10 Ideias para Uma Casa Energicamente Eficiente

Suíte Master Luxuosa, Rabisco Arquitetura Rabisco Arquitetura Casas de banho modernas Vidro
Loading admin actions …

Você sabe o que é e já ouviu falar em “casa energicamente eficiente”? 

Uma casa energicamente eficiente é aquela que possui um design planejado para que gaste o mínimo de energia elétrica possível. Esse tipo de projeto arquitetônico está muito alta porque, além de ajudar na economia da conta de luz, também é sustentável.

Aqui no Brasil, o planejamento para ter uma casa energicamente eficiente é muito importante para ajudar na preservação da natureza, afinal, 67% da energia elétrica usada no país tem como fonte as hidrelétricas, que necessitam de barragens com grande impacto ambiental para funcionarem.

Se você se preocupa com a natureza e quer 10 dicas de como tornar sua casa mais eficiente e com menos gasto de energia, basta ler este artigo até o final!

1: Aposte em materiais isolantes térmicos nas paredes, tetos, portas e janelas

Os materiais isolantes possibilitarão que menos equipamentos para resfriar (como ventiladores e ares-condicionados) ou aquecer (como lareiras elétricas e aquecedores) sejam necessários para deixar o ambiente agradável, consequentemente, economizando assim energia elétrica.

2: Invista em energia renovável

Apesar de a energia elétrica vinda de hidrelétricas ser a mais comum no Brasil, é possível que cada residência produza sua própria energia usando uma fonte renovável.

A energia solar, gerada a partir de placas fotovoltaicas, é muito usada e uma das mais fáceis de instalar (depois da energia vinda de hidrelétricas) em uma residência.

Se você quiser saber mais sobre a energia solar, temos este outro artigo que mostra os tipos e explica os benefícios desse tipo de geração de energia elétrica

3: Plante árvores

As árvores ajudam a manter a temperatura da região mais amena no verão e mais aquecida no inverno. Além disso, fornecem sombra durante os dias de sol forte.

4: Planeje claraboias

Além das janelas e portas, as claraboias são maneiras diferentes de trazer mais luz natural para o ambiente, dispensando o uso de energia elétrica para acender luzes durante o dia.

5: Tenha cortinas nas janelas

As cortinas são itens simples de serem instalados, mas que fazem uma grande diferença na temperatura interna da residência. Por isso, instale cortinas e economize energia que seria gasta com ares-condicionados e ventiladores.

6: Instale películas nas janelas

Existem vários tipos de películas que podem ser instaladas nas janelas para diminuir a temperatura interna da residência.

7: Opte por luzes de LED

Entre os modelos disponíveis de luzes, a luz de LED é a mais sustentável, que gasta menos energia e dura mais tempo. Por isso, é a escolha mais energicamente eficiente.

8: Escolha eletrodomésticos econômicos

Aqui no Brasil, todos os eletrodomésticos precisam vir com um selo que mostra a classificação em relação ao consumo de energia. Para escolher o eletrodoméstico mais eficiente e econômico, opte sempre pelos modelos classificados como “A”.

9: Planeje a residência com circulação do ar e iluminação natural

Outra maneira de tornar sua casa energicamente eficiente é pensar nisso antes de iniciar a construção. Nesse caso, a ideia é planejar a casa para que use o espaço disponível procurando o design mais adequado para aproveitar a circulação de ar e iluminação natural do terreno.

10: Até o varal de roupas é importante

Sim, até um simples varal traz mais eficiência energética para a sua casa. Isso porque ele faz com que a roupa seque naturalmente, enquanto seria necessário fazer uso da secadora de roupas sem ele.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista