12 Ideias para Quartos Pequenos

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Remodelação de T2 para Airbnb, MP Architecture & Interior Design MP Architecture & Interior Design Quartos modernos
Loading admin actions …

Mobilar e decorar um quarto numa divisão de 7 m² ou menos pode parecer difícil, se não impossível. No entanto, com um pouco de know-how e alguns truques de decorador, é possível criar um espaço acolhedor, beneficiando de todas as características de um quarto mais espaçoso.

Por exemplo, se optar por usar tons neutros e apostar numa boa luz, já irá ter um espaço visualmente mais amplo e cosy. Tão fácil como isto!

Enfim, como sabemos que a organização dos interiores da nossa casa é sempre uma fonte de muitas perguntas, a homify reuniu 12 grandes ideias geniais de quartos pequenos, que o vão ajudar a tirar um melhor partido do seu quarto pequeno.

Não perca e venha daí saber mais!

1. Dê destaque à cabceira da cama

Para se há uma zona que deve destacar num quarto pequeno é a zona da cabeceira da cama. Opte por uma cor mais forte ou um papel de parede com padrão. Os padrões florais combinam com um interior romântico e os padrões gráficos e geométricos combinam com um quarto moderno.

2. Planear uma cabeceira de cama como dever ser

Apartamento Principe Real- Lisboa, Portugal, GGArqui GGArqui Quartos pequenos
GGArqui

Apartamento Principe Real- Lisboa, Portugal

GGArqui

Se há um elemento para trabalhar no quarto, é a cabeceira! Em vez de deixá-la vazio, o ideal é conseguir otimizar o espaço, criando uma unidade de armazenamento personalizada, se possível em toda a altura sob o teto. O nicho assim criado emoldura a localização da cama e ao mesmo tempo valoriza a decoração do quarto, pintada em um tom suave e calmante.

Outra ideia de móvel na cabeceira da cama.

3. A posição da cama

Num quarto com uma área limitada, a posição da cama deve ser cuidadosamente pensada. Tudo para tirar um melhor partido do seu quarto.

4. Coloque um espelho para ampliar viusalmente o quarto pequeno

Decorador Online, Home Traces Home Traces Quartos modernos
Home Traces

Decorador Online

Home Traces

Para ampliar um pequeno espaço, o truque mais óbvio é de colocar um espelho grande numa parede. Vai que ver o resultado é impressionante e muito fácil de pôr em prática.

5. Pinte o seu quarto de branco

Pintar de branco dá mais profundidade ao ambiente. É, portanto, a cor ideal quando se procura mobiliar um espaço pequeno. O branco ajuda a não se sentir muito oprimido, já que é uma cor refletora de luz.

Dica: faça apelo a decorador ou designer de interiores para ajudá-lo nesta missão.

6. Use espaços de armazenamento adequados

Quarto Sonho | Depois MUDA Home Design Quartos ecléticos Mobília,Propriedade,Mesa,produtos,Madeira,Plantar,Têxtil,Design de interiores,Conforto,Cinza
MUDA Home Design

Quarto Sonho | Depois

MUDA Home Design

Ter um quarto pequeno requer maximizar o espaço o máximo possível. Colocar espaços de arrumação debaixo da cama é uma solução frequentemente adotada por todos aqueles que têm um quarto com espaço limitado. Mas existem, também, outros móveis ou itens que pode rentabilizar. Por exemplo, em vez de uma cadeira, opte por um baú!

7. Aposte numa boa iluminação

Para arejar um espaço e evitar que pareça apertado, lembre-se de iluminá-lo bem. O ideal é apostar na luz natural não obstruindo as janelas com cortinas muito grossas. Aposte em vários tipos de iluminação, de forma a melhorar o ambiente e tornar o quarto mais aconchegante.

Por fim, prefira candeeiros de parede a candeeiros de mesa e tente esconder ao máximo os cabos para não atrapalhar visualmente o ambiente e para que a circulação seja feita sem perigo.

8. Opte por uma decoração minimalista

Como parte da decoração de um quarto pequeno, o excesso é inimigo do bem. Está fora de questão sobrecarregar os móveis e as paredes com tralhas de todos os tipos: não há nada melhor para criar uma impressão de desordem. Por isso, aposte pelo contrário numa decoração sóbria e requintada. Um belo quadro, dois candeeiros de cabeceira, um ou dois acessórios coordenados, algumas almofadas e mais nada!

Menos é mais (sempre!).

9. Use prateleiras e estantes

Remodelação total apartamento na Costa da Guia, Cascais, ARQ1to1 - Arquitectura, Interiores e Decoração ARQ1to1 - Arquitectura, Interiores e Decoração Quartos modernos
ARQ1to1 – Arquitectura, Interiores e Decoração

Remodelação total apartamento na Costa da Guia, Cascais

ARQ1to1 - Arquitectura, Interiores e Decoração

As estantes e outras prateleiras têm uma dupla vantagem: proporcionam espaço para arrumação e evitam a desordem no chão. Quando se tem um quarto pequeno, é melhor usar as paredes para dar leveza ao espaço.

O ideal: escolha estantes com estrutura leve.

Outra dica de arrumação do quarto pequeno para aproveitar bem as paredes: pense em ganchos para colocar algumas roupas sem ocupar o chão. Pode colocá-los atrás da porta.

10. Optar por uma sofá-cama ou cama retrátil

Reabilitação Edifício Praça do Município, ARPO ARPO Quartos modernos Mobiliário,Propriedade,Armários,Construção,Janela,Mesa,Conforto,Design de interiores,Armação de cama,Iluminação
ARPO

Reabilitação Edifício Praça do Município

ARPO

Para melhorar e maximizar o layout de um pequeno espaço, deve-se optar por sofá-cama ou uma cama multifunção, com gavetas incluídas e que que tenha outra cama ’escondida, como a que vemos neste exemplo.

Com um simples gesto uma cama de solteiro está pronta para ser usada GenesisDecor Quartos modernos
GenesisDecor

Com um simples gesto uma cama de solteiro está pronta para ser usada

GenesisDecor

Cama escondida!

11. Mesa de cabeceira suspensa

Quer uma mesa de cabeceira, mas não tem espaço? Então, use a verticalidade, para criar uma, como esta prateleira suspensa. Tão simples assim!

12. Decorar levemente as paredes

Para um quarto pequeno e cheio de charme, aposte na decoração. Mas evite acumular demasiado, concentre-se na decoração das paredes. Quadros, pósteres, estantes pequenas, plantas suspensas… Basta ter em mente que o que pendurar não deve ser muito imponente e deve ser harmonioso.

Mais ideias de quartos: aqui

++ Leia ainda:

- Ideias de decoração para quartos pequenos.

- 20 quartos pequenos com grandes ideias para o inspirar.

Qual destas 12 ideias vai querer levar já para o seu quarto? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!