15 Plantas que Purificam o Ar da Sua Casa

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
VOYEUR, OTTOTTO OTTOTTO Salas de estar minimalistas Vidro Transparente
Loading admin actions …

A qualidade do ar interior, especialmente onde dormimos, é muito importante! Afinal, passamos quase 90% do nosso tempo dentro de casa.

Os poluentes em casa são considerados um dos maiores riscos para a nossa saúde, porque em muitos casos não podem ser removidos de forma eficaz e, portanto, tendem a acumular-se.

Existem vários tipos de substâncias que afetam o ar em casa: pólenes que causam alergias, bolor e, o mais importante, poluentes tóxicos como formaldeído, retardadores de chama, benzeno, amoníaco e compostos orgânicos voláteis.

Estes últimos provém de móveis, tapetes, colchões, plásticos, borracha, têxteis, produtos de limpeza, tintas e vernizes, bem como do fumo e dos agrotóxicos com que vivemos.

Mas sabia que certas plantas têm o poder de melhorar a qualidade do ar interior? Não é magia, mas simplesmente o efeito da fotossíntese. Porque essas plantas purificadoras produzem mais oxigénio do que outras plantas. Mas isso não é tudo, pois também purificam o ar da sua casa, eliminando as toxinas presentes dentro do ambiente

Ficamos com imensa vontade de ter umas plantas lindas que limpam o ambiente, não é verdade? Mas isso não é tudo. Porque também têm a propriedade de humidificar o ar, algo muito útil quando o ar de um espaço está muito seco! E se, além disso, lhe dissermos que são plantas muito resistentes? Neste sentido, temos a certeza de que terá interesse em ter pelo menos uma planta em sua casa em sua casa!

Hoje, a homify selecionou 15 plantas que purificam o ar em ambientes fechados! Sim, pode ter plantas para interiores que embelezam e que melhoram a qualidade do ar que respira. Por isso, venha sem mais demoras descobrir quais são e tome nota!

1. Aloe Vera

Sala de estar Arkstudio Salas de estar rústicas
Arkstudio

Sala de estar

Arkstudio

Provavelmente conhece o Aloe Vera pelos seus benefícios cosméticos, mas na verdade é que também é muito eficaz na destruição do formaldeído no ar dos nossos interiores.

Observe que esta planta requer uma boa exposição à luz natural, precisa de uma terra bem drenada, que deve secar entre as diferentes regas.

2. Dragoeiro de Madagascar

Sala de estar OTTOTTO Salas de estar minimalistas Vidro Transparente vidro,fachada de vidro
OTTOTTO

Sala de estar

OTTOTTO

O Dragoeiro de Madagascar é um dos seus melhores aliados na luta contra a poluição do ar interior, pois é conhecido por eliminar o benzeno, o formaldeído, o xileno e também o tricloroetileno. Esta é uma planta que não necessita de muita manutenção, pois tolera o solo seco e regas irregulares. No entanto, lembre-se de não expor esta planta à luz solar direta.

3. Espada-de-São-Jorge

Espada de São Jorge | Sansevieria trifasciata Urban Jungle - Plantas e Projectos CasaPlantas e acessórios plantas de interior, plantas resistentes, sansevieria, espada-de-são-jorge, sansevieria trifasciata
Urban Jungle – Plantas e Projectos

Espada de São Jorge | Sansevieria trifasciata

Urban Jungle - Plantas e Projectos

Segundo uns estudos da Nasa, a planta Espada-de-São-Jorge, também conhecida como língua-de-sogra, elimina toxinas, incluindo formaldeído e benzeno.

As folhas verdes escuras crescem verticalmente e apresentam manchas verde claro e amarelo. É uma planta perfeita para pessoa com pouco tempo e jeito na jardinagem, porque é uma planta que precisa de muito pouco cuidado e de pouca luz. A Espada-de-São-Jorge cresce muito bem sozinha.

Não se esqueça de comprar umas plantas para casa de banho! Até para purificar o ar…

4. Orquídea

Se a Orquídea é uma planta popular pela sua bonita aparência, saiba que também é muito boa para purificar o ar. Na verdade, a orquídea elimina VOC's (compostos orgânicos voláteis), bem como formaldeído.

Em termos de cuidado, a orquídea aprecia um ambiente bastante húmido e muita luz, mas não tolera bem o calor.

Já pensou que pode ter uma ou várias plantas que purificam o ar do quarto? De facto, pensar que as plantas roubam o oxigénio é mito!

5. Palmeira ráfia

Exemplares isolados tornam-se pontos de destaque verdes e purificadores do ar Urban Jungle - Plantas e Projectos Escritórios plantas de interior, paisagismo, palmeira areca, strelitzia nicolai, vasos, escritório com plantas
Urban Jungle – Plantas e Projectos

Exemplares isolados tornam-se pontos de destaque verdes e purificadores do ar

Urban Jungle - Plantas e Projectos

A palmeira é um excelente purificador de ar porque remove a maioria dos poluentes atmosféricos. Também é conhecido por ser excelente na eliminação de amônia.

A palmeira prefere uma luz indireta e aprecia particularmente a humidade atmosférica. Se for possível, coloque-a próximo de outras plantas, de modo a ter a humidade necessária.

6. Jibóia ou hera-do-diabo

Home office com plantas Bioma Plants EscritórioAcessórios e decoração bioma, decoração interior, design de interiores, design e decoração, plantas, paisagismo, homeoffice, escritório
Bioma Plants

Home office com plantas

Bioma Plants

A hera-do-diabo, também conhecida por Jibóia, é uma das plantas mais eficientes planta hera, em termos de purificação do ar. Na verdade, sabe-se que elimina o formaldeído, mas também o monóxido de carbono, assim como outras substâncias. Esta planta precisa de luz parcial e precisará de pouca água se a temperatura estiver baixa.

7. Bambu

O Bambu consegue remover completamente o formaldeído de uma casa, mas também atua como desumificador natural. Esta planta prefere luz indireta e é essencial que permaneça húmida.

8. Samambaia de Boston

Showroom Lisboa Design show 2014, fiu jardins, lda. fiu jardins, lda. JardimPlantas e flores
fiu jardins, lda.

Showroom Lisboa Design show 2014

fiu jardins, lda.

A Samambaia de Boston é conhecida por ser um excelente purificador de ar natural. É também uma planta capaz de erradicar o formaldeído, mas atua como purificador geral do ar, neutralizando outras substâncias.

As suas propriedades elevam-na, hoje em dia, como uma das melhores plantas de interior para purificar o ar. Embora mostre alguma tolerância à seca e à luz parcial, a Samambaia de Boston prefere luz brilhante e solo húmido.

9. Begônias

As Begônias são plantas suculentas que produzem lindas flores, encontramo-las na cor branca, cor laranja, rosa ou vermelha e dão flores durante quase o ano todo.

Purificam o ar, neutralizando benzeno e produtos químicos a base de tolueno.

A Begônia multiplica-se por sementes, como também por pedaços de caule com ou sem raízes. É necessário a terra deve ser fértil e rica em matéria orgânica e com boa drenagem. Gosta do frio.



10. Planta Hera

A hera é um excelente purificador de ar. Na verdade, é capaz de eliminar o formaldeído e o benzeno, uma toxina cancerígena encontrada o fumo do tabaco, detergentes, pesticidas e muitos produtos sintéticos. Observe que esta planta requer uma rega moderada, bem como uma temperatura entre 15 e 21°C.

11. Lírio da Paz

Super Casa de Bonecas, Rita Salgueiro Rita Salgueiro Salas de estar modernas
Rita Salgueiro

Super Casa de Bonecas

Rita Salgueiro

De certeza que já viu esta linda planta nalgum lugar! É muito procurada porque é fácil de cuidar e as suas flores brancas ficam incrível num espaço.

O Lírio da Paz pertence à família Araceae, de origem colombiana, aprecia a luz (sem estar sob o sol direto), a humidade e uma temperatura ambiente de 20 a 22°C. Além de bonita, também é perfeita para purificar o ar. Até pode colocá-la num vaso alto para criar altura.

12. Aglaonema

É a emissão de uma grande quantidade de oxigénio que confere ao Aglaoneme propriedades de limpeza. Erradica o formaldeído e o benzeno, bem como outras toxinas. Esta planta requer uma boa drenagem e sombra total para desenvolver. Porém, tenha cuidado, pois a seiva desta planta pode ser irritante.

13. Gérbera (Gerbera jamesonii Adlam)

A Gérbera é particularmente indicada para eliminar o benzeno, que é uma toxina cancerígena. Além disso, esta planta também absorve dióxido de carbono e emite oxigénio. Para que se desenvolva totalmente, é preciso colocá-la em pleno sol.

Aqui vemos algumas flores cortadas, para comprar Gérbera em vaso. É uma planta muito barata e encontra até em supermercados.

14. Dracaena Fragrans

A Dracaena Fragrans é, geralmente, encontrada em escritórios e casas particulares, graças à sua bela folhagem marcada com uma linha mais clara no meio. Deve-se dizer também que suporta bem a rega irregular e não requer grandes cuidados. Temos que admitir que é bem prático encontramos plantas que não são muito difíceis de cuidar, sobretudo quando não temos muito jeito!

Também desempenha perfeitamente o seu papel como purificador de ar num ambiente. Mas cuidado, porque as suas folhas são venenosas. Os animais e as crianças mais pequenas não se devem aproximar desta planta.

15. Pachira Aquatica

Apartamento Anos 50 | Depois MUDA Home Design Salas de estar ecléticas
MUDA Home Design

Apartamento Anos 50 | Depois

MUDA Home Design

Também chamada de árvore do dinheiro, a Pachira Aquatica é de fácil manutenção. Precisa de pouca água porque a armazena no seu tronco. E não requer muita luz para crescer.

Muitas vezes, planta-se Pachiras Aquaticas para que possam entreleçar-se no tronco, tornando-se uma planta de casa muito elegante. Saiba que na Filosofia do Feng Shui, as folhas da pachira são símbolos de felicidade e fortuna. Além de que são plantas interiores que purificam o ar. Por isso, é perfeita para ter em casa!

E por falar em Feng Shui, venha saber mais neste artigo: Feng Shui: para uma casa com boa energia.

Qual destas plantas vai comprar para purificar o ar da sua casa? Conte-nos tudo! 

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!