Corredores e halls de entrada  por SBARDELOTTO ARQUITETURA

Como usar o betão para modernizar a sua casa: 7 ideias

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

No mundo da arquitectura e da construção, o betão é um material de grande popularidade dadas as suas qualidades, dificilmente reproduzíveis por outros materiais. A sua dureza, durabilidade e maleabilidade é o que faz com que muitas pessoas por ele se encantem, seja para levantar estruturas, criar vigas ou edificar paredes. Não se surpreenda, então, se o encontrar em quase todos os edifícios que vê diariamente de forma exposta como manda o estilo moderno, industrial ou minimalista.

Para além disso, o seu aspecto deixou de ser visto como aborrecido. Antigamente, as pessoas percepcionavam o betão como um material demasiado frio e inacabado. Contudo, com o auge industrial e a tendência minimalista, este passou a ser protagonista em espaços modernos no revestimento de pisos, de paredes, de escadas e de outras estruturas.

Assim, se pensa que o betão é um material que pertence unicamente ao esqueleto do projecto e se não o contempla para embelezar o seu espaço, talvez mude ideias após ler este artigo que começaremos sem mais delongas.

​1. Nas áreas de passagem

Corredores e halls de entrada  por D-Max Photography
D-Max Photography

Concrete Stairs

D-Max Photography

As escadas são estruturas utilizadas todos os dias pelo que o seu revestimento deve ser muito resistente. Ainda assim, não devemos ignorar a sua componente estética pois este elemento ocupa uma parte significativa do espaço pelo que se deve harmonizar com ele.

Se tem uma casa moderna ou com um estilo industrial, pode combinar o betão e o vidro ou revestir algumas partes com um material mais subtil. A vantagem aqui é que a neutralidade em termos de tons diz bem com tudo. 

Inspire-se neste projecto concebido pelo gabinete D-Max Photography que mistura betão, vidro e alvenaria de forma exímia.

​2. Com um toque de calidez fica bem em qualquer sítio

Cozinhas modernas por Emmett Russell Architects
Emmett Russell Architects

Hillside Houses, Montpelier

Emmett Russell Architects

Os materiais conhecidos pelo calor que trazem aos espaços podem combinar-se na perfeição com o betão, criando desenhos e composições em que a textura, o tom e o relevo fazem das paredes e pisos os elementos protagonistas sem necessidade de lhes acrescentar cor ou ornamentos desnecessários.

A madeira é o perfeito exemplo desses materiais dotados de calidez, pelo que, combinada com o betão, equilibra os tons frios deste material. No piso e como matéria prima de móveis, a madeira, tal como aqui a utilizam os profissionais do gabinete Emmet Russel Architects, evita que a atmosfera se encontre sobrecarregada. Pelo contrário, trata-se de um ambiente equilibrado e cativante.

​3. Perfeito para as paredes

Ideal para as paredes e para as pessoas que amam um estilo simples, mas não simplista. Se procura um acabamento minimalista, pode optar por utilizar o betão para dar um toque distinto às suas paredes. Neste caso, não deve deixar de ponderar as dimensões e a iluminação natural que recebe o seu interior, já que o betão é um material frio que deve combinar-se com luz cálida e espaços amplos para evitar a criação de ambientes hostis.

A arquitecta de interiores Elena Arsentyeva mostra-nos um projecto em que o betão é protagonista com a sua tonalidade cinza colmatada por móveis e luzes acolhedoras.

​4. Só numa parede

Corredores e halls de entrada  por SBARDELOTTO ARQUITETURA
SBARDELOTTO ARQUITETURA

ESCADA DE CONCRETO ENGASTADA

SBARDELOTTO ARQUITETURA

A ideia anterior era atrevimento total, pelo que se não quer arriscar tanto, pode começar por manter só uma parede com este material exposto. Desta maneira, incorpora uma nova textura e cor na composição de sua casa, como fez aqui o Estudio 30 51, sem sobrecarregar ou ofuscar o resto dos materiais.

​5. Betão nos pisos

Encontrar um revestimento para o piso que cumpra os requisitos de durabilidade, estilo e gosto nem sempre é fácil. Por isso, achamos oportuno destacar o betão que se evidencia pela sua simplicidade e versatilidade.

Aqui o truque reside em usar um acabamento polido, permitindo que o pavimento seja duradouro e fácil de limpar, para além de versátil.

Na obra da imagem, da autoria do gabinete Garza Camisay Arquitectos, o grande tapete e o sofá com almofadas coloridas rematam o uso do betão, criando-se um ambiente verdadeiramente confortável e colorido.

​6. Anote: o betão não tem apenas um tom

Salas de estar modernas por Contractors
Contractors

Płyty betonowe typu flexi

Contractors

Uma das coisas que pode fazer com que o betão seja visto como um material monótono e aborrecido é o tom cinza que o define. Mas, isto não é nada que não possa ser resolvido. Basta deixar de parte um uso monocromático e criar blocos de betão cinzentos, mas não com a mesma saturação cromática.

Se o fizer da forma como vê na imagem, será bem sucedido em acrescentar um sentido rítmico ao espaço e a erradicar a ideia de que o cinza é neutro e sem graça, conseguindo, pelo contrário, ter uma parede original em casa. Seja criativo!

​7. Contraste com a textura do betão

Uma maneira de fazer este material sobressair é combinar a sua textura com outras completamente diferentes. O tijolo é uma boa alternativa pois harmoniza-se perfeitamente com o betão. Assim o comprova o quarto da imagem da autoria do atelier Garza Camisay Arquitectos.

Tenha, no entanto, em conta que deve existir um equilíbrio entre estes dois materiais. Escolha com critério o tom de cada um. Evite tijolos de cores muito escuras.

Se iniciou o artigo com algum cepticismo, apostamos que já mudou de ideias depois de ver estas imagens. O que acha da forma como o betão foi utiliz...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!