Plantas de Apartamentos: Como ler e Interpretar Plantas + 15 Exemplos

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Reabilitação Fachada exterior + Hall Comum_Matosinhos_2020_Aluminio_Guardas_Pormenor de Entrada Comum. REABILITE., KIK - ARQUITECTURA - ENGENHARIA - CONSTRUÇÃO KIK - ARQUITECTURA - ENGENHARIA - CONSTRUÇÃO Habitações multifamiliares Alumínio/Zinco Metalizado/Prateado
Loading admin actions …

A compra de um apartamento novo em planta ou que esteja em estado de acabamento não é uma tarefa simples. É difícil projetar-se, porque o apartamento ainda não existe. Para ajudá-lo a visualizar existem plantas de apartamentos, como também renders em 3D que permitem criar uma ideia clara de como se irão organizar os vários espaços, os metros quadrados disponíveis, o número de divisões, entre outros detalhes.

Todas as suas dúvidas podem ser encontradas nas plantas do seu futuro apartamento, mas para isso é preciso saber entendê-las! Neste sentido, a homify reuniu várias dicas úteis para ajudá-lo a decifrar uma planta de apartamento. Não perca!

Uma planta em papel: um clássico ainda relevante

Habitação Municipal de Almada, Atelier 17 Atelier 17 Habitações multifamiliares

Um apartamento que está, ainda, em estado de conclusão é comprado baseado em plantas. Desde T0 a 5 ou mais quartos, de pequenas varandas ao duplex com terraços, o problema é o mesmo: interpretar a planta que está diante dos nossos olhos para se projetar neste apartamento que pretende comprar para viver nele ou para alugar.

A planta desenhada em papel pelo arquiteto é o primeiro contacto real com o comprador.

O que é representado na planta da casa?

Nas plantas de apartamentos ou de outros projetos arquitetónicos são indicadas várias informações, tais como:

  • Nível dos pisos em relação à cota natural do terreno e à cota da rua;
  • Acessos ao imóvel para automóveis e pedestres;
  • Informação sobre a existência de portas e janelas;
  • Nomes e áreas das divisões e espaços;
  • Desenho do piso;
  • Tipos de revestimentos;
  • Áreas permeáveis do terreno;
  • A Rosa dos Ventos – orientação solar;
  • O Sistema de águas sanitárias, por exemplo se tem painéis solares, bomba de calor, esquentador, caldeira;
  • Sistema de aquecimento/arrefecimento ambiente;
  • Tipo de isolamento;
  • Tipo de caixilhos;
  • Projeto hidráulico;
  • Projeto elétrico;

Entre outros projetos que poderão ser considerados relevados pelo Arquiteto e respetiva equipa profissional.

Diferentes cortes

Antes de mais nada é necessário saber que existem diferentes cortes, quando analisamos uma planta de apartamento.

Mas o que são os cortes? Estes são as vistas que permitem mostrar os compartimentos internos de um projeto, tamanho das portas e janelas, alturas do pé direito, ver se existem de tetos falsos, sancas, entre outros detalhes que não podemos ver na vista standard da planta.

Refere-se que existem dois principais tipos de corte: longitudinal e transversal. Para ser mais claro, só precisa de imaginar que é como se uma lâmina cortasse a casa a meio e a dividisse na vertical.

Já o segundo é imaginar que cortaram a sua casa a meio, mas na horizontal.

Informação tradicional, mas fundamental para ler uma planta

Residências num armazém, Ofélia Ofélia Habitações multifamiliares

Informações importantes para ler uma planta:

  • A planta mestre do edifício. Reproduz a localização do apartamento no prédio (andar, prédio, orientação).

A área do apartamento, o número de divisões com a área de cada uma, com altura, comprimento e largura. A tipologia: T1, T2, T3, etc. (plantas de apartamentos 2 quartos, plantas de apartamentos 3 quartos). O número após o T para Tipo indica o número de quartos. Por exemplo, um apartamento com um quarto é um T1. A sala de estar e de jantar não se inclui nesta contagem, ao contrário de certos países da Europa.

  • A planta da localização do edifício em relação aos diversos equipamentos urbanos (transportes, escolas, comércio, etc.

