Casas modernas por HUICHOL

11 fabulosas ideias para o seu jardim parecer maior

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter um jardim pequeno não significa que nele não possa aplicar ideias ambiciosas para criar um espaço bonito que o permita relaxar e conectar com a natureza. Na verdade, os jardins pequenos podem surgir enquanto área da casa mais bem planeada e agradável. Em termos de manutenção são menos trabalhosos e, na maior parte das vezes, não são sinónimo de um investimento avultado.

Depois de ler este livro de ideias, a falta de espaço nunca mais vai ser uma desculpa para não desfrutar do potencial do seu jardim. Impressione-se a si próprio e impressione os seus convidados. Para tal, considere por em prática as nossas sugestões.

Sem mais demoras, veja quais são.

​1. Diferentes materiais no piso

Comecemos pelo chão. Para o revestir e ornamentar pode utilizar pedra, cimento, madeira, mosaicos, cascalho ou vegetação. Um truque que pode pôr em prática é a utilização de placas de cerâmica pequenas que dão amplitude ao espaço porque se repetem mais vezes. 

Antes de mais, deve-o projectar na totalidade e estabelecer quais as áreas para as plantas e flores, para socializar com os seus convidados, para as crianças brincarem e para os seus animais domésticos dormirem abrigados, caso fiquem no exterior durante a noite. Se distribuir bem cada espaço, obterá, por certo, uma sensação de ordem e de funcionalidade.

​2. Seja criativo!

Decore o seu jardim com canteiros de madeira que pode colocar nos parapeitos para lhes oferecer um efeito campestre e plante ervas aromáticas para usar na sua cozinha. 

Se é um visionário e um criativo, use uma cómoda antiga no exterior e sirva-se das gavetas para plantar as plantas e flores de que mais gosta. Nas caixas inferiores semeie as plantas com um tamanho maior e nas superiores coloque as mais coloridas. Lembre-se, no entanto, que deve primeiro impermeabilizar o móvel e colocar-lhe um anti-fúngico. Que tal este DIY?

​3. Paredes verdes

Casas modernas por HUICHOL

As paredes verdes surgirão como prolongamento do relvado. Actualmente, sobretudo nas grandes cidades, usam-se jardins verticais que vêm trazer o verde para a urbe onde escasseia o espaço para a criação de jardins. Ora, pode-se adoptar esta premissa ao jardim e utilizar uma parede para instalar um jardim vertical ou criar uma instalação com vasos ou canteiros. Deve, porém, escolher as plantas com critério pelo que lhe aconselhamos a pedir ajuda a um profissional.

​4. Quando o jardim se une ao interior da casa

Se o interior da sua casa se prolonga para o exterior – ou vice-versa – esqueça as cortinas pesadas. Considere a colocação de uma porta de correr na sala que se encontra ligada ao jardim. De imediato, terá as flores como cenário e um espaço que parece duplicado. Contudo, isto significará ter o jardim bem cuidado, sobretudo quando tiver visitas.

As grandes portas e janelas também significam a existência de mais luz natural na sua casa. A luz natural é essencial para a nossa saúde física e mental, sobretudo durante o Inverno. No Verão, poderá desfrutar da tão agradável brisa fresca ao final da tarde.

​5. Distribuir plantas e flores de acordo com as cores

Jardins modernos por Wowa

Se o que deseja é um mundo mais verde, para quê mais demoras? A folhagem é a rainha deste projecto. Acrescente muitas plantas e flores ao seu jardim para ele sobressair com todo o seu potencial. Para criar um efeito de maior amplitude, estabeleça um código de cor no jardim e semeie as plantas da seguinte forma:

- Coloque na parte mais próxima as plantas e as flores com cores mais vivas como amarelo, rosa ou roxo;

- Na continuação, aposte na cor púrpura e verdes mais intensos;

- Reserve o fundo para os azuis e os verdes do bosque.

