9 Tipos de Suporte para Papel Higiénico +23 Fotos de Casas de Banho

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Apartamento BA14.3, The Spacealist - Arquitectura e Interiores The Spacealist - Arquitectura e Interiores Casas de banho modernas
Loading admin actions …

Se costuma seguir a página da homify com alguma frequência já sabe que, para nós, não há detalhe insignificante numa casa, mesmo aqueles de que poucas vezes nos lembramos! E, na realidade, nenhum detalhe pode ser mesmo desprezado, porque cada um contribui para o nosso bem-estar, o nosso conforto e a nossa felicidade. Mesmo o suporte do papel higiénico na casa de banho!

A sério, hoje falamos sobre suportes de papel higiénico, esse desvalorizado e esquecido detalhe da casa de banho. Parece-lhe estranho? Pense bem. O jeito que dá ter o papel higiénico mesmo à mão numa hora de aperto… Quem nunca?

Neste pequeno artigo encontra um resumo rápido dos vários tipos de suportes para papel higiénico que pode encontrar com mais frequência e um bónus de mais imagens onde pode ver a colocação deste suporte, para se inspirar a compor a sua. Ora espreite!


1 – Eixo fixo, paralelo ao suporte e aberto

É um dos formatos de suportes para papel higiénico mais utilizados e é muito prático. Pode ser colocado lateralmente à sanita, à esquerda ou à direita, ou mesmo em frente, numa parede ou num móvel. O papel higiénico é retirado frontalmente. Como desvantagem podemos apontar o facto de ser relativamente fácil de fazer o rolo cair durante a utilização.

2 – Eixo fixo, perpendicular ao suporte e aberto

Pode ser uma variação do equipamento descrito no ponto anterior, ou pode ser o mesmo, apenas com uma montagem diferente. Depende do suporte adquirido e da sua forma de fixação. Neste caso o mais normal é ser uma base que se fixa na parede ou em outro suporte, com um eixo perpendicular a esse suporte, ficando o papel de parede paralelo ao utilizador. A desvantagem é basicamente a mesma do equipamento ou esquema de montagem anterior, ou seja, com um pouco de força, o rolo cai do suporte.

Não há vantagem relevante a apontar entre estes dois tipos de equipamentos, a escolha depende apenas do seu conforto.

3 – Eixo fixo paralelo ao suporte, fechado

É um suporte bastante semelhante aos descritos anteriormente, mas fechado.

Basicamente o rolo fica enclausurado dentro de uma moldura, o que o impede de sair. A abertura da moldura faz-se normalmente por molas que permitem a abertura de um dos lados, normalmente o eixo onde roda o rolo. Tem a vantagem de impedir que o papel caia com um pouco de força a mais, melhorando a sua higiene. Em contrapartida, a sua substituição torna-se um pouco mais demorada, o que pode ser uma desvantagem.

4 – Eixo fixo perpendicular ao suporte, fechado

Este aparato é idêntico ao suporte anterior, apenas é montado na vertical. E, também neste caso, é tudo uma questão de funcionalidade.


5 – Em gancho

É um modelo antiquado que fica muito giro em casas de banho de estilo retro. Na sua essência é o precursor do primeiro tipo de suportes que descrevemos no artigo, mas em termos estéticos tem mais impacto. É possível encontrar este tipo de suportes para papel higiénico em várias cores e acabamentos, com mais ou menos pormenores decorativos, pois na sua simplicidade acabam por ser menos minimalistas do que as peças modernas.

6 – Em aro

É uma variação do suporte para papel higiénico em gancho do ponto anterior, mas as extremidades fecham com uma mola ou com um encaixe. O rolo fica preso, à semelhança do suporte descrito no ponto 3.

7 – Nichos

Os nichos, com ou sem eixos embutidos, são espaços criados nas paredes especificamente para suporte do papel higiénico e por isso podem ter o formato e o acabamento que lhes quiser dar. A vantagem deste sistema é que o papel higiénico fica incorporado no design da casa de banho e em harmonia com ele.

8 – Suportes autónomos

Os suportes autónomos para papel higiénico são estruturas que servem de suporte e muitas vezes de arrumação para o nosso tão querido papel (quem não se lembra do papel esgotado no início da pandemia?). Eles aparecem nas mais diversas formas e materiais, mas não são para fixar a nenhum suporte, e aí reside a sua versatilidade! Podem ser colocados em qualquer posição, incorporar o piaçaba, ocupar qualquer espacinho livre na casa de banho e complementar a sua decoração, além de permitirem uma substituição simples, sem necessidade de parafusos ou pregos. A desvantagem é que ocupam um pouco da área do pavimento, podendo colocar um obstáculo a um design de casa de banho mais minimalista, mesmo sendo bastante pequenos.


9 – Suportes alternativos

Temos mostrado os tradicionais sistemas de suporte para papel higiénico, mas a sua imaginação pode não querer o óbvio. Um simples cesto pode ser um belíssimo suporte de papel higiénico decorativo, como vemos nesta imagem da LOFT . DESIGN HOME STAGING.

Mais inspirações para si!

Este artigo é apenas um curto resumo, mas não nos deixe já! Continue a ver mais inspirações de casas de banho que incorporaram suportes de papel higiénico ou veja também o artigo ’20 casas de banho pequenas, modernas e espectaculares’.


Iris Office Oloft Casas de banho modernas Cerâmica
Como é o suporte de papel higiénico na sua casa de banho?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista