Tons de Rosa – 22 Inspirações para uma Decoração Mais Positiva

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Projecto 3D - Ouro sobre rosa, Smile Bath S.A. Smile Bath S.A. Casas de banho minimalistas Rosa
Loading admin actions …

De certeza que já ouviu alguém usar as expressões ver a vida cor-de-rosa ou ver tudo cor-de-rosa. Normalmente refere-se a uma visão demasiado optimista da vida, de alguém que não vê ou se recusa a ver os obstáculos no seu caminho. Mas, se pensarmos bem, ver a vida dessa forma não tem de ser algo mau – o otimismo e a leveza são características essenciais para seguir em frente quando as coisas se tornam difíceis!

Mas de onde vem esta visão da cor rosa? Os tons de rosa são desde sempre conotados com felicidade, doçura e infância, tudo sentimentos e fases que se querem duradouros, por isso é normal querer ter uma vida repleta dessa cor… Então, porque não tem? Inclua-a na sua casa já!

Esqueça as visões de quartos infantis de menina (embora o rosa seja sempre uma cor vencedora nestes espaços). Hoje na homify mergulhamos directamente no mundo da doçura e vamos provar-lhe que o rosa funciona em qualquer ambiente, por dentro e por fora, sem tornar os espaços demasiado românticos ou femininos. Ora espreite!

1 – Tons de rosa na fachada

Casa do Conselheiro, MH.Arquitectos MH.Arquitectos Moradias Rosa Reabiliação
MH.Arquitectos

Casa do Conselheiro

MH.Arquitectos

Se é para entrar neste mundo em rosa, que seja em cheio! Começamos com ideias para cor de rosa na fachada! Acha um exagero? Então repare nestes belos projectos e mude de ideias agora.

O rosa na fachada funciona muito bem e é uma escolha intemporal. É associado a um estilo retro e romântico, de influências campestres.

Na verdade, o rosa é uma cor que envelhece na perfeição e combina maravilhosamente com o verde da natureza, pelo que foi uma escolha muito comum em casas de campo antigas. Pode escolher uma cor magenta, ou quase, que a passagem do tempo vai devolver-lhe uma bonita cor de rosa pastel ou um cor de rosa velho.







House in Serra da Estrela, Rendergram Rendergram Casas unifamilares Betão Rosa
Rendergram

House in Serra da Estrela

Rendergram

Mas os tons de rosa não funcionam apenas com casas de estilo clássico ou campestre… Uma casa de linhas totalmente modernas pode beneficiar muito na inserção na envolvente natural com a utilização de um revestimento em tons de rosa para parede exterior. Se não acredita, repare na incrível casa moderna da imagem acima – observe como o rosa se liga em total harmonia com o verde da Serra da Estrela e se torna no prolongamento do suave tom das flores de urze. Maravilhosa, não? Já está convencido que o rosa funciona na fachada? Então passemos aos interiores!


2 – Cor de rosa na cozinha , uma escolha arrojada

Sabemos que esta não é uma cor consensual numa cozinha… A probabilidade de ouvir frases como é a cozinha da Barbie ou é uma cozinha perfeita para uma mulher (por ser uma cor considerada feminina), é grande e se não se sente confortável com esses estereótipos, o melhor é optar por outra cor mais comum. Porque o rosa numa cozinha é sempre uma afirmação de personalidade incontornável e irá sempre ser alvo de comentários.


Sala | Cozinha - Janelas de S. Bento, Porto - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Cozinhas pequenas shistudio,shi studio,sheila moura azevedo,cozinha,jantar,sala,cadeira,porto,matosinhos,alojamento turistico,s.bento,decoração
ShiStudio Interior Design

Sala | Cozinha – Janelas de S. Bento, Porto – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

Mas, se a sua predilecção por esta cor o deixa tentado, não se restrinja ao básico. Não precisa de fazer a cozinha toda rosa ou escolher um tom tão impactante, como este da SHISTUDIO INTERIOR DESIGN, um rosa chiclete giríssimo, quase rosa choque – pode escolher tons de rosa claro mais esbatido, como o rosa velho, o rosa pastel, o rosa chá ou, se pretender algo ainda mais discreto, o branco rosado. E também não precisa de introduzir o rosa em grandes quantidades – pode apenas adicionar alguns elementos rosa, como as cadeiras estofadas da foto acima, ou alguns quadros. O rosa vai sempre tornar a sua cozinha mais descontraída, mas não precisa de deixar de ser elegante.

Neste artigo mostramos apenas duas ou três inspirações de cozinhas com elementos rosa, mas no site da homify encontra muitas mais e pode comprovar que esta não é uma cor nada displicente para introduzir neste espaço tão funcional e especial.

3 – Rosa na casa de banho

Projecto 3D - Ouro sobre rosa, Smile Bath S.A. Smile Bath S.A. Casas de banho minimalistas Rosa móvel suspenso, lavatório de pousar, brushed gold, azulejos, cerâmicos
Smile Bath S.A.

Projecto 3D – Ouro sobre rosa

Smile Bath S.A.

Por ser um espaço mais íntimo e recatado, a casa de banho (em especial a de uma suite) pode ser o lugar ideal para expandir as suas fantasias a cor-de-rosa. O visitante mais comum deste espaço será você mesmo, por isso toca a planear a sua casa de banho rosa!

Se quer ousar e ir ao fundo da da questão, escolha azulejos todos cor de rosa. Esta opção, à semelhança do que vê neste projecto da Smile Bath S.A., cria uma atmosfera envolvente e delicada que pode facilmente ser complementada com elementos brancos ou até dourados (sem exageros), para um toque de elegância.

