Como Escolher Candeeiro para Sala Pequena – 9 Cuidados a ter em Conta

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
São Bento Studio III, Rafaela Fraga Brás, Interior Design & Homestyling Rafaela Fraga Brás, Interior Design & Homestyling Salas de estar escandinavas
Loading admin actions …

Os candeeiros estão entre os sistemas de iluminação mais comummente utilizados nos espaços interiores. E com razão: eles representam um complemento visual que personaliza e acrescenta um verdadeiro toque decorativo a uma sala, para além da função primordial de iluminar o espaço.

Mas esse valor intrínseco que os caracteriza também levanta muitas questões na hora de escolher: estilos, formas, materiais, proporções ou mesmo alturas… As opções são tantas que escolher bem pode parecer uma tarefa titânica, que se complica ainda mais quando o espaço é limitado. 

Os candeeiros para salas pequenas requerem um cuidado extra porque não podem pôr em causa a noção de amplitude, tão preciosa nestes casos!

Está confuso e assoberbado com a escolha do ansiado candeeiro para sala? Não entre em pânico! Hoje na homify dizemos-lhe tudo o que precisa de saber para fazer a escolha certa para o seu candeeiro para sala de estar pequena, de acordo com o espaço e com o seu estilo!


1 – Os tipos de candeeiros

Antes de passarmos a regras particulares, é importante conhecer os tipos de candeeiros mais utilizados para candeeiros para sala de estar e jantar.

Um candeeiro é, por definição, um equipamento que é fixado ao tecto e que se destina a iluminar o espaço por baixo. Existem 3 famílias principais: os candeeiros suspensos, os lustres e os candeeiros de tecto, também chamados de plafons). Cada um deles tem o seu próprio aspecto e o seu próprio uso.


Os candeeiros suspensos

Os candeeiros suspensos são, como o seu nome indica, luminárias suspensas, geralmente compostas de uma única peça, ou seja, um abajur. Há já alguns anos, no entanto, existem as chamadas luzes pendentes de cluster ou enfilade, compostas por vários elementos, como a que vemos na imagem seguinte. Tanto os candeeiros suspensos mais simples como esta versão mais elaborada , bastante leve, são muito adequados para salas pequenas.

Lustres ou candelabros

Os candelabros são iluminações decorativas compostas por vários elementos (braços, abajures, pingentes, grinaldas, ornamentos, etc.). Embora existam lustres clássicos com curvas e detalhes ricos, existem também lustres contemporâneos com linhas mais sóbrias.

Um candeeiro de cristal em lustre pode ser usado numa sala pequena? Não é tão comum, mas pode ser feito com elegância, como esta imagem comprova!

Luzes de tecto ou plafon

As luzes de tecto ou plafons são fixadas directamente no tecto e não ficam penduradas. Podem ser uma peça para iluminação geral, ou constituídas por vários pontos para dirigir e focalizar a sua luz. Existem em diferentes estilos e formas, dos mais simples aos mais requintados. São sistemas de iluminação muito apropriados para salas pequenas pelo seu design leve e versátil, como o que vê na imagem acima da TRAÇO MAGENTA – DESIGN DE INTERIORES.

2 – Pense as dimensões

Este é um ponto fulcral para escolher um candeeiro para uma sala, seja para a sala de estar ou um candeeiro para sala de jantar. Quando o espaço é limitado, quase tudo se resume às dimensões das peças que o compõem na busca da harmonia e da elegância.

As dimensões da sala e a sua forma (quadrada, rectangular) são decisivas para determinar as dimensões do candeeiro. Antes de comprar aquele candeeiro pelo qual se apaixonou na loja, deve ter bem presentes as dimensões da sala em que deseja colocá-lo!

Aqui estão algumas regras para obter um resultado optimizado e equilibrado:

  • Para uma sala com menos de 10 m², o diâmetro do candeeiro deverá ser entre 30 e 40 cm.
  • Para uma sala de 10 a 15 m², deverá optar por um candeeiro com um diâmetro de 40 a 45 cm.
  • Para uma sala de 15 a 20 m², já pode optar por uma peça com um diâmetro de 45 a 50 cm.
  • Estas indicações são mais importantes para os candeeiros suspensos e para os candelabros, pelo impacto que têm no ambiente e na amplitude visual do espaço, mas também podem ser usadas com sucesso nos plafons.


