por Casas en Escena

Como ter um quarto mais acolhedor? Seis dicas!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O nosso quarto. Sem dúvida alguma, uma das nossas divisões preferidas. É o espaço onde encontramos a nossa privacidade e comodidade e onde nos conseguimos escapar do quotidiano agitado. Assim, o quarto deve ser acolhedor e dotado de uma atmosfera que nos convide à evasão e ao repouso total e que se demarque do espaço social da casa, reflectindo, como não podia deixar de ser, a nossa personalidade.

Esta sensação de conforto não é inerente ao quarto por natureza, no sentido em que é um trabalho contínuo que vai sendo construído passo a passo através de cada detalhe e de cada móvel que faltava num ou noutro recanto. Parecem pequenas coisas, mas fazem, de facto, toda a diferença. Começamos pela cama, depois faz-nos falta um guarda-roupa ou um toucador, uma mesa-de-cabeceira e uma boa iluminação ou uma carpete que afunde os nossos pés nos dias mais frios.

Queremos ajudá-lo neste processo e, por isso, preparamos este livro de ideias com sugestões para deixar o seu quarto ainda mais acolhedor.

​1. Cama e ambiente relaxado

Quartos rústicos por Productos Cristalum
Productos Cristalum

Ventana Abatible

Productos Cristalum

O nosso artigo não poderia começar por outro lado: a cama. A cama é o móvel do quarto por excelência e, sem dúvida, uma peça importante se queremos ter conforto na divisão pois é onde dormimos e onde acordamos e pensamos no dia que temos pela frente. Para além disso, é na cama que muitas vezes nos deitamos a ler um livro, a ouvir música ou até a trabalhar.

Por este motivo, a cama deve ser resistente, resistência essa propiciada, em grande medida, pela sua estrutura, o que não significa que seja dura ou alta, mas que tenha um suporte sólido pois a suavidade excessiva não traz benefícios, mas sim inconvenientes. 

Escolha, então, a sua cama e colchão com critério e veja as várias opções disponíveis no mercado dentro do seu orçamento.

​2. Almofadas com diferentes cores, tamanhos e texturas

Um artigo muito especial, tanto na cama, como no sofá, é a almofada, muitas vezes utilizada servindo dois propósitos: o da comodidade e o meramente decorativo. Não tenha medo e aposte em almofadas com cores, tamanhos e padrões distintos. Brinque com riscas e flores, padrões lisos ou com textura e crie um conjunto harmonioso que complemente a decoração do quarto e com ela se harmonize. 

Inspire-se no exemplo que nos deixa a designer de interiores Victoria Plasencia Interiorismo. Repare que a cama, para além das almofadas normais, tem seis almofadas decorativas aveludadas que repetem a cor do padrão do edredão e da tela, não destoando assim no conjunto.

​3. Iluminação

Quarto  por Casas en Escena
Casas en Escena

Habitacion principal TENERIFE 2 habitaciones

Casas en Escena

E o que dizer do prazer que é desfrutar de uma atmosfera com absoluta intimidade conquistada por via de um simples jogo de luz dentro do quarto? A iluminação é um aspecto essencial de cada divisão. Pode valorizá-la ou empobrecê-la. No quarto, privilegia luzes quentes cuja intensidade possa ser regulada. Não dispense um bom candeeiro à cabeceira e até pode considerar a instalação de iluminação indirecta, mais adequada ao descanso. A iluminação do quarto de casal da imagem – da autoria do gabinete Casas en Escena - é perfeita.

​4. Decoração de paredes

Há mais um aspecto que faz toda a diferente no que diz respeito a transformar o quarto num espaço pleno de conforto. Estamos a falar das paredes. Referimo-nos à pintura, ao material que as reveste ou à colocação de um papel de parede. Tudo resulta da temática decorativa que impera no quarto e no estilo da casa em geral. 

Se for para um casal, aconselhamos uma escolha neutra – nem demasiado feminina, nem muito masculina. Tons sóbrios e elegantes são uma boa opção. O quarto da fotografia, do escritório Tischlerei Charakterstück, emana uma essência campestre com um bonito e vibrante papel de parede de padrão floral. Note-se, porém, que um papel assim basta-se a si próprio. Combine-o com móveis simples e superfícies lisas e neutras.

​5. Cortinas que ofereçam privacidade e sejam bonitas

As cortinas que caem delicadamente e têm uma transparência subtil criam, de imediato, uma atmosfera intimista e romântica, deixando passar a luz de forma ténue, mas agradável. O quarto é uma das áreas da casa que não dispensa o uso de cortina pois o ambiente deve ser privado e, por consequência, afastar-se de olhares indiscretos vindos do exterior da casa, sobretudo se esta for virada para a rua. Se o seu quarto precisa de uma lufada de ar fresco, experimente substituir as cortinas. Esta alteração pode fazer toda a diferença.

A decoração do gabinete Caja de Diseño mostra-nos como os têxteis finos e suaves são um elemento com uma certa carga emotiva pelo que não hesite em colocá-los a vestir as janelas do quarto.

​6. Tapete que se encaixe no estilo do quarto

Chegamos ao último conselho do nosso livro de ideias e a uma sugestão que não podíamos deixar de lado pois queremos que cada recanto do espaço transmita uma sensação acolhedora que contribua para a criação de uma atmosfera agradável. Estamos a falar da carpete que é sinónimo de conforto, tal como nos mostra o Studioroca neste elegante quarto de casal.

Sugerimos, então, que embeleze o piso do seu quarto com um tapete leve e bonito que não acumule muito pó, nem seja difícil de limpar. Tratando-se de um quarto pequeno, tenha em atenção o tamanho do tapete sob pena de ele cobrir completamente o chão quando colocado. Antes de comprar tire as medidas do quarto para ter uma ideia do espaço disponível.

Vai pôr algumas das nossas dicas em práticas? Comente este artigo mesmo aqui por baixo ou na nossa página de Facebook!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!