Modelos de frigorifico – 8 Coisas que Precisa de Saber para Escolher

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Cozinha de Estar em Alvalade, Desenho Branco Desenho Branco Cozinhas industriais
Loading admin actions …

Ah! O frigorífico… Saberíamos viver sem ele actualmente? Não costumamos pensar muito nisso, mas o frigorífico é o electrodoméstico mais importante da nossa cozinha!

O frigorífico prolonga a validade dos alimentos e permite o seu consumo e disponibilidade em todo o mundo, durante períodos de tempos prolongados. 

Imagine-se agora, nos dias de hoje, a viver com carne e peixe salgados na maior parte do tempo, a ter que consumir os vegetais no dia da colheita, porque no dia seguinte estariam estragados, ou a ser obrigado a adicionar imenso açúcar a uma sobremesa só para ela não se estragar imediatamente. Era assim que viviam os nossos bisavós ou até avós, mas actualmente seria uma realidade difícil de gerir, não é verdade?

O frigorífico foi uma verdadeira bênção para a humanidade e por isso vale a pena saber mais sobre ele! 

Como homenagem a este equipamento essencial, hoje a homify traz-lhe um artigo inteiro sobre frigoríficos, devidamente acompanhado de muitas imagens inspiradoras dos nossos profissionais. Não perca!

1 – Quantos tipos de frigoríficos existem?

Cozinha-de-Estar em espaço aberto à Sala-de-Estar Desenho Branco Cozinhas industriais cozinha, cozinha open space, cozinha cinza, cozinha península, cozinha ilha
Desenho Branco

Cozinha-de-Estar em espaço aberto à Sala-de-Estar

Desenho Branco

Esta é uma pergunta que nos surge várias vezes, mas cuja resposta não é imediata porque não há uma lista predefinida de tipos de frigoríficos. Os tipos de frigoríficos variam em função da marca, variando na forma, na funcionalidade e no acabamento. Isto faz com que seja bastante fácil de encontrar o frigorífico certo para complementar o design da sua cozinha, como fizeram os profissionais da DESENHO BRANCO neste projecto delicioso de uma cozinha retro contemporânea. Mas, ainda assim podemos definir cinco configurações básicas, ou modelos de frigoríficos standard, e alguns estilos de instalação diferentes que importa conhecer.

2 – Side by side ou frigorifico americano

Começamos já por um dos modelos de frigorífico mais cobiçados, mas que pode ser difícil de incorporar em muitas casas por causa do seu tamanho: – o frigorífico side by side ou frigorífico americano.

Os frigoríficos side by side têm duas portas que se abrem a partir do centro com congelação de um lado e refrigeração do outro. As prateleiras são organizadas na vertical e permitem uma organização muito eficiente do conteúdo – colocando os artigos mais importantes ao nível dos olhos e indo baixando em nível de utilização, até chegar à parte inferior com produtos de maior durabilidade ou menos utilizados. Estes equipamentos oferecem normalmente mais de capacidade global quando comparados com modelos de porta única e tendem a vir com mais funcionalidades tecnológicas, como ligação à internet, ecrã toutch, dispensador de bebidas e gelo e outras.



Cozinha em Lacado mate Azul e madeira de Angelim Davivero Cozinhas embutidas Madeira Azul Cozinhas,Lacado,Mate,azul,Madeira,Angelim,Luxo,Qualidade,robusta,Silestone,Compac,Quartzo,Korean,Por,Medida,Ilha,Exaustor,Suspenso,Tecto,Falso,
Davivero

Cozinha em Lacado mate Azul e madeira de Angelim

Davivero

Vantagens dos side by side (lado a lado, referindo-se às portas) 

  • Mais capacidade do congelador em relação ao frigorífico de portas francesas (de que falaremos a seguir).
  • Armazenamento vertical para manter tanto artigos frescos como congelados ao nível dos olhos.
  • Prateleiras ajustáveis, caixas de porta, e outras opções de personalização para uma armazenagem optimizada.
  • Distribuidores de gelo e água no exterior
  • Pouca amplitude na abertura de portas – característica importante grande para espaços estreitos.




Vista da Ilha, Estante Despenseiro e Frigorífico UMA Atelier Cozinhas modernas
UMA Atelier

Vista da Ilha, Estante Despenseiro e Frigorífico

UMA Atelier

Desvantagens

  • Tamanho maior do que a maior parte dos outros modelos.
  • Preço mais elevado.