T3 Lisbon Luxury Apartment, EU LISBOA EU LISBOA Salas de estar modernas Mobília,Propriedade,Sofá,Porta-retratos,Design de interiores,Construção,Pisos,Cinza,Piso,Mesa

Estes valores são valores mínimos: nada o impede de seguir a via extravagante com uma suspensão extra-grande, mesmo numa sala pequena (em especial se a cor do abajur for clara ou este for transparente)!

3 – A que altura deixar o candeeiro suspenso?

A única regra é que um candeeiro suspenso ou um lustre não deve obstruir o movimento das pessoas, e por isso é necessário evitar que elas batam com a cabeça no abajur! Isto é ainda mais flagrante numa sala pequena, onde contornar o abajur para o evitar pode não ser tarefa fácil Em segundo lugar, dependendo da função da lâmpada pendurada numa sala, a altura variará muito. Se pretende uma iluminação mais focada, sobre uma mesa de jantar ou sobre um canto de leitura pode baixar um pouco o abajur do candeeiro suspenso, mas aqui deve evitar abajures demasiado volumosos, o que não é difícil em candeeiros para sala modernos.

Dica: Para distanciar visualmente um tecto demasiado baixo, escolha uma suspensão cilíndrica ou em tambor e ajuste o comprimento do fio para que este fique mais próximo do tecto.

4 – Escolha candeeiros que iluminem todos os cantos

Um dos aspectos mais importantes na escolha do candeeiro para uma sala pequena é garantir que toda a sala recebe a luz de que necessita, quando precisa. Em salas pequenas com níveis de luz natural inferiores aos ideais, é muito fácil que os cantos se tornem armadilhas para sombras, fazendo com que o espaço se sinta ainda mais pequeno à noite. Uma solução muito inteligente é optar por um plafon com focos direcionáveis, que possam abranger todo o espaço sem ter de recorrer a outros candeeiros extra.

5 – Pense em iluminação decoração

Naturalmente, salas mais pequenas significam menos espaço para permitir escolhas frívolas no design de interiores – e isso pode significar que as obras de arte ou acessórios decorativos têm de ser eliminados da lista de prioridades a favor de objectos mais úteis. Para obter o máximo de personalização possível numa pequena sala de estar, procure candeeiros leves, mas que tenham um alto valor estético e funcionem também como obras de arte. 


6 – Escolha os candeeiros depois de a decoração estar completa

Embora essenciais para a atmosfera da sua sala, os candeeiros decorativos são acessórios. A menos que esteja a começar do zero na sua decoração e o ponto de partida do seu estilo seja precisamente o candeeiro, aconselhamo-lo a encontrar primeiro os elementos mais imponentes (sofá, mesas, armários, etc.) antes do candeeiro, e depois adaptar as suas dimensões e o seu estilo aos restantes elementos. Assim evita sobrecargas e erros que podem colocar em risco o conforto da sua sala pequena. 

7 – Crie áreas com iluminação específica

Ao pensar em como planear a iluminação de uma sala pequena, considere como a sua utilização pode realmente ajudar a alterar a disposição da sala. Numa sala pequena com múltiplas funcionalidades – uma sala de estar pode ser ao mesmo tempo uma sala de jogos, um escritório em casa, uma sala de televisão e muito mais – pode ser mais difícil acrescentar um sentido de divisão às áreas dedicadas. Escolher candeeiros de pé adequados ao espaço, leves e funcionais ou acrescentar candeeiros suspensos dedicados e mais baixos são opções inteligentes.

8 – Escolha candeeiros leves ou minimalistas

Uma pequena sala de estar nem sempre consegue lidar com um candeeiro dramaticamente grande. Se quiser fazer uma afirmação sem deixar o espaço apinhado, considere um candeeiro suspenso mais minimalista, que cause impacto devido ao seu design interessante e não ao seu tamanho físico. 

Nesta sala, o abajur transparente tem um design leve, moderno e muito interessante, imprimindo um cunho contemporâneo à sala, mas a sua simplicidade e abraço do espaço negativo faz com que a sua presença não seja impositiva.

9 – Crie simetria

Para obter uma sensação espacial mais ampla crie uma decoração baseada na simetria da iluminação. Escolha candeeiros a condizer em pares e coloque-os no tecto, em mesas de consola ou nas extremidades de uma lareira. Eles irão emoldurar o que estiver entre elas e dar uma estrutura ao seu esquema decorativo.

Aprenda também a escolher candeeiros de mesa no artigo ’Candeeiros de Mesa: O Melhor Para Cada Divisão da Casa | 23 Imagens para o Inspirar’.


Já cometeu erros ao escolher decorações para a sua sala pequena? Foi o candeeiro?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista