10 Projetos de Casas que São Energeticamente Eficientes

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Casa Margarita . Sesimbra, ATELIER OPEN ® - Arquitetura e Engenharia ATELIER OPEN ® - Arquitetura e Engenharia Casas passivas Betão armado Cinzento
Loading admin actions …

A preservação do meio ambiente está no centro das nossas prioridades. De facto, nos últimos anos, foram tomadas muitas medidas destinadas a reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera. Alguns deles dizem respeito ao setor de arquitetura/construção.

Para reduzir a pegada ecológica do setor, tem havido uma maior preocupação em construir casas sustentáveis, bem como em criar e desenvolver mais técnicas à volta delas.

Todas estas casas são construídas de acordo com padrões rigorosos que permitem uma grande poupança de energia e, como tal, obtém um selo casa amiga do ambiente.

Mas será que é possível transformar casas antigas, em casas mais eficientes? Sim, também, é possível transformá-las em casas energeticamente eficientes, procedendo às obras certas .

Saiba neste artigo da homify! Acompanhe-nos e seja, assim, mais amigo do ambiente.

1. Uma boa isolação é fundamental para uma casa energeticamente eficiente

Para que uma casa seja energeticamente eficiente, é essencial que seja bem isolada. A falta de isolamento é de facto uma grande desvantagem, porque leva à perda de calor. Sabia que um telhado mal isolado pode deixar até 30% do calor escapar para dentro de casa?

2. Equipar a casa com um melhor sistema de ventilação

Quando uma casa está bem isolada, precisa de um melhor sistema de ventilação. Caso contrário, será impossível garantir a renovação do ar. No entanto, isso pode causar muitos problemas, como o aparecimento de bolor devido à humidade.

O ar viciado acabará por ficar bloqueado dentro do espaço, podendo causar vários problemas de saúde aos seus moradores.

3. Poupar energia

O aquecimento é o equipamento que mais consome energia numa casa. Para poupar energia e tornar a sua casa amiga do ambiente, é essencial escolher o aparelho térmico adequado. Talvez seja sensato pensar em substituir a sua caldeira antiga por um dispositivo energeticamente eficiente e poderoso. Por exemplo: aquecimento a lenha, aquecimento solar e bombas de calor geotérmicas ou aerotérmicas.

Leia: Casa ecológica e auto-sustentável em Trancoso.


4. Gere energia

Integração de painéis solares - uma questão arquitectónica vital myhomeconsultores.pt Casas modernas
myhomeconsultores.pt

Integração de painéis solares – uma questão arquitectónica vital

myhomeconsultores.pt

Uma casa renovada e bem isolada pode ser considerada de baixo consumo (consumo médio inferior a 80 kWh/m² ano) ou mesmo passiva (casa sem aquecimento). Pode colocar pequenas turbinas eólicas, painéis fotovoltaicos ou mesmo uma caldeira de cogeração.

5. Mudar os eletrodomésticos antigos, por uns mais energéticos

Concurso - The future hut Daniel Félix Arquitectos Casas passivas OSB Arquitetura, architecture, concurso, competition, home, house, casa, low-cost, baixo custo, paineis fotovoltaicos, solar panels, wood, madeira, rooftop, cobertura, telhado
Daniel Félix Arquitectos

Concurso – The future hut

Daniel Félix Arquitectos

Se o seu orçamento o permitir, pode livrar-se de eletrodomésticos antigos (frigorífico, máquina de lavar roupa, máquina de secar, etc.) que consomem muita energia.

Atualmente, o mercado oferece eletrodomésticos mais eficientes e com melhor etiqueta energética. Consomem menos energia e são mais eficientes.

6. Apostar numa decoração mais ecológica

Museum House - Ilhavo, Daniel Antunes Daniel Antunes Casas passivas Nuvem,Céu,Construção,Retângulo,Janela,Árvore,Lote de terra,Design urbano,Declive,Área residencial
Daniel Antunes

Museum House – Ilhavo

Daniel Antunes

Não devemos esquecer que uma casa ecológica é uma casa que pode garantir um ambiente saudável para os seus utilizadores. No entanto, os móveis e acessórios decorativos presentes na maioria das casas são, muitas vezes, verdadeiras fontes de poluição. Assim, para criar uma habitação ambiental, é aconselhável recorrer a uma decoração mais verde. Por exemplo, pode investir em móveis feitos com materiais recicláveis ​​e que não contenham produtos químicos.

Descubra este artigo: 10 Ideias de Decoração para Ter uma Casa Sustentável.

7. Optar por materiais naturais

Uma casa verdadeiramente ecológica utiliza materiais que têm pouco impacto no meio ambiente e na qualidade do ar interior. Estes são, geralmente, materiais naturais (madeira, palha, pedra, etc.). Usar isoladores de origem biológica que são feitos de matérias-primas vegetais ou animais renováveis ​​(lã de madeira, lã de cânhamo, etc.) é, também, uma boa ideia. Em termos de acabamentos, prefira tintas ou revestimentos naturais para uma melhor qualidade do ar interior.

8. Telhado verde

Condominio Social Sustentável, Viviane Cunha Arquitetura Viviane Cunha Arquitetura Casas unifamilares
Viviane Cunha Arquitetura

Condominio Social Sustentável

Viviane Cunha Arquitetura

O telhado verde é composto por vegetação, sendo possível um melhor aproveitamento da luz do natura, bem como ar fresco para dentro de casa.

Sabia que o telhado verde consegue a reduzir em até 5ºC a temperatura. Se quiser saber mais sobre telhados verdes, descubra este artigo: 7 passos para um telhado verde.

9. Casa passiva vs casa tradicional ecológica

Todos os projetos apresentados são casas ecológicas, passivas, sustentáveis e amigas do ambiente. Se quiser obter mais informação, pode simplesmente clicar uma cima de uma fotografia, para aceder ao contacto direto do profissional.

Contudo, as dicas apresentadas aqui, mostram que podemos todos ter uma casa mais amiga do ambiente, independentemente da data de construção e do estado em que se encontra. Basta escolher o método correto e contratar a equipa profissional certa.

10. Piscina sustentável

Por fim, mas não menos importante, se quiser ter uma piscina sustentável, também, é possível, para tal deve:

  • Encher a piscina com água filtrada da chuva;
  • Utilizar produtos de limpezas que não contenham agentes químicos;
  • Se quiser ter uma piscina aquecida, use a energia solar;
  • Manter a superfície da piscina coberta quando não for usada, para reduzir a perda de calor;
Vai fazer alguma coisa para tornar a sua casa energeticamente eficiente?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!