  • A superfície: é expressa em m² habitáveis. É a área útil deduzida das paredes, divisórias, condutas, vãos de portas e janelas e qualquer parte do piso cuja altura seja inferior a 1,80 m é indicada para cada divisão da habitação. É indicada a área de cada quarto do alojamento (incluindo áreas auxiliares: varandas, terraços, etc.) bem como a área total do apartamento.
  • Numa planta, a escala é a relação entre as dimensões de um desenho e o objeto que este representa. No canto inferior esquerdo está representada escala da respetiva planta, de 1:50. Isso significa que cada 1cm desenhado corresponde a 50 cm na realidade. A área de cada divisão será especificada na planta. Isso ajudá-lo-á a preparar e a organizar o seu futuro apartamento, pois pode pensar onde irá colocar o sofá, a mesa da sala, entre outros móveis que já tem ou que pretende mandar fazer.

Como identificar as portas, paredes e janelas numa planta?

- Paredes: As áreas que estão preenchidas a cinzento representam as paredes do imóvel. Pode verificar que têm espessuras diferentes. Estas diferenças podem representar paredes o acabamento das mesmas, por exemplo se é de betão de drywall.

- Janelas: as interrupções nas paredes externas são as janelas e indicam tanto o tamanho da esquadria quanto a disposição das folhas de vidro. Geralmente, podemos encontrar as dimensões de altura, largura e comprimento desses espaços.

- Portas: os arcos tracejados na parte interna do apartamento indicam a direção de abertura das portas, que são desenhadas como um retângulo fino.

Use a rosa dos ventos para descobrir a orientação do apartamento

Uma rosa dos ventos, representada nas plantas por um círculo e a letra N para indicar o Norte, permite visualizar a orientação do seu futuro apartamento. Geralmente, é possível ver n

a planta do apartamento, no canto direito superior, uma rosa dos ventos desenhada, o que lhe permite identificar a posição do imóvel.

As divisões voltadas para o norte anunciam pouco sol e pouco calor! Mas tudo dependendo das suas expectativas e de onde mora, veja se a exposição é certa para si.

Os apartamentos que estão voltados para o leste terão sol pela manhã e os voltados para o oeste beneficiarão dos raios de sol ao final do dia.

Nota: em Portugal o Sol nasce a Este e põe-se a Oeste, logo a orientação a Sul é mais vantajosa do que a Norte. Procure que os espaços sociais tenham a maior exposição possível e deixe o Norte para os quartos ou escritório.

Comparar as plantas de uma casa para outra

homify Paredes e pisos modernos

Para ter certeza de sua escolha, faça sua pesquisa e observe as diferenças de organização e layout de um apartamento para outro. Assim, poderá ter mais certeza do apartamento que mais responde às suas expectativas e necessidades.

Os andares

Quando analisar a planta de um apartamento tenha em conta a questão dos pisos. No imóveis com mais do que um andar são, geralmente, anexadas várias folhas (uma para cada piso) e cada uma será apelidada com nomes específicos (como por exemplo: planta do pavimento térreo, planta do 1º andar, etc.).

Plantas baixas de apartamentos

Já ouviu falar no termo planta baixa de apartamento? Pois bem, hoje desmitificamos todos os conceitos e saiba que a planta baixa é o desenho do imóvel projetado de forma horizontal , de modo a representar uma vista de cima das divisões, sem que vemos o teto.

Descubra projetos de apartamentos: aqui.

Bom conselho antes de comprar uma casa apenas em planta

Se está a comprar um apartamento apenas baseado em plantas, não se deixe ficar apenas satisfeito por estes documentos (embora sejam muitos e específicos). Vá e veja o meio ambiente, a vida do bairro. Isso dar-lhe-á uma ideia do ambiente, do que está nas proximidades (antenas, fábricas, etc.), do comércio local e das paisagens à volta do seu futuro bem imobiliário.

Nas plantas, preste atenção à localização do apartamento em relação ao vão das escadas e ao elevador, que podem ser fontes de ruídos desagradáveis. Para concluir, não hesite em comparar diferentes planos antes de escolher a sua futura casa.

Onde encontrar um arquiteto para obter uma planta de apartamento?

Os arquitetos registados na plataforma da homify realizam plantas de apartamentos pequenos, plantas de apartamentos de luxo, plantas de apartamentos grandes… Enfim, a planta que se enquadra ao seu futuro projeto de remodelação ou construção. Não hesite em aceder aos contactos (aqui) e solicitar informações e orçamentos.

As nossas dicas foram úteis?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!