Casas rústicas por Taller Esencia

Ampliação e remodelação de uma casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje, atravessamos o Atlântico para visitar a cidade de Puebla, no México, com vista a conhecer uma moradia no município de Nopalucan. A residência, de um piso, contava com várias divisões, um corredor comum e um jardim posterior, mas estava em mau estado de conservação, pelo que era pouco apelativa. O material da fachada principal era frio, com tabiques cinza e um pequeno realce de cor na porta principal que dava para a rua.

Os proprietários decidiram dar-lhe uma nova imagem, mais agradável e acolhedora, ampliar a construção e desenvolver um projecto de interior e paisagístico. Para tal, contrataram os profissionais do gabinete Taller Esencia, da Cidade do México.

Venha conhecer o projecto.

​A fachada original

Como podemos ver, a fachada original não era atraente. A parede, de blocos despidos, contava apenas com uma porta metálica em castanho e uma única janela com grades que dava para a rua. Era urgente intervir.

​Mãos à obra

O projecto de renovação passou por adaptar a moradia a um estilo rústico tipicamente mexicano. Porém, deveria ser também fresca e moderna. Nesse sentido, os profissionais escolheram um tom laranja terra que se encaixa numa interpretação mais alegre e versátil e combina com todos os materiais construtivos.

Ao fundo, vemos um portão e ao lado uma série de janelas correspondentes às salas do edifício. Apesar de parecer um edifício pequeno e pouco interessante, esta nova cor e o cuidado depositado em cada detalhe outorgam à construção um aspecto acolhedor e fresco.

​Desde o princípio

Pouco depois de se cruzar o portão, podemos percepcionar o terreno e as suas proporções: trata-se de um propriedade estreita, mas longa e com potencial.

​Jardim

O comprimento da propriedade permite a projecção de uma proposta interessante em relação à paisagem. Esta superfície deverá ser usada para lazer por parte dos inquilinos. Como terão os arquitectos aproveitado o espaço?

​Proposta para a fachada

Esta é a proposta para a fachada. O estilo é rústico com detalhes em pedra, estruturas de madeira na cobertura, janelas com marchetaria de madeira e ferro simples em preto. O mais importante é a ampliação do edifício para um segundo andar. Nesta proposta, desapareceu a fachada de tijolo cinza, tendo esta última sido substituída por superfícies coloridas e mais convidativas.

Corredor

Os detalhes em madeira e em pedra replicam-se nesta área nas janelas e nas portas. A adição deste material torna a fachada mais calorosa e rústica. Na cobertura, aplicaram-se, igualmente, as estruturas de madeira que criam um interessante jogo de sombras e propiciam à casa um agradável sentido rítmico. O segundo andar contém uma varanda protegida por um guarda-corpos em ferro.

​O melhor da proposta

Questionávamo-nos sobre o que os profissionais pensavam fazer ao jardim. Eis o projecto para o espaço exterior da casa. O jardim receberá uma refrescante piscina com área de jacuzzi onde a água se renova a cada momento a partir de sete cascatas que brotam da parede em pedra natural. As cores complementam-se na perfeição, surgindo a pedra sobre o laranja e a cerâmica de cor cremosa

Ao fundo, um terraço com sombra pode abrir-se e fechar-se consoante a vontade dos moradores, convertendo-se, assim, no local ideal de encontro e de convívio.

O que achou do projecto de remodelação que os profissionais argentinos preparam para esta casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!