por ADDEC arquitectos

Pedra natural: 8 fantásticas ideias

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Os materiais naturais desempenham um papel cada vez mais importante no design de interiores. Exemplo disso são a madeira e a pedra que ocupam um lugar especial no coração dos apreciadores de arquitectura e de design de interiores.

Certo é que as possibilidades que lhes estão inerentes são ilimitadas, no sentido em que estes materiais que nos são dados pela natureza se harmonizam com estilos completamente distintos, desde o moderno ao rústico. 

Hoje, trazemos-lhe oito impressionantes exemplos sobre como usar pedra em cada divisão da casa. 

1. Contraste marcante

No nosso primeiro projecto, a pedra foi usada para fazer sobressair uma parede que marca um forte contraste em relação ao resto das superfícies do espaço. A parede como que o circunscreve, servindo, também, de pano de fundo para a escada que acede ao nível superior. Os arquitectos optaram por pedra maciça com tamanhos e cores distintas que tornam o ambiente elegante e moderno, emprestando-lhe, concomitantemente, muito carácter.

2. Conjunto harmonioso

Salas de estar ecléticas por kababie arquitectos
kababie arquitectos

Casa Cuernavaca

kababie arquitectos

É possível usar a pedra de forma subtil, mesmo tratando-se de um material com tão forte presença. Na imagem, da autoria do gabinete Kababie Arquitectos, vemos uma versão suavizada do uso da pedra que se adapta na perfeição ao conjunto, oferecendo a uma sala multimédia moderna uma nota mais rústica e familiar.

3. Naturalidade para o pátio

As paredes de pedra são, naturalmente, muito usadas ao ar livre. Seja no jardim, na fachada ou, como na fotografia, no pátio, o material cai sempre bem e enfatiza o ambiente descontraído que se procura num espaço ao ar livre, harmonizando-se com as plantas existentes e com os assentos de madeira.

4. Lareira contemporânea na parede

Closets modernos por kababie arquitectos
kababie arquitectos

Departamento Club de Golf

kababie arquitectos

Neste caso, a parede de pedra com a lareira moderna materializa um “eye catcher” muito especial que oferece estrutura e solidez ao espaço, trazendo também um toque cálido que torna o ambiente mais aconchegante.

5. Seixos

Quartos ecléticos por Kabaz

A parede que serve de pano de fundo à cabeceira da cama não tem pedras rústicas e irregulares ou mármore liso e luxuoso. Os arquitectos optaram por seixos que nos remetem, sem dúvida, para um cenário marítimo. O quarto emana uma atmosfera de paz e de naturalidade enfatizada pelos candeeiros de inspiração oriental e pelos efeitos de luz que deles advêm.

6. Rústico

A pedra natural é o material número um para dar à sua casa um toque rústico e caseiro, sobretudo quando combinada com a madeira. Foi o que aconteceu nesta deslumbrante sala de estar que nos convida a passar uma tarde a ver filmes com a lareira a crepitar e neve na rua. Para compensar a presença forte da pedra e da madeira, opte por paredes brancas e generosas superfícies envidraçadas.

7. Casa de banho em jeito de oásis

Cerâmica e plásticos são águas passadas. A casa de banho moderna é um oásis de bem-estar e conforto que transpira luxo e convida-o a repousar. O material mais popular é a pedra que confere uma atmosfera zen visualmente rica.

​8. Cozinha refinada

Cozinhas industriais por Pientka - Faszination Naturstein
Pientka – Faszination Naturstein

Pientka – Faszination Naturstein www.adrianpientka.de

Pientka - Faszination Naturstein

As cozinhas de pedra também se estão a tornar mais populares porque oferecem um design moderno e minimalista com algo mais especial que valoriza o espaço. Apreciamos, sobretudo, conjuntos com linhas limpas e frentes sem puxadores que resultem num estilo elegante, coerente e harmonioso.

Em qual destas situações mais gostou do uso da pedra? Deixe-nos a sua opinião e sugestões! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!