​6. Vasos suspensos a vários níveis

Se tem um pátio com azulejos em vez de um jardim com terra, semeie as plantas em grandes potes – sim, grandes – e assegure-se de que têm água suficiente. Os potes, os vasos e os canteiros estão disponíveis numa ampla variedade de cores e formas pelo que pode até incorporar um tema no espaço exterior como o estilo mexicano, oriental, mediterrânico, rústico, entre outros. O seu jardim será tão elegante ou exótico como sempre quis.  

Um dos benefícios de plantar flores em cores quentes – laranja, vermelho e amarelo – é que atraem pássaros e borboletas. Os girassóis, por exemplo, são um verdadeiro íman para borboletas, enquanto a sálvia é um favorito dos beija-flores. Não se esqueça de um bebedouro para os pássaros.

​7. Madeira

Pode prolongar os muros utilizando uma vedação de madeira com ripas na horizontal, tal como vê na imagem. Se pretende que pareça mais alto, pode dispô-las na vertical. Assegure-se de que tanto a cor como a largura das tábuas são proporcionais ao efeito que deseja criar. Não coloque, por exemplo, tábuas muito largas pois reduzirão a sensação de espaço. Se considera este projecto muito ambicioso, pense na reciclagem de materiais como paletes ou crie pedras fictícias com cimento. Não subestime o poder da pintura.

​8. Móveis multifuncionais

Jardim  por Garden Trading
Garden Trading

St Mawes Bar Table with Drinks Cooler

Garden Trading

Há tantos profissionais criativos que seria um desperdício não aproveitar as suas ideias. Móveis que são ao mesmo tempo um refrigerador e uma mesa? Uma churrasqueira e um bar? Ou um banco que também serve como recipiente para os brinquedos ou acessórios de jardim? Seja como for, há móveis que o fazem poupar espaço por reunirem, numa só peça, mais do que um propósito.

Se o seu objectivo é socializar, escolha a churrasqueira. Se tem filhos que espalham as coisas por todo o lado, um espaço de armazenamento é indispensável. A escolha é sua.

​9. Iluminação

Jardim  por Essenze di Luce
Essenze di Luce

Menhir di Luce

Essenze di Luce

Com um candeeiros em pontos determinantes, pode melhorar o seu jardim. Tem uma ampla gama de opções: manter a iluminação leve e acolhedora com velas ou dramática com lâmpadas e focos. Certifique-se de que as luzes não transtornam os vizinhos e enfatizam o que de melhor tem o seu espaço exterior.

Assim, leve em consideração o seguinte:

- Use superfícies de cor clara que reflictam a luz natural ou os feixes de luz artificial;

- Instale um grande número de luzes pequenas em vez de apenas uma unidade individual. As várias luzes, quando ligadas, parecerão uma grande cama de flores. Isto criará uma sucessão de luzes que guiarão o olhar e engrandecerão, visualmente, o espaço, o que não aconteceria com apenas uma mancha de luz.

- Que não pare a festa! Com um jardim bem iluminado, a festa prolongar-se-á até que o sol se ponha. Para uma atmosfera mais romântica, privilegie luzes LED.

​10. Uma distribuição perfeita

A imagem que lhe apresentamos, da autoria do gabinete Inspired Garden Design, mostra-nos como é possível um espaço pequeno ter tudo. Este jardim ou pátio traseiro tem tudo: muitas plantas, textura nas paredes e piso, um espaço para compartilhar com os convidados, iluminação, funcionalidade e boa comunicação com o interior.

​11. Desfrute!

Se, ainda assim, sente que falta algo, peça opinião a um arquitecto paisagista da sua confiança e verá como em pouco tempo o seu sonho se tornará realidade. Tudo é possível. Já o imaginamos a semear plantas ou a abrir uma garrafa de vinho ao entardecer.

Vai pôr em prática algumas destas ideias para criar um jardim de sonho? Se o fizer, diga-nos como correu!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!