Janelas   por Excelencia en Diseño

8 boas ideias para a entrada de sua casa impressionar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A entrada é o cartão de visita da casa pelo que a primeira impressão que os seus convidados dela terão dever-se-á ao aspecto da fachada e da entrada em concreto. Por esse motivo, decidimos escrever sobre este assunto que, ainda que à primeira vista pareça pouco importante, faz toda a diferença na composição geral e tem impacto na nossa percepção. 

Seleccionámos algumas imagens para perceber como pode tornar mais bonito o caminho que conduz até à porta principal. Limpeza, ordem, originalidade e funcionalidade são algumas das palavras-chave a ter em mente no que a isto diz respeito.

Sem mais demoras, convidamo-lo a começar esta visita guiada a várias entradas para que, no fim, escolha a sua preferida.

​1. Entrada limpa e ordenada

A ordem e a limpeza são aspectos que asseguram uma boa primeira impressão. Afinal de contas, todos gostamos de chegar a uma casa e de a ver limpa e organizada. A visão e o olfacto são dois sentidos fortes e têm o poder de guardar na nossa memória as mais variadas sensações. Inspire-se na entrada da imagem, fresca e desimpedida, com a vegetação cuidada e aparada e agradáveis pontos de luz a tornar o caminho mais seguro e convidativo.

​2. Cor branca para a entrada

A cor branca é sempre uma grande aliada para reforçar as sensações a que nos referíamos. Como é natural, desde que mantenha a entrada limpa e organizada, qualquer cor é digna das suas paredes. O branco é um bom pano de fundo para apontamentos mais coloridos como é o caso da imagem da firma Arketipo – Taller de Arquitectura na qual a poltrona azul e as telas sobressaem.

​3. Madeira, mármore e plantas como decoração

Janelas   por Excelencia en Diseño
Excelencia en Diseño

la puerta de ingreso

Excelencia en Diseño

As ideias para a entrada da casa que têm a natureza como protagonista estão entre as favoritas dos designers de interiores, sobretudo em países exóticos nos quais a vegetação assume um papel importante. 

A fila de plantas sobre uma cama de pedra é um delicado pormenor para esta elegante entrada revestida a mármore. A rematar, surge uma ampla porta de madeira como nota rústica no conjunto sofisticado.

​4. Incluir a natureza também no hall de entrada

Se tem a possibilidade de ter plantas no interior – cuidado com o tipo de plantas e com as alergias - então não hesite. Plantas e flores frescas são uma perfeita mensagem de boas-vindas que transmitem uma sensação de familiaridade e de atenção ao detalhe.

A imagem ilustra uma proposta do gabinete Olivia Aldrete Haas. As plantas harmonizam-se em pleno com as superfícies coloridas do hall de entrada que se pinta com tons tão tipicamente mexicanos.

​5. Originalidade para chegar à porta de entrada

A sua porta principal anuncia que se está prestes a conhecer o interior pelo que seria injusto descurá-la e pensar apenas no que está para lá da sua ombreira. Já tinha pensado nisso? Se a sua resposta é negativa, então chegou a hora de reflectir sobre isso e valorizar o caminho que o conduz a si e aos seus convidados até à porta.

Escadas, calçada de pedra ou caminho com plantas, são várias as opções que podem servir para indicar o trajecto aos seus convidados. A Design Excellence fê-lo de forma exemplar.

6. Luz e um toque de arte para o corredor

Decorar com peças de arte o corredor. Em todas as suas modalidades, como a pintura ou a escultura, é uma maneira sofisticada de assegurar uma boa decoração. Em termos de temática no âmbito artístico, não se apoquente, pois existe uma ampla variedade, desde as mais tradicionais às mais minimalistas ou abstractas. 

Se não se identifica, também pode optar por molduras que eternizem os bons momentos da sua família. Considere fotografias a preto e branco. São sempre especiais e elegantes.

​7. Um ar antigo e majestoso

Quase a terminar o nosso livro de ideias, mostramos-lhe o exemplo de uma entrada mais clássica, majestosa e imponente. Neste projecto, a antiguidade sobressai e surge mesclada com notas orientais como é o caso dos jardins em camas de pedra e da escultura de madeira do elefante que simboliza, entre outras coisas, boa sorte, sabedoria e poder. Repare que, não obstante o carácter antigo deste espaço, não se descurou o projecto de iluminação que realça o que de melhor ele tem e o torna mais seguro e funcional para os moradores. É a entrada perfeita.

​8. Tapetes e tapeçarias

Corredores e halls de entrada  por JR Arquitectos

Terminamos o nosso livro de ideias com um elemento que está presente em quase todas as entradas: o tapete. Um tapete sujo e gasto não traz uma boa imagem pelo que o aconselhamos a substituir o seu se já tem um antigo. 

Na imagem, a questão é levada para outro nível. O magnificente corredor desta residência encontra-se revestido por majestosos tapetes rubi que parecem saídos de um qualquer corredor em Versalhes. Se habita uma casa faustosa, crie assim um espaço aristocrático de sabor colonial.

Vai pôr alguma destas ideias em prática? Que entrada chamou mais a sua atenção?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!