10 Truques de Poupança de Espaço em Casas Pequenas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Apartamento Campo de Ourique, Baobart Arquitetura e Design Baobart Arquitetura e Design Salas de estar modernas Cinzento
Loading admin actions …

A falta de espaço é um problema transversal a muitas casas, até mesmo às maiores. E porquê? Porque, mesmo nas casas grandes, as pessoas nem sempre sabem optimizar o espaço e encontrar as melhores soluções de organização e arrumação. No entanto, e como é natural, este problema adensa-se quando a área à disposição é mais exígua.

As casas pequenas têm inúmeras vantagens. São, por norma, mais baratas, são fáceis de limpar, mobilam-se rapidamente e são mais aconchegantes. Porém, é preciso ponderar muito bem a compra dos móveis e dos objectos de decoração sob pena de o espaço não ser plenamente aproveitado e acabar por se tornar pouco funcional.

Para que isso não aconteça, partilhamos hoje consigo 10 dicas de poupança de espaço em casas pequenas.

Saiba quais são.

1. Coloque a televisão suspensa

Residence Flat | Boavista Palace | 2015, Atelier Susana Camelo Atelier Susana Camelo Salas de estar modernas Rosa Porta-retratos,Mobília,Mesa,Conforto,Sofá,Têxtil,Design de interiores,Sala de estar,Piso,Pisos
Atelier Susana Camelo

Residence Flat | Boavista Palace | 2015

Atelier Susana Camelo

A sala de estar é o coração de uma casa e um dos ambientes onde as pessoas passam mais tempo a ver televisão, a socializar, a descansar e, quando necessário, também a trabalhar. Nesta divisão, a televisão é um dos objectos que, pelo seu volume, mais espaço ocupa, pelo que uma das coisas que pode fazer é suspendê-la, evitando, assim, ter que comprar um móvel de apoio tradicional. Se optar por esta solução, pode desenhar um módulo, à semelhança do que se vê na imagem, com prateleiras estreitas como apoio para colocar boxes, comandos, entre outras coisas.

Suite | Depois MUDA Home Design Quartos modernos
MUDA Home Design

Suite | Depois

MUDA Home Design

Se quiser ter televisão no quarto, siga a mesma lógica.

2. Opte por portas de correr

Em vez de portas normais, considere a instalação de portas de correr pois estas deslizam para os lados e não precisam de espaço à frente para serem abertas. Pode ser interessante escolher portas de correr de vidro para permitir que a luz natural passe e torne os ambientes mais luminosos, o que influirá a percepção espacial.

3. Escolha móveis multifuncionais

Main space homify Quartos ecléticos

Seja inteligente na escolha dos seus móveis e favoreça peças que cumpram mais do que um propósito. Uma cama com gavetões, por exemplo, é uma óptima solução para ter mais espaço de arrumação no seu quarto.

4. Equipe a cozinha com um balcão para as refeições ou com uma mesa rebatível

Cozinha homify Cozinhas modernas
homify

Cozinha

homify

Em vez de uma mesa convencional, a ocupar espaço precioso na sua cozinha, opte por um balcão para refeições (acompanhado por bancos ou cadeiras altas) ou por uma mesa rebatível que possa ser arrumada/recolhida no fim de cada refeição.

5. Aproveite o espaço na vertical

Casa das Salinas 1 | Cozinha Catarina Batista Studio Cozinhas modernas arquitectura decor interiordesign interior kitchen living room bedroom
Catarina Batista Studio

Casa das Salinas 1 | Cozinha

Catarina Batista Studio

É o que está pousado no chão que rouba realmente espaço de circulação útil, por isso, deve explorar ao máximo as superfícies na vertical, tanto para arrumação como para a exposição de objectos de decoração. Tenha, no entanto, em conta que as prateleiras não devem ser demasiado largas, sob pena de, também elas, sobrecarregarem o ambiente. Prateleiras até ao tecto ou estantes altas embutidas são, ainda, uma boa forma de fazer um espaço parecer mais alto.

6. Menos é mais: destralhe!

É a nossa sexta dica, mas, na verdade, destralhar é uma das primeiras coisas a fazer. A tendência para acumular é, certamente, inimiga de espaços pequenos, por isso, comece por fazer uma arrumação profunda ao seu espaço e por vender/doar/deitar fora aquilo que já não usa. Esta tarefa pode dar algum trabalho, mas é essencial e pode sempre tratar de uma divisão por fim-de-semana.

7. Aposte em móveis com pés e suspensos

A Casa da Carolina e do Nuno, Homestories Homestories Salas de estar escandinavas estilo nordico,estilo escandinavo,sala,sala de estar,candeeiro suspenso,sofá,candeeiro de pé,mesas de apoio,almofada,quadros,molduras
Homestories

A Casa da Carolina e do Nuno

Homestories

Ao escolher os móveis, tenha em conta as proporções (antes de comprar, tire medidas aos espaços onde os vai colocar) e favoreça móveis com pés (por exemplo, sofás) porque são visualmente mais leves. Móveis suspensos (como o módulo de televisão que vemos na imagem acima) desimpedem espaço útil no chão e fazem com que os ambientes pareçam mais leves e maiores.

Quarto Terra | Depois MUDA Home Design Quartos escandinavos Plantar,Propriedade,Mobília,Vaso de flores,Planta de casa,Vaso,Madeira,Design de interiores,Conforto,laranja
MUDA Home Design

Quarto Terra | Depois

MUDA Home Design

Uma prateleira suspensa com gavetas pode fazer as vezes de um toucador, num quarto, ou de uma consola, num hall de entrada.

8. Cestos, caixas e uma arrumação optimizada

Sala de estar Rima Design Salas de jantar escandinavas sala de estar,decoração sala,sala rosa,wood flooring
Rima Design

Sala de estar

Rima Design

Organizar e Arrumar SweetYellow Closets modernos antes, depois, armário, roupeiro, arrumar, destralhar, limpar, organizar, organização, arrumação
SweetYellow

Organizar e Arrumar

SweetYellow

Ter muitos pequenos objectos espalhados pela casa mais não fará do que gerar ruído visual e levar a que esta pareça ainda mais pequena. Use caixas e cestos para criar a sua solução de arrumação optimizada. Hoje em dia, encontram-se caixas e cestos de todos os tamanhos, formatos e cores, pelo que será muito fácil encontrar opções que elevem a decoração da sua casa. Em lojas como a Ikea, encontra caixas próprias para roupas, brinquedos, documentação, roupas, entre outras.

9. Aproveite cada esquina e recanto

A falta de espaço aguça a criatividade e o engenho. Veja como, neste projecto, os designers conseguiram criar uma zona de trabalho moderna, confortável e funcional num armário de esquina! E a melhor parte é que, quando a secretária não estiver a uso, basta fechar a porta para que ela fique totalmente oculta. É, sem dúvida, um design muito prático e compatível com casas pequenas.

10. Considere instalar gavetas de esquina

Harbourside kitchen, Tim Jasper Tim Jasper Cozinhas campestres

E como, numa casa pequena, todos os centímetros contam, considere instalar gavetas de esquina na sua cozinha!

Gostou deste artigo? Espreite também este:

Vai pôr em prática algum destes truques? Deixe o seu feedback na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!