Mobilar e decorar um quarto numa divisão de 7 m² ou menos pode parecer difícil, se não impossível. No entanto, com um pouco de know-how e alguns truques de decorador, é possível criar um espaço acolhedor, beneficiando de todas as características de um quarto mais espaçoso.
Por exemplo, se optar por usar tons neutros e apostar numa boa luz, já irá ter um espaço visualmente mais amplo e cosy. Tão fácil como isto!
Enfim, como sabemos que a organização dos interiores da nossa casa é sempre uma fonte de muitas perguntas, a homify reuniu 12 grandes ideias geniais de quartos pequenos, que o vão ajudar a tirar um melhor partido do seu quarto pequeno.
Não perca e venha daí saber mais!
Para se há uma zona que deve destacar num quarto pequeno é a zona da cabeceira da cama. Opte por uma cor mais forte ou um papel de parede com padrão. Os padrões florais combinam com um interior romântico e os padrões gráficos e geométricos combinam com um quarto moderno.
Se há um elemento para trabalhar no quarto, é a cabeceira! Em vez de deixá-la vazio, o ideal é conseguir otimizar o espaço, criando uma unidade de armazenamento personalizada, se possível em toda a altura sob o teto. O nicho assim criado emoldura a localização da cama e ao mesmo tempo valoriza a decoração do quarto, pintada em um tom suave e calmante.
Outra ideia de móvel na cabeceira da cama.
Num quarto com uma área limitada, a posição da cama deve ser cuidadosamente pensada. Tudo para tirar um melhor partido do seu quarto.
Para ampliar um pequeno espaço, o truque mais óbvio é de colocar um espelho grande numa parede. Vai que ver o resultado é impressionante e muito fácil de pôr em prática.
Pintar de branco dá mais profundidade ao ambiente. É, portanto, a cor ideal quando se procura mobiliar um espaço pequeno. O branco ajuda a não se sentir muito oprimido, já que é uma cor refletora de luz.
Dica: faça apelo a decorador ou designer de interiores para ajudá-lo nesta missão.
Ter um quarto pequeno requer maximizar o espaço o máximo possível. Colocar espaços de arrumação debaixo da cama é uma solução frequentemente adotada por todos aqueles que têm um quarto com espaço limitado. Mas existem, também, outros móveis ou itens que pode rentabilizar. Por exemplo, em vez de uma cadeira, opte por um baú!
Para arejar um espaço e evitar que pareça apertado, lembre-se de iluminá-lo bem. O ideal é apostar na luz natural não obstruindo as janelas com cortinas muito grossas. Aposte em vários tipos de iluminação, de forma a melhorar o ambiente e tornar o quarto mais aconchegante.
Por fim, prefira candeeiros de parede a candeeiros de mesa e tente esconder ao máximo os cabos para não atrapalhar visualmente o ambiente e para que a circulação seja feita sem perigo.
Como parte da decoração de um quarto pequeno, o excesso é inimigo do bem. Está fora de questão sobrecarregar os móveis e as paredes com tralhas de todos os tipos: não há nada melhor para criar uma impressão de desordem. Por isso, aposte pelo contrário numa decoração sóbria e requintada. Um belo quadro, dois candeeiros de cabeceira, um ou dois acessórios coordenados, algumas almofadas e mais nada!
Menos é mais (sempre!).
As estantes e outras prateleiras têm uma dupla vantagem: proporcionam espaço para arrumação e evitam a desordem no chão. Quando se tem um quarto pequeno, é melhor usar as paredes para dar leveza ao espaço.
O ideal: escolha estantes com estrutura leve.
Outra dica de arrumação do quarto pequeno para aproveitar bem as paredes: pense em ganchos para colocar algumas roupas sem ocupar o chão. Pode colocá-los atrás da porta.
Para melhorar e maximizar o layout de um pequeno espaço, deve-se optar por sofá-cama ou uma cama multifunção, com gavetas incluídas e que que tenha outra cama ’escondida, como a que vemos neste exemplo.
Cama escondida!
Quer uma mesa de cabeceira, mas não tem espaço? Então, use a verticalidade, para criar uma, como esta prateleira suspensa. Tão simples assim!
Para um quarto pequeno e cheio de charme, aposte na decoração. Mas evite acumular demasiado, concentre-se na decoração das paredes. Quadros, pósteres, estantes pequenas, plantas suspensas… Basta ter em mente que o que pendurar não deve ser muito imponente e deve ser harmonioso.
Mais ideias de quartos: aqui
++ Leia ainda: