5 casas italianas que usam pedra de forma sensacional

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje, vamos dar uma volta a Itália para visitar cinco casas especiais. O revestimento em pedra é uma das características transversais a todas essas casas. Como veremos, a pedra vai influenciar alguns detalhes tanto do interior, como do exterior. Porém, se pensa que vai ver apenas casas antigas, desengane-se: a pedra nas fachadas oferece-lhes um toque mais rústico e, portanto, mais quente, mesmo nos projectos mais modernos.

Iniciaremos o nosso artigo com casas que combinam o toque campestre com um aspecto contemporâneo. Acabaremos com duas moradias impressionantes que misturam o verdadeiro sabor rústico da tradição italiana com detalhes surpreendentes no interior.

1. A perfeita combinação entre o rústico e o moderno

Encontramo-nos em Centallo, Piemonte, uma pequena aldeia a dez minutos de Cuneo. Trata-se de uma região com uma arquitectura tradicional profundamente enraizada pelo que se decidiu dar-lhe continuidade e adaptar as características da nova estrutura de forma a que a moradia se integrasse melhor na paisagem local. A verdade é que a partir do exterior parece-nos uma casa familiar como tantas outras, mas é um projecto sustentável no qual o isolamento térmico e acústico foram tidos em conta. A fachada usa gesso e pedra.

O projecto é da autoria do gabinete Barra & Barra SRL.

2. A elegância da pedra na fachada

Estamos em Bergeggi, na província de Savona, em frente a esta esplêndida casa em frente ao Mar da Ligúria. A primeira coisa que nos chama a atenção é a quase total abertura da casa para o exterior, sendo esta uma forma inteligente de aproveitar ao máximo a paisagem incrível de que a casa beneficia. A fachada principal é quase totalmente equipada com grandes janelas de correr que deixam entrar a vista, assim como muita luz natural ao longo do dia e ar fresco. O elemento mais protegido é a parte central caracterizada por uma grande abertura circular que nos recorda a escotilha de um barco.

Tal como o anterior, também este projecto é da autoria do escritório Barra & Barra SRL.

3. Pequenos detalhes de pedra que fazem a diferença

A partir do exterior, podemos ter uma ideia da estrutura da casa. Muito espaçosa, a moradia tem elementos tradicionais, como o telhado inclinado e a chaminé. Podemos, também, vislumbrar a estrutura de madeira deixada à vista, perfeita em relação ao contexto verde em que está inserida.

Ao entrar, temos uma surpresa: o aspecto rústico da casa abriga um interior contemporâneo e moderno tal como numa habitação de cidade. Este estilo faz uso do branco e de elementos geométricos, embora se tenham preservado as vigas de madeira. A parede como pano de fundo para a televisão é em pedra para recordar a rusticidade.

Da autoria do gabinete Architetti Baggio.

​4. A tradição faz-se moderna

Estamos na Sicília para ver uma casa cujo estilo se perpetua no tempo. Como podemos verificar, a moradia possui, no exterior, todos os elementos arquitectónicos típicos do sul da Sicília e da tradição construtiva da região Iblea. As superfícies em pedra calcária local escondem habilidosamente as técnicas de vanguarda utilizadas na reestruturação. 

O interior da casa revela o seu maior segredo. Os materiais mais utilizados para os acabamentos foram escolhidos propositadamente para criar uma atmosfera vintage que não desilude quem vê a casa pela primeira vez. O estilo típico das casas rurais foi respeitado com as cores do revestimento: marfim e cinza claro e escuro.

Um projecto do atelier Viviana Pitrolo.

5. Rústica por fora, moderna por dentro

Jardins modernos por Officine Liquide
Officine Liquide

CASA A CAMPIROLI

Officine Liquide

Cozinhas modernas por Officine Liquide
Officine Liquide

CASA A CAMPIROLI

Officine Liquide

O último projecto situa-se nas colinas de Florença. Esta primeira imagem que temos da propriedade faz-nos querer conhecê-la de perto. O encanto de casas campestres é irresistível. A pedra em bruto, a relva do jardim bem cuidada, as árvores ao redor e as peças de mobiliário em madeira pintada de uma tonalidade colorida fazem deste um cenário idílico.

A cozinha tem um gosto do passado, mas uma funcionalidade contemporânea. Integra módulos de madeira embutidos em blocos de cimento revestidos por azulejos quadrados com um delicioso carácter rústico. Óptima ideia a de deixar expostos os pratos, transparecendo uma ideia de casa com vida – e vivida – mas sem se sacrificar a conveniência de tê-los em armários fechados – o vidro é um bom compromisso.

Um projecto da Officine Liquide.

De qual destas casas mais gostou? É a pedra o seu material de construção predilecto? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!