Ideias para espaços de estudo

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
via delle Orfane, con3studio con3studio Quartos
Loading admin actions …

Chegou o momento de dar inicio aos longos dias e noites de estudo e a Homify não poderia deixar de lado a oportunidade de mostrar algumas das melhores ideias para que você possa personalizar o seu espaço e transformá-lo num laboratório de criatividade! Hoje estaremos focados na importância do conforto, da iluminação e do mobiliário e em todos os restantes elementos que compõem um excelente e agradável espaço de trabalho.

A sua área pessoal

No epicentro do local de trabalho, zona de refúgio pessoal e intelectual, deveremos considerar todos os elementos – desde a mesa ao candeeiro, da parede onde se acumulam os post-its até aos livros e documentos académicos – como potenciais objectos capazes de interligar a organização espacial com a função desse espaço. Como opção de flexibilidade organizacional, sugerimos a área destinada para a consulta de um ou mais livros, para fins académicos ou lazer, que contribuem para a importância deste artigo. O desejo em criar o seu próprio espaço de investigação e pesquisa com todo o material disponível para ajudar a resolver os problemas do quotidiano, foi sempre acompanhado pela mente ser humano na sociedade da informação. Um dos exemplos que apresentamos vem directamente do projecto da Residência Lorena do arquitecto Miguel Arruda. Para além da confortabilidade e do ambiente tranquilo característico – uma vantagem para os períodos do dia em que trocamos as tarefas do quotidiano pelos momentos de reflexão e lazer – uma área dedicada ao prazer da leitura e da investigação, contribuirá para a criatividade, autonomia e progresso no estudo. Aproveite o perímetro do seu espaço de trabalho, personalize a sua área criando a sua própria biblioteca!

Interessado pelos espaços multi-funcionais e dinâmicas organizacionais do trabalho? Consulte o nosso artigo e mantenha-se atento aos detalhes!

A iluminação do seu espaço

homify Espaços de trabalho ecléticos

Certifique-se que os níveis  de iluminação no interior do seu espaço de trabalho são adequados e não se apresentam um risco ao nível visual. Uma iluminação adequada pode contribuir para um maior desempenho, rendimento, produtividade e equilibrio pessoal. Tome atenção ao excesso de luz, pois a sua existência em excesso poderá apresentar um factor risco para a visão e provocar uma sensação de desconforto. A posição de todos os elementos de trabalho no seu local devem estar relacionados com a luz natural e artificial. Por outro lado, a cor também desempenha um papel importante no campo da iluminação interior. As cores são capazes de provocar efeitos psicológicos sobre o individuo e para este caso, o tratamento cromático para estes ambientes deve ter sempre em conta as cores claras ou neutras.

Deixamos como exemplo, uma imagem de um projecto de interior do atelier Amory Brown Ltd.

Flexibilidade dos elementos

As estantes são excelentes elementos que podem ser usados para salvaguardar todo o material didático  ao longo do ano académico. Como elementos pré-fabricados ou personalizados consoante o espaço que ocupam, estas peças de design poderão ser manuseadas e controladas perante o número de livros e de outros objectos. Uma função simples e um elemento que poderá ser vantajoso para a organização dos espaços e separação entre as diferentes divisões da habitação.

Com o trabalho, vem o descanso

via delle Orfane, con3studio con3studio Quartos

No centro do trabalho árduo, é necessário ter em conta os momentos para descansar e relaxar com conforto. Esta proposta dos CON3STUDIO tem como base o aproveitamento da pouca área de trabalho para criar uma zona de descanso elevada e acessível através de uma escada situada no lado esquerdo. Assim sendo, o visitante pode aproveitar o espaço por debaixo da mezzanine  para criar outro tipo de áreas flexíveis ao nível do lazer e do trabalho.

​Extra: zona anti-stress

Todos precisamos de uma pausa no trabalho e relaxar o máximo possivel durante o dia. Esta área deverá consolidar todo o tipo de elementos que possam proporcionar momentos de lazer ou meditação. Aconselhamos o uso de almofadas fora das dimensões standard (tal como aparecem na imagem) ou dos tradicionais Puffs para este tipo de área dentro de um espaço de trabalho. Mantenha-se activo e criativo com os seus espaços, inspirando-se com as  ideias e profissionais presentes na Homify.  

Gostaria de acompanhar outras ideias interessantes sobre este extra-tema?  Veja este  artigo!

Agradou-lhe o contéudo do artigo? Junte-se a nós e partilhe as suas ideias na secção de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista