As 10 Melhores Cores Para Decorar a Sala de Estar

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores, Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores Salas de estar ecléticas
Loading admin actions …

Quando se trata de cores, todos as hipóteses e gostos são possíveis. E é por isso que muitas vezes nos encontramos presos quando temos que escolher a cor da nossa sala. Com a cor branca ninguém se compromete, mas temos que ser sinceros, não é muito original.

Quando escolher a nova cor para decorar a sua sala, deve respeitar certas regras. Mesmo que se tenha apaixonado por um verde magnífico numa revista de decoração, precisa de ser realista e ver se esta cor combina bem com toda a sua sala de estar… Se hesitar, opte primeiro por pequenos toques, decorativos, como pintar uma porta ou apenas uma parte da parede.

Enfim, se é mais discreto ou mais exuberante, partilhamos convosco algumas inspirações para dar cor à sua sala de estar. Tome, ainda, nota de algumas regras de cores que deve seguir para não errar e criar uma decoração harmoniosa.

Vamos a isso!

1. Cinza

O cinza é surpreendentemente uma cor que ajuda a iluminar a sala. Não escolha muito escuro para não escurecer a sua sala de estar.

2. Verde seco

Para um interior cosy, aconchegante e luminoso, nada como a combinação de madeira clara, branco e toques discreto de verde que lembram as cores frias da Escandinávia.

Mas claro que existem outras opções de verde e diferentes formas de combiná-las. Inspire-se nestes bonitos exemplos de decoradores e designers de interiores!

Por exemplo, o verde escuro é uma cor luxuosa da qual nunca nos cansaremos!

Usar cor para destacar zonas, é uma ideia incrível de designers!

3. Terracota

A terracota convida a viajar e dá lugar de destaque às cores terrosas. Aquece a sala de estar com subtileza e ilumina a sala de forma inigualável. Pode ser usada em diferentes estilos: boho chic, moderno, clássico… O truque é saber conjugá-la. Para não erra, não hesite em associá-la com o branco.

4. Preto

Quer uma sala de estar chique, elegante e cheia de personalidade? Atreva-se com a cor preta para realçar a sua decoração. Detalhes ou uma parede completa, pode combinar esta cor misteriosa com branco, bege ou cinza para criar um belo contraste, também perfeito como cores para ampliar uma sala.

Nota: pode usar materiais naturais, como a pedra, para idealizar uma parede preta.

Bege

O bege, mais ou menos claro, é uma cor que continua tendência. Desperta delicadamente os nossos interiores e torna a sala de estar mais quente e luminosa.

6. Branco

Arroios Studio - Living Room homify Salas de estar minimalistas Madeira maciça Branco airbnb,clean,cozy,craftsmanship,furniture,portugues,lisbon,iguzzini,wood,vintage,simplicity,comfortable

Atemporal, o branco é a cor essencial para ampliar e deixar a sua sala de estar mais iluminada.

O branco e as suas tonalidades (bege, linho, creme, off-white) são perfeitos.

7. Amarelo

Amarelo é – A- cor que ilumina a sala e outras divisões da casa. Em mostarda ou mais claro, o amarelo foi eleita a cor do ano de 2021 pelo Pantone. De facto, o amarelo traz uma energia positiva à nossa decoração.

Leia ainda: Decoração com cor mostarda: 12 ideias lindas que valem a pena conhecer.

8. Cor-de-rosa

Cor-de-rosa é uma cor ideal para uma sala aconchegante e um toque de modernidade.Pode combiná-la com verde escuro, com elementos de madeira, dourado… Dê uma vista de olhos a este artigo para se inspirar a usar cor-de-rosa na decoração: Tons de Rosa: Associações, Ideias e 23 Inspirações!

9. Azul

O azul clássico, moderno e intemporal, nunca nos cansamos dele. Esta cor poderosa que revigora qualquer divisão da sua casa.



Dica: Assim como na moda, os profissionais de decoração concordam em respeitar a regra das três cores no máximo numa sala de estar. Devem ser: – em harmonia: as cores vizinhas no círculo cromático (roxo, azul, verde), – em contraste: as cores opostas no círculo cromático (vermelho, azul, amarelo), – complementares: cores diametralmente opostas (amarelo e roxo), por exemplo.

😊 Conselho homify: contrate um pintor!

Gosta de mudanças, mas muito menos de pintar? Se não tiver jeito, nem tempo para fazê-lo sozinho, não hesite em contratar um pintor profissional (aqui).

Tons de laranja

Os tons alaranjados estão de volta à moda. Aquecem os interiores e dão um toque oriental e ensolarado aos espaços. É suficiente para iluminar e enaltecer a sala de estar!

Qual destas 10 cores seleciona para a sua sala de estar? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!