Iluminação de Interiores: Amarela ou Branca? – 7 Dicas

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Apartamento Olivais , Rafaela Fraga Brás, Interior Design & Homestyling Rafaela Fraga Brás, Interior Design & Homestyling Espaços de trabalho minimalistas Vidro
Loading admin actions …

A iluminação é um aspeto muito importante na sua decoração. Pode influenciar consideravelmente o ambiente de um espaço, tornando-o mais ou menos caloroso, mais ou menos acolhedor, mais ou menos leve… Assim, selecionar uma luz branca ou amarela para o seu interior terá influência na sua decoração e na personalidade da sua casa.

Mas na verdade, muitas pessoas questionam-se se devem escolher a luz branca ou a luz amarela para iluminar adequadamente a sua casa.

Para ajudá-lo a fazer a escolha certa, a homify reuniu várias dicas, neste artigo. Depois disso, a iluminação amarela e branca já não terá segredos para si!

Ora, confira!

Dica 1 – Iluminação, uma variedade de cores

Muitas pessoas compram lâmpadas em supermercados, contentando-se com os modelos “básicos” disponíveis nas prateleiras. Mas se mergulhar um pouco no mundo da iluminação, descobrirá rapidamente que existem todos os tipos de lâmpadas… e todos os tipos de cores de luz! Luz branca ou luz amarela são apenas duas variantes comuns, mas também pode encontrar luzes com um tom azulado ou outro.

Falamos de “temperatura” para caracterizar o facto de uma luz ter uma tonalidade mais ou menos “quente”… e esta temperatura é medida em Kelvin. Quanto maior o número Kelvin, mais branca será a luz. Por outro lado, quanto menor o número Kelvin, mais a iluminação será puxada para o amarelo.

Dica 2 – Luz branca ou luz amarela: qual é a melhor?

Na realidade, a escolha depende sobretudo das suas preferências… e das tarefas que precisa de realizar. A luz branca é muitas vezes comparada à do sol durante as horas mais quentes do dia, por isso é um aliado precioso quando precisa de uma boa iluminação: para ler, comer, trabalhar…

O preço também pode entrar em jogo, pois há preços muito diferentes de lâmpadas para lâmpadas.

Dica 3 – Luz amarela: em que divisão?

Escolher uma lâmpada de baixa temperatura como a iluminação amarela significa optar por uma luz suave e agradável. Assim, encontrará perfeitamente o seu lugar numa sala de estar. Se vir televisão, a luz amarela é ideal, pois é menos agressiva. Não é recomendado ver televisão sem luz, mas se quiser poderá criar uma atmosfera íntima com uma luz mais leve.

No quarto, não há necessidade de ter uma luz que ofereça uma iluminação muito forte, nomeadamente no quarto dos pais, pois é um espaço pouco ocupado, ao contrário de um quarto de criança.

Dica 4 – Luz branca: em que divisão?

Essa chamada luz “fria”, ao contrário da luz amarela descrita como quente, também pode ser chamada de “luz do dia”. Oferece uma iluminação muito mais forte que pode recordar a luz natural. Muito brilhante, não é totalmente recomendado num quarto, pois pode perturbar a mente, por ser uma iluminação próxima da luz do dia. No entanto, esta iluminação pode ser perfeitamente adaptada ao quarto de uma criança se o seu pequeno quiser brincar no seu espaço, no inverno, no início da noite. Mas na hora de dormir, acenda uma lâmpada com uma luz mais amarela e suave para ajudá-lo a adormecer.

Assim, a luz branca terá o seu lugar nas salas de estar em que necessitamos de uma iluminação eficaz e estimulante. Numa cozinha, por exemplo, irá apreciar esta luz do dia para preparar as suas refeições. Também num escritório, a luz branca tem o seu lugar para aproveitar a iluminação próxima à luz do dia e preservar a visão, principalmente quando se trabalha em frente de um computador.

Por fim, num terraço, a chamada luz “fria” também é perfeita para prolongar o dia ao ar livre e aproveitar ao máximo o seu espaço. No entanto, a luz quente também pode ser apreciada para criar uma atmosfera mais cosy.

Não descure a iluminação no seu hall de entrada e corredor.

Dica 5 – Podemos misturar branco e amarelo?

A resposta é sim, inclusive recomendada em determinadas divisões como a cozinha e a casa de banho!

Na cozinha: pode optar por uma luz amarela para a iluminação ambiente e uma luz branca para a iluminação secundária, através de um candeeiro néon, que pode colocar por baixo de móveis de parede ou spots. Desta forma, desfrutará de um ambiente acolhedor, mantendo uma boa visibilidade ao nível das bancadas e do exaustor.

Na casa de banho: faremos exatamente o contrário, privilegiando uma iluminação geral bastante branca, de modo a deixar a destacar a limpeza do espaço. Quanto às luzes de destaque, serão amarelas para transformar a banheira ou o duche num spa com atmosfera zen.

Dica 6 – Optar por uma iluminação que combine com o seu estilo de decoração

Embora a escolha da luz amarela ou branca seja sobretudo uma questão de gosto, certos estilos decorativos são especificamente destacados por uma determinada temperatura.

O estilo industrial pede, na maioria das vezes, uma luz quente que equilibre a aparência de matérias-primas e frias, tal como o aço.

O estilo escandinavo combina com tudo. Uma luz dourada irá proporcionar um ambiente mais quente, enquanto uma luz branca destacará o brilho das cores pastel.

O estilo contemporâneo prefere luzes “cor da luz do dia” que enfatizam volumes, revestimentos de parede originais (tijolos ou pedras lapidadas) e obras de arte.

Dica 7 – Misturar a luz branca e amarela

Apartamento T3 - Linda-a-Velha - Oeiras - Home Project homify Cozinhas mediterrânicas

Não hesite em misturar a luz amarela e a luz branca numa mesma divisão mesma sala, como vê neste exemplo, o ambiente fica incrível e adaptado aos vários momentos do dia e às diferentes tarefas.

Interessado em saber mais sobre iluminação?

++ Descubra estes artigos:

- 10 fabulosas ideias de iluminação para a sua casa

- A importância de um bom projecto de iluminação numa casa!

O nosso artigo foi útil? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista