11 Dicas para Ter uma Casa Sustentável

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
PRAÇA DAS FLORES, Arkstudio Arkstudio Cozinhas escandinavas
Loading admin actions …

Concordamos todos que a preservação do nosso meio ambiente é a prioridade máxima, seja ao nível de grandes empresas ou de particulares.

Mas na verdade quantos de nós estão a dar os passos nessa direção? Não podemos adiar mais, o que o nosso planeta está a passar é grave e devemos todos fazer alguma coisa, por mais que possamos pensar que só nós não conseguimos. Conseguimos sim, porque se todos fizermos alguma coisa sustentável, estamos todos a caminhar na direção certa.

Podemos começar já, e a partir da nossa casa e das nossas rotinas diárias. Para orientá-lo reunimos 11 dicas e algumas delas muito fáceis, que pode pôr em prática JÁ!

Vamos lá partilhar este artigo e pôr em prática o máximo de dicas possíveis! Gestos tão pequenos e que são facilmente realizáveis ​​no dia a dia e que são muito importantes para o planeta.

1. Optar por materiais sustentáveis

Num projeto de renovação ou de construção opte por materiais sustentáveis e naturais, tais como a madeira, a pedra, palha, bambu e tintas sem VOC/COV (Volatile organic compound/compostos orgânicos voláteis).

2. Reutilizar frascos e embalagens

Bancada cozinha Arkstudio Cozinhas escandinavas

Quase tudo pode ser reciclado ou reaproveitado. Antes de pôr algo fora, tente encontrar uma nova função. Pode, por exemplo, reaproveitar frascos de iogurte de vidro como porta-velas, repintar um móvel antigo para deixá-lo mais moderno ou até mesmo usar as latas de conserva como porta-lápis. Com um pouco de imaginação, fará maravilhas.

3. Usar lâmpadas/iluminação LED

Não se esqueça de substituir as lâmpadas antigas (se ainda não o fez). As lâmpadas incandescentes antigas desperdiçam até 90% de energia como calor. Existem outros tipos de lâmpadas, como lâmpadas fluorescentes compactas (CFLs) e LEDs, que podem reduzir significativamente o consumo de energia da sua casa.

4. Optar luz de sensores

Já se lembrou em instalar sensores de presença no jardim, na garagem, nos corredores ou em espaços que não exigem uma constante? Assim, a luz só ficará ligada quando alguém estiver no espaço, desligando-se em seguida.

5. Separar o lixo

O lixo é um pequeno veneno para o planeta.

Por isso, no supermercado vamos evitar de comprar ou utilizar sacos e optamos também pelos produtos que têm menos embalagem.

No dia a dia, devemos reciclar:

  • Ecoponto verde: vidro
  • Ecoponto azul: papel e cartão
  • Ecoponto amarelo: plástico e metal

6. Ter plantas no ambiente interior

Parede vertical viva, sem terra UpGardens Paredes e pisos modernos Mesa,Ramo,Retângulo,Madeira,Design de interiores,Pisos,Chão,muro,Planta lenhosa,Arte

As plantas são excelentes aliadas para purificar o ar, porque consomem gás carbônico durante a fotossíntese e libertam oxigénio.

7. Poupar água

Este gesto não só o faz poupar nas contas de água, como também é importante para o nosso planeta.

Não podemos dizer para não tomar banho, mas quando lava as mãos, lava os dentes, passa gel de banho no corpo, pode fechara torneira.

Quando tomar banho, recupere a primeira água que faz correr até ficar quente. é boa para regar, para lavar legumes, passar a ferro, etc.

8. Aproveitar a água pluvial

Para proteger o nosso ambiente, também pode instalar um sistema de recolha da chuva no seu jardim ou na sua varanda. Depois pode usá-la para regar as plantas ou para engomar roupa.

9. Aproveitar a energia solar

Se lhe for possível instale painéis solares, pois convertem a energia solar em luz elétrica e podem, por exemplo, ser utilizados para aquecer a água do banho, por exemplo. Também existem painéis fotovoltaicos, que produzem energia elétrica.

Leia ainda: Painéis solares: vantagens, desvantagens, tipos e preços.

10. Fazer composto

Simples e útil, o composto elimina a maioria dos resíduos domésticos (cascas de frutas e vegetais, borra de café, cascas de ovos, flores murchas, etc.). Depois é um excelente adubo para as suas plantas ou horta.

11. Ter uma horta

Instalação Horta Hidroponica Vertical Almada, Ecocenter Ecocenter Jardins de Inverno modernos Plantar,Planta de casa,Vaso de flores,Grama,Cobertura do solo,Arbusto,Evergreen,Planta com flores,Planta anual,Jardim

Por fim, mas não menos importante, pode criar uma horta no jardim, mas também num cantinho da sua varanda. Não só purifica o ar, como também pode plantar/cuidar, o que come, sem químicos e outros produtos nocivos para a sua saúde.

Descubra ainda: Horta vertical: em que consiste, o que deve considerar antes da instalação e o que plantar!

Já põe em prática alguma destas dicas? Se sim, qual? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!