Sala de estar, LABviz LABviz Cozinhas escandinavas archviz,Casa contentor,CGI
LABviz

Sala de estar

LABviz

3 – Frigorífico de portas francesas

Este é talvez um dos modelos de frigorífico menos utilizados entre nós, mas pode ser uma opção interessante em alguns casos.

Os frigoríficos de portas francesas apresentam uma disposição ao estilo despensa, com duas portas em cima, que se abrem como portadas para revelar um compartimento frigorífico e uma ou duas gavetas de congelador inferiores, que deslizam para fora. Normalmente oferecem mais capacidade de armazenagem e características tecnológicas superiores em comparação com outros modelos de frigorífico. Este modelo é normalmente frigorifico duplo e pode ser uma boa opção para famílias numerosas ou para quem procura um equipamento de gama mais alta.


Cozinha rustica , DCASAIDA DCASAIDA Cozinhas rústicas Bege

Os frigoríficos de porta franceses têm algumas vantagens:

  • Amplos compartimentos de frigoríficos e congeladores, excelentes para o armazenamento de artigos como pizzas congeladas ou tabuleiros, travessas e pratos grandes.
  • Mais capacidade do frigorífico vs. capacidade do congelador
  • Prateleiras ajustáveis, compartimentos, e muito mais opções para uma armazenagem personalizada.

4 – Frigorífico superior

Este é um modelo clássico de frigorífico e congelador, com o compartimento de refrigeração por cima do compartimento de conservação de congelados, com uma porta para cada um que se abre lateralmente. É um dos modelos de frigorífico mais utilizados no nosso país, inclusivamente  em modelos de frigorífico encastrado ou embutido.



Vantagens dos equipamentos com refrigeração por cima da congelação: 

  • Compartimento do frigorífico maior vs compartimento do congelador menor.
  • Fácil acesso a artigos frescos, para uma utilização facilitada no quotidiano.
  • Grandes aberturas das portas, que exigem algum espaço livre à frente do equipamento.
  • Um conjunto simplificado de características e preços mais acessíveis em relação aos modelos descritos nos pontos anteriores.

5 – Frigorífico inferior

O equipamento com a câmara de congelação sobre a câmara frigorífica é outro dos modelos de frigoríficos combinados (combina frigorífico e congelador no mesmo equipamento) mais comuns entre nós. Tem uma disposição oposta à do equipamento descrito no ponto anterior, mas facilita o acesso à parte do congelador, o que pode ser menos prático para algumas pessoas.



Os frigoríficos com câmara de congelação da parte superior oferecem:

  • Uma configuração e uma imagem muito tradicional deste tipo de equipamentos.
  • Mais espaço no frigorífico do que no congelador.
  • Fácil acesso aos artigos congelados.
  • Grandes aberturas de portas, que requerem espaço livre à frente do equipamento, muito à semelhança dos frigoríficos com a refrigeração na parte superior.
  • Características bastante simples e preços mais acessíveis. 


6 – Equipamento com apenas uma porta

Os frigoríficos com porta única, tal como o nome indica, só têm uma porta, mas podem ter duas câmaras – normalmente uma câmara frigorífica mais ampla e uma arca congeladora mais pequena.

São equipamentos simples, com uma porta que abre lateralmente e que, tal como os anteriores, precisa de espaço em frente para garantir essa abertura. Como a câmara de congelação é aberta de cada vez que o equipamento é utilizado, normalmente é vedada por uma porta translúcida interior ou por gavetas, mas pode apresentar uma eficiência energética inferior e uma capacidade de conservação das temperaturas mais instável.

7 – Frigoríficos de balcão

Cozinha atelier B-L Cozinhas mediterrânicas Alojamento Local

Os frigoríficos de balcão são instalados sob uma bancada e são equipamentos muito mais pequenos do que os comuns, descritos anteriormente. Como são instalados por baixo do balcão, tornam-se numa espécie de frigoríficos embutidos, mas não têm necessariamente de ter porta a escondê-los. A maior parte tem apenas um compartimento refrigerado, mas há alguns modelos que têm uma zona de congelação, sendo sempre de porta única. 


Pormaiores Desenho Branco Cozinhas ecléticas projeto cozinha, estudio, apartamento, desenho cozinha
Desenho Branco

Pormaiores

Desenho