Monte da Ervilha | 2015, Atelier Susana Camelo Atelier Susana Camelo Casas de banho modernas Rosa
Atelier Susana Camelo

Monte da Ervilha | 2015

Atelier Susana Camelo

Se é adepto de mudanças frequentes e vai cansar-se dos azulejos rosa a curto prazo, pode optar por tinta rosa. A tinta é muito mais fácil de tapar e vem em centenas de tonalidades cor-de-rosa irresistíveis, pelo que será muito mais fácil de encontrar o tom que procura para a sua casa de banho.

O Mate que adiciona brilho à sua casa Smile Bath S.A. Casas de banho modernas Cerâmica Cinzento lavatório, washbasin, loom, rose gold, faucet
Smile Bath S.A.

O Mate que adiciona brilho à sua casa

Smile Bath S.A.

O cor-de-rosa combina maravilhosamente bem com o cinzento. Como dizem os ingleses it's a match made in heaven (uma combinação celestial)! Assim, se procura um look mais clean, mais simples e minimalista para a sua casa de banho, pode optar por acessórios de casa de banho em metal rosado, como os da imagem. Não fica incrível?


4 – Cor-de-rosa à mesa

Não é vulgar, mas tem muito potencial! Esta cor tanto pode ser usada para uma mesa descontraída e primaveril, como a da imagem acima, como para uma mesa requintada e original, à semelhança da imagem abaixo. O segredo está nos tons e nos materiais: tons mais vivos serão mais impactantes, extrovertidos e alegres, sendo perfeitos para adicionar em acessórios e equipamentos. Se apresentados em materiais simples como vidro e algodão, o fucsia, o rosa magenta ou o rosa choque farão uma bela mesa festiva de exterior, por exemplo.

Os tons de rosa mais esbatidos, como o rosa claro, são mais sérios e requintados, podendo ser o tema central de uma mesa formal e luxuosa.


5 – Rosa como imagem de negócio

É incontornável: – não há cor mais associada a um determinado género do que o rosa. Por isso, não é de estranhar que as marcas escolham o rosa como cor bandeira para se dirigir ao público feminino. Mas não tem obrigatoriamente de ser assim.

Passando à frente do cliché feminino, os tons de rosa são bastante versáteis. Sendo um tom mais claro de vermelho, as marcas que empregam cor-de-rosa conseguem transmitir uma sensação de energia e alegria misturada com uma percepção de relaxamento e calma. Este é um sentimento por vezes associado ao amor e à sensualidade, sendo por isso uma cor muito usada por marcas de cosméticos e perfumes. Também lembra algo doce e delicado, pelo que é excelente para marcas de bolos, frutas, caramelos e muito mais. Por outro lado, os tons de rosa mais claros são muito calmantes, sendo muito indicados para locais onde se pretenda esse efeito, como clínicas, por exemplo.

6 – Aconchego e originalidade – uma sala com cor-de-rosa

O cor de rosa pode ser para toda a família e não apenas para a princesa da casa. É difícil ultrapassar o preconceito de que torna a casa demasiado feminina e adocicada, mas nós cá estamos para desmistificar ideias erradas. Os tons de rosa podem assumir o carácter que lhes quiser dar! Podem até oferecer um ar régio à sua sala de estar, se escolher tonalidades esbatidas em estofos de veludo aplicados em móveis de estilo clássico.


Não precisa de ter toda uma temática em rosa, se não é esse o seu desejo ou gosto! Pode ousar em tons mais vivos e carregados, desde que opte pelo rosa em apontamentos e que os combine com cores totalmente neutras, como o cinzento, o bege ou o branco. E há tanta oferta! Uma sala aborrecida pode ganhar um aconchego e um estilo completamente novo com uma cadeira como a da imagem acima ou um painel de gesso cor de rosa, exclusivo, como o da imagem abaixo.

Sala de Estar_Open Space Ginkgo Design Studio Salas de estar modernas Madeira Cinzento open space, mid century, revivalista, boiseries, quadros preto e branco, sofá relax, cadeirão Charles Eames, pau ferro, dourado, branco, greige, rosa e verde água
Ginkgo Design Studio

Sala de Estar_Open Space

Ginkgo Design Studio

Um simples par de almofadas cor de rosa num sofá cinzentão pode fazer uma diferença abismal na imagem da sua sala de estar ou do seu quarto em mais uma vez, essa imagem pode ter a força que lhe quiser dar em função da tonalidade escolhida.

7 – combinações com tons de rosa

Quarto casal - vivenda em S. Mamede - Projeto de interiores Shi Studio - Matosinhos, Porto ShiStudio Interior Design Quartos escandinavos Azul quarto casal,cama,iluminação,rosa,cabeceira,shi studio,sheila moura azevedo,shistudio,decoração
ShiStudio Interior Design

Quarto casal – vivenda em S. Mamede – Projeto de interiores Shi Studio – Matosinhos, Porto

ShiStudio Interior Design

Já temos vindo a falar deste tema, mas é sempre bom realçar. Na hora de escolher combinações é importante saber quais são vencedoras e quais podem resultar mal.

Rosa e o cinzento é uma combinação clássica, mas há outras mais inusitadas que funcionam bem. Nas imagens seguintes encontra algumas imagens inspiradoras com inusitadas combinações de cor-de-rosa, como rosa e azul bebé, rosa e cor de laranja, rosa e amarelo, rosa e lavanda ou rosa e verde. Continue a apreciar!

Quarto de Menina | Princesa, adoroaminhacasa adoroaminhacasa Quartos de criança campestres
adoroaminhacasa

Quarto de Menina | Princesa

adoroaminhacasa
Para si o cor de rosa é uma paixão ou um grande não?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!