9 Opções de Aquecimento da Casa – Alternativas para não Gastar Muito Dinheiro

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Projeto e Execução_Reabilitação de Moradia em Cascais, Desenho Branco Desenho Branco Casas de banho ecléticas
Loading admin actions …

Vamos ser directos: – os preços da eletricidade estão absolutamente escandalosos! Completamente absurdos e abusados. Pronto, dissemos! Não é mentira. Em Portugal os preços da electricidade são mais elevados do que a média dos restantes países da Europa e todos sabemos como são os salários. Isto, aliado à fraca construção e isolamento de muitos edifícios do nosso país, faz com que, quando chega o Inverno, sofremos com contas avultadas que lutamos para pagar. Algumas pessoas têm mesmo de prescindir do aquecimento por falta de capacidade financeira para o ter!

Mas há soluções alternativas para se manter quente em casa sem se arruinar com a conta da electricidade. São pequenos truques que ajudam quem precisa de poupar e não representam investimento, o que já é uma grande vantagem. Venha descobri-los com a homify e passe um Inverno mais confortável, mesmo com limitações orçamentais!


1 – Escolha uma divisão

Este primeiro truque requer alguma redefinição das rotinas numa casa, mas compensa muito. Consiste em escolher uma divisão da casa para manter aquecida e concentrar aí a vida familiar. Obviamente pode implicar trabalho à distância misturado com TPCs (quem nunca fez isso no confinamento?), mas em vez de aquecer a casa toda, com o gasto que isso implica, só terá de gastar com um espaço. Evitem entradas e saídas frequentes e mantenha o aquecimento no mínimo, pois o próprio calor humano vai contribuir para a manutenção da temperatura.

A divisão mais escolhida costuma ser a sala de estar, mas podem escolher o espaço que melhor se adequa às necessidades da família, incluindo a cozinha.

2 – Lareiras com velas

Esta sugestão requer cuidado. MUITO cuidado! As velas podem ser um perigo de incêndio se não forem devidamente vigiadas durante a queima, além de produzirem algum monóxido de carbono, mas podem ajudar a aquecer uma pequena divisão, além de criarem um ambiente mais caloroso com a sua luz envolvente. O truque consiste em juntar várias e acendê-las ao mesmo tempo, para criar uma espécie de lareira, de forma a que o calor produzido seja mais sentido.

Numa casa de banho, um conjunto de velas a arder pode significar uma higiene muito mais confortável nos dias frios.

3 – Cozinhe em casa, em especial com o forno

Nestes tempos frios a culinária tem uma vantagem tripla: -poupa dinheiro em refeições compradas fora, reconforta a alma com alimentos a fumegar e ainda contribui para aquecer a casa, em especial as refeições de forno, que demora mais tempo.

Dica: sempre que usar o forno, deixe-o aberto depois do cozinhado. Assim o calor dispersa-se pelo ambiente da casa, aquecendo-a de madeira mais abrangente.

4 – Foco nas cortinas

Pode não parecer, mas as cortinas desempenham um papel muito importante a prevenir a dispersão do calor através das janelas. Acentue esse efeito isolador apostando em cortinas mais grossas para o Inverno ou em mais uma camada de cortinas sobre as que já tem. O veludo e a lã são excelentes escolhas para estas cortinas sazonais pois ajudam a criar um clima mais aconchegante.

Além disso, para otimizar o seu efeito, abra as cortinas durante o dia para aproveitar o sol e feche-as durante a noite, para conseguir isolamento.

5 – Mais e melhores tapetes

Os tapetes ajudam a manter os espaços mais quentes e confortáveis, impedindo a passagem do frio do pavimento para os nossos corpos. Abuse deles durante o Inverno – há tapetes bastante quentinhos e muito baratos em lojas como a IKEA, por exemplo.

6 – Almofadas térmicas para microondas

As almofadas de aquecimento para microondas aquecem em poucos minutos, gastando pouca energia nesse aquecimento. Leve algumas para o quarto e aqueça a cama com elas – todo o espaço acabará por ficar ligeiramente mais quente e dormirá mais confortável.

7 – Recupere a tradição dos chouriços

Caíram em desuso, mas os velhinhos chouriços (espécie de almofadas compridas que se colocam a tapar as frestas de portas e janelas) que preveniam as correntes de ar nas casas antigas continuam a ser muito eficazes a proporcionar isolamento.

8 – O truque da folha de alumínio

Se tiver um radiador instalado numa parede externa, coloque folha de alumínio atrás do radiador. A capacidade reflectora da folha irá impedir que o calor desapareça através da parede e, em vez disso, irá reflecti-lo de volta para a casa.

Autoria da linda casa de banho da imagem: DESENHO BRANCO.

9 – Plástico de bolhas

O plástico de bolhas é mais do que um material de embalagem, pode ser um eficaz isolante térmico. Coloque uma folha nas janelas que não precisarem de ser transparentes para ajudar a manter algum do ar aquecido dentro de casa, baixando as suas contas de energia.

Veja mais dicas no artigo Como poupar no aquecimento e ter uma casa quentinha?


Tem mais algum truque que ajude a manter a casa quente para partilhar connosco?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista