Jardins mediterrânicos por neuegaerten-gartenkunst

10 toldos e pérgolas para desfrutar ao máximo do jardim

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O Verão está aqui e, com ele, as deliciosas tardes de calor e os dias mais compridos. Ter um jardim converte-se numa pequena necessidade pois aguça-se a vontade de sair e de apanhar ar fresco, fugindo ao calor da nossa casa ou do local de trabalho. Contudo, o sol, ainda que apetecível, é também perigoso, uma espécie de falso amigo. Um pouco de sol a mais e começam a surgir os escaldões que podem, mais tarde, originar problemas de saúde graves. Deve esconder-se do sol? Claro que não. A exposição ao sol também traz benefícios. Todavia, ter uma área com sombra no jardim onde se possa resguardar nas áreas de maior calor é, sem dúvida, uma boa ideia. 

No artigo de hoje, mostrar-lhe-emos 10 toldos e pérgolas para se inspirar. Veja a nossa selecção.

​1. Um toldo

Um toldo é uma tela estável feita de um material duradouro que suportará não apenas o sol, como também a chuva e até a neve. Dependendo do material eleito, pode criar desenhos tradicionais e rectos ou inovar com materiais mais suaves. Pode, inclusivamente, optar por um toldo como vê na imagem, cheio de formas e de ângulos como a Casa da Ópera, em Sydney, e tirar proveito das tardes de Verão com muito estilo.

O toldo da imagem é da empresa Aeronautec GmbH. Para informações sobre ele, contacte directamente a firma.

​2. Um iglu

Varanda, marquise e terraço  por Greenbop
Greenbop

Garden Igloo mit Sommerdach

Greenbop

Se quer ter um espaço de sombra muito especial, então, este iglu é o que procura. A sua forma geométrica permite a criação de um espaço semi-fechado para usufruir da área ao ar livre com uma maravilhosa protecção. Um iglu não funciona apenas como protecção solar, mas também como tecto para um jacuzzi ou pequena casa de apoio no jardim.

​3. Algo tradicional

Esta proposta é um verdadeiro clássico. O toldo goza, desde a metade do século XVIII, de grande popularidade e hoje em dia é a opção mais tradicional para criar sombra nos jardins por proteger os usuários de condições climáticas mais extremas. Para além disso, pode optar por um toldo retráctil que se molde às suas necessidades do momento.

​4. Pérgola

Jardim  por Textile Sonnenschutz- Technik
Textile Sonnenschutz- Technik

die Cubola, die Terrassenbeschattung

Textile Sonnenschutz- Technik

O que acha desta pérgola? As pérgolas são uma reinterpretação do toldo tradicional, consubstanciando design e arquitectura num só elemento capaz de criar desenhos e ângulos distintos. Pode encontrá-las num estilo mais simples, como o que vê na nossa proposta, ou com desenhos mais elaborados estilo cottage.

​5. Decoração natural

Um exemplo do que podemos fazer com uma pérgola é esta variante tradicional que provocará uma sensação de êxtase em todos os amantes da natureza. A estrutura de madeira está coberta com trepadeiras que criam sombra naturalmente.

Veja como construir uma pérgola sozinho. Leia o nosso artigo: Construir uma pérgola em nova etapas fáceis

​6. Um guarda-sol

Simples e flexível. Assim é a protecção solar que este guarda-sol oferece. Com desenhos redondos, rectos, grandes ou pequenos, seja qual for o seu desejo, um guarda-sol protegê-lo-á sempre, de forma eficaz e pouco dispendiosa, dos raios de sol. Para além disso, são fáceis de montar, instalar e mover.

​7. Uma protecção de pedra

Os que preferem uma protecção mais duradoura e também gostam do estilo mediterrânico ou rústico, preferirão uma cobertura como a da fotografia, em pedra. Um espaço sólido que nos resguarde do tempo e de olhares indiscretos é perfeito para um ambiente rural.

​8. Um painel natural

Quem tem sorte de poder plantar árvores no jardim beneficia de um filtro solar adicional. As copas das árvores fornecem sombra e criam um efeito de refrigeração, na medida em que mitigam o calor e propiciam uma agradável brisa. Por sua vez, o sol entra subtilmente por entre as folhas, criando o cenário perfeito para momentos ao livre.

​9. Um pavilhão

O pavilhão funciona como sombra fixa e a grande escala. Uma estrutura redonda e com tecto, como a deste pavilhão, com laterais abertas, garantirá horas de diversão e até a possibilidade de instalar um barbecue para ter tudo o que é preciso para passar uma grande tarde no jardim.

​10. Estores de bambú

Varanda, marquise e terraço  por homify
homify

Pergola ROQUEBRUNE

homify

Espaçosa, natural e luminosa, esta pérgola resume tudo na sua simplicidade. O sol repousa sobre o bambú que ajuda a eliminar a sensação de calor que outros materiais têm. Contudo, se vive numa zona chuvosa, talvez prefira um material mais fechado para não entrar água.

Gostaria de ter uma zona protegida no seu jardim? De qual desta pérgolas mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!