Jardins modernos por LAS MARIAS casa & jardin

7 áreas de lazer com churrasqueira: desfrute o ano todo!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Portugal é um país de sol e, como tal, os portugueses gostam de cuidar do jardim das suas casas para desfrutar dos dias mais quentes em pleno. Para tal, há que pensar em muito mais para além da mesa com cadeiras. Importa considerar a cobertura, o material para os revestimentos, a instalação de um barbecue e o diálogo com a paisagem circundante.

Neste livro de ideias, seleccionámos sete fantásticas áreas de lazer com churrasqueira que respondem a estilos mais rústicos ou, pelo contrário, mais modernos.

Se a sua ideia é construir uma bonita churrasqueira ou área de refeições no exterior, vai, por certo, encontrar aqui modelos que o inspirem de acordo com o espaço e as instalações com que conta. Mas, não vamos dizer mais nada. Veja as nossas propostas e escolha a sua preferida.

​1. Assado ao sol

Comer ao ar livre é comum nas famílias portugueses. Se conta com uma galeria no jardim, que melhor do que instalar um barbecue e complementá-lo com uma mesa larga estilo campestre para reunir todos os seus amigos e família ao longo de várias horas? Mas, para que isso aconteça sem constrangimentos, sejam eles o sol em excesso ou o mau tempo a aparecer, nada como instalar uma cobertura tal como o estúdio de arquitectura Facundo Arana fez no exemplo da imagem que nos mostra uma galeria rústica protegida por madeira.

​2. Simplicidade urbana

O espaço que vemos acima, dos arquitectos Alvarenga+Llacay, prioriza, antes de mais, a abertura para a luz e a entrada de ar puro. Junto à cobertura, há um frondoso jardim que serve de cenário perfeito para as horas de convívio. Este projecto demonstra que nem todas as churrasqueiras têm que possuir um piso de pedra ou rústico. A cerâmica é igualmente funcional e esteticamente agradável. Tenhamos em conta, ao escolher materiais para o exterior, que devem ser facilmente laváveis. Com o mau tempo, os fumos e a gordura da comida, este aspecto é fundamental.

​3. Harmonia rústica

Está a pensar em materiais para os elementos desta área? O que acha do aço combinado com madeira e placas cerâmicas em bege? A madeira é para a mesa e para as cadeiras, tal como na bonita área de churrascos da imagem projectada pelo gabinete Parrado Arquitectura. Repare como a mesa possui longas tábuas de madeira tal como vemos nas mesas dos parques de campismo. Porém, nada seria o mesmo sem o sofisticado sistema de churrasqueira fechado que protege as pessoas dos fumos.

​4. Envidraçado e elegante

Algumas churrasqueiras assemelham-se a amplas salas de jantar com a diferença de que possuem tudo o que é necessário para preparar bons assados. Na imagem acima, da autoria de María Florencia Funes, vemos como um ambiente fechado com a transparência do vidro pode abrigar convívios ao longo de todo o ano. No Verão, as portas abrem-se e o interior integra-se com o jardim.

​5. Coberturas e algo mais

A palavra cobertura é abrangente. Muitas vezes, uma cobertura pode sugerir um vasto espaço que faz a vez de uma garagem ou uma sala de jantar no exterior com múltiplos usos. O espaço pode ter janelas ou, pelo contrário, ser totalmente aberto. Nesta espectacular cobertura, a proposta é aproveitar o espaço de forma semi-aberta. As possibilidades que a palavra cobertura traz são várias e todas são válidas. O elemento rústico ou campestre pode ou não estar presente, assim como as características tradicionais do campo. Há coberturas verdadeiramente modernas com tecnologia de ponta. O que importa é que seja funcional e confortável.

​6. Cobertura no terraço

É o seu caso? Pode compor uma área de churrasco num terraço ou numa varanda especialmente grande. Como é natural, deve informar-se, antes de mais, sobre as regras do prédio onde reside. Na imagem, podemos apreciar um terraço fechado com alumínio e madeira. Para proteger as pessoas de intempéries utilizaram-se toldos naturais. O espaço permitiu a colocação de uma mesa com capacidade para receber várias pessoas. O branco torna este lugar leve e arejado, perfeito para os dias quentes!

​7. O equipamento

Não é demais integrar no exterior uma boa área de arrumação. No caso acima, constatamos a presença de sólidas prateleiras de madeira. A tendência para este tipo de espaço é deixar a despensa à vista o que lhe dá a possibilidade de acrescentar ao desenho frascos e utensílios apelativos.

Uma televisão, nesta área, não é uma má ideia, sobretudo para amantes de futebol que gostam de petiscar enquanto vêem os jogos.

Quem não gosta do sabor de uns bons grelhados? E num espaço assim confortável, tanto melhor. De que cobertura mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!