Os 7 Melhores Materiais Para um Inverno Confortável em Casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
HOUSE IN OEIRAS, AJIMOS AJIMOS Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Nem sempre é fácil manter o bom humor durante o Inverno. Os dias mais curtos e, não raras vezes, mais escuros, têm real impacto no nosso estado de espírito. Não podemos fazer nada em relação a isso, mas podemos tornar as nossas casas mais aconchegantes. Hoje, dedicamos o nosso artigo ao tema e mostramos-lhe alguns materiais que ajudarão, certamente, a que passe um Inverno mais confortável em sua casa. São materiais bonitos, cálidos e acolhedores, todos eles passíveis, de uma forma ou de outra, de serem plenamente integrados na decoração. Assim como, no Verão, procuramos tornar a nossa casa mais leve e fresca (por exemplo, através da substituição dos têxteis), também há soluções para as estações mais frias. Este tema é tanto mais importante em Portugal onde as casas estão mal preparadas para o frio. Venha conhecer a nossa selecção e, no fim, diga-nos com quais destes materiais mais se identifica.

1. Pelo

Mantas, tapetes, capas de almofadas, colchas ou cobertores, os têxteis de pelo comprido são uma excelente adição à decoração da sua casa durante o Inverno. Para além da riqueza estética que acrescentam aos espaços onde se inserem, são extremamente quentinhos e oferecem inegável aconchego aos ambientes. Pode optar por peças com cores mais claras e discretas ou aventurar-se em tons quentes e ricos como o caramelo, o castanho ou o azul marinho.

2. Veludo

HOUSE IN OEIRAS, AJIMOS AJIMOS Salas de estar modernas
AJIMOS

HOUSE IN OEIRAS

AJIMOS

O veludo é igualmente popular na decoração de Inverno, surgindo em peças de mobiliário, carpetes, almofadas e até em cortinas. Suave ao toque e muito agradável à vista, é o material ideal para tornar um ambiente mais elegante, luxuoso e convidativo. Numa decoração de estilo clássico ou que se queira sumptuosa, o veludo pode ser utilizado de forma mais expressiva. Mas se o seu gosto vai mais ao encontro da simplicidade nórdica, por exemplo, adicione o veludo através de apontamentos como capas de almofadas (que podem facilmente ser substituídas no Verão por capas de tecidos mais finos e frescos) e em tons mais claros.

3. Madeira

Sala - Casa em Matosinhos - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Sala de estarSofás e divãs shi studio, shistudio, sheila moura azevedo, matosinhos, decoração, design, interiores, porto, portugal, sala, estar, jantar, projeto
ShiStudio Interior Design

Sala – Casa em Matosinhos – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

Não é por acaso que, nos países frios, há tantas casas construídas em madeira. É um material bonito, quente e acolhedor que pode aparecer em peças de mobiliário e de decoração ou em painéis nas paredes. Se tem, em casa, uma divisão que acha despida, fria e impessoal, considere a ideia dos painéis em madeira para a tornar mais convidativa. Note-se que a madeira não actua como ponte térmica, mas é um bom material de isolamento, mantendo as casas quentes no Inverno e frescas no Verão.

4. Cortiça

Sala de estar colorida Go4cork Paredes e pisos modernos Cortiça
Go4cork

Sala de estar colorida

Go4cork

Portugal detém um terço da área global de sobreiros, sendo responsável por 55% da transformação mundial deste material. A cortiça, para além de ecológica, tem um toque macio, uma cor quente e proporciona um excelente isolamento térmico e acústico. Nas paredes, em pavimentos ou em peças de decoração, aposte na cortiça para tornar a sua casa mais confortável para fazer frente ao Inverno. Ao fazê-lo, estará, também, a ajudar a economia portuguesa e o meio-ambiente!

5. Lãs e malhas

Mantas de alta qualidade - lã 100% natural, CRIVART CRIVART Salas de estar escandinavas Mobiliário,Luminária,Têxtil,Conforto,Design de interiores,Retângulo,Madeira,Almofada,Tons e tons,Arte
CRIVART

Mantas de alta qualidade – lã 100% natural

CRIVART

homify

Voltamos a insistir nos têxteis porque substituí-los é uma das formas mais fáceis de alterar a decoração e, neste caso, de a tornar mais confortável para o Inverno. Mantinhas e capas de almofadas em lã ou malha trarão calor e textura aos seus espaços, tornando-os mais apelativos para quando os dias arrefecerem!

A pele é um material que está inexoravelmente associado ao estilo rústico e industrial, dois estilos que se evidenciam pelo conforto e acolhimento que transmitem. Não é, por isso, de espantar que esteja, também ela, entre os materiais preferidos para o Inverno, especialmente pela cor em que, normalmente, aparece (o castanho).

7. Vime

Quarto de vestir Rima Design VestiárioAcessórios e decoração walk-in closet,design de interiores,Quarto de vestir
Rima Design

Quarto de vestir

Rima Design

Sala | Depois MUDA Home Design Salas de estar escandinavas
MUDA Home Design

Sala | Depois

MUDA Home Design

Terminamos com o vime que é, na verdade, transversal a todas as estações do ano, pelo que poderá ser presença contínua em sua casa. Use cestos para organizar as suas mantas, as pantufas de toda a família, os livros que anda a ler, as almofadas ou para colocar a lenha que alimenta as chamas da sua lareira!

Quais são os seus materiais preferidos? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!