessariamente. Confira-os, de seguida!

1. A máquina de lavar loiça

A máquina de lavar louça gasta menos água do que quando se lava a louça à mão. No entanto, é possível tornar este aparelho ainda mais económico, quando lavamos a louça na opção Eco. Encher bem a máquina da loiça, reduzindo as lavagens é também uma forma de poupar.

Se precisar, pode recorrer a um eletricista, para averiguar se tudo está dentro das normas, sem consumos excessivos.

2. O fogão – placa elétrica

Apenas as famílias equipadas de uma placa de fogão elétrico é que são afetadas por este consumo elétrico.

Sabia que uma placa elétrica consomem, entre 500 e 1.000 kWh por ano? Para reduzir o consumo de eletricidade, tente apagar a placa antes do final do cozimento, use panelas adequadas, etc.

Dica: deve tampar as panelas, enquanto estão a cozinha, pois assim consume quatro vezes menos energia elétrica para ferver água, por exemplo.

cozinha bilden bilden Cozinhas modernas cozinha bilden

As placas de indução são mais económicas, apesar do seu preço inicial ser mais caro, a longo prazo irá compensar. Placas de indução – tudo o que precisa de saber



3. Forno, radiadores, aquecedor de água

Com um gasto de 1.000 kWh por ano, em média, o forno é o eletrodoméstico que mais consome eletricidade numa casa. Escolha um forno combinado com um micro-ondas ou um forno de convecção.

4. Máquina de secar

Este dispositivo consome apenas 350 kWh em média por ano. Para poupar, tente secar a roupa em dias de sol e use apenas a máquina de secar em dias de chuva.

Dica extra: mesmo quando estão desligados, os eletrodomésticos continuam a consumir. Por isso, é melhor desconectá-los quando não estiverem a ser utilizados.

5. Frigorífico-congelador

Frigorífico homify Cozinhas modernas

O frigorífico consome entre 200 e 500 kWh por ano em média. No entanto, é possível reduzir este consumo ao limpar regularmente a grelha de trás do frigorífico ou afastando-o de uma fonte de calor ou luz solar direta.

Conselho: Por exemplo, descongele os alimentos do congelados com antecedência poupa eletricidade, porque assim não recorre ao microondas.

6. O ar condicionado

Ar condicionado Mitsubishi Electric - unidade exterior GoldClima Escritórios industriais

Um ar condicionado consome em média entre 500 e 1.000 kWh por ano. Para reduzir esse consumo, deve fechar os estores, as cortinas e as persianas no verão e arejar o máximo as divisões, se possível à noite.


7. O computador, a televisão…

Base para computador Go4cork Escritórios modernos Cortiça

O computador, a boxe da televisivo, a televisão, o router… Enfim, cada um desses dispositivos consome entre 130 e 200 kWh em média por ano. Para reduzir o consumo, não basta colocá-los em modo de espera, pois é mesmo necessário desconectá-los da eletricidade por completo, de modo a poupar e reduzir a sua eletricidade.

8. Os aquecedores

Baixar a temperatura dos aquecedores em apenas um grau é um poupança de 7% na conta final. Portanto, é melhor vestir uma camisola extra, enrolar-se numa manta fofinha e andar com chinelos para se aquecer e poupar dinheiro! Quando liga os aquecedores novamente, também é essencial limpar os radiadores para obter o calor ideal. Um aquecedor bem cuidado irá consumirá muito menos do que um muito usado.

Outros elementos que também consomem muita eletricidade em sua casa:

Cada vez menos temos lâmpadas halogêneas em casa e, ainda bem, porque consomem até 200 kWh por ano.

Também, temos microondas, as máquina de café, as chaleiras, os ferros de engomar, os secadores de cabelo e consoles de jogos (entre 70 e 130 kWh por ano). Além disso, as torradeiras, o aspirador, as lâmpadas, os rádios, aparelhos de som e laptops (de 20 a 70 kWh por ano). E, finalmente, as máquinas de barbear, telefones fixos, carregadores de telemóveis, tablets, impressoras e outros dispositivos de cozinha (liquidificadar, batedeira, varrinha mágica… ), que consomem menos de 20 kWh por ano.

Leia ainda: 12 dicas úteis para poupar electricidade.

O nosso artigo vai ajudá-lo a poupar mais eletricidade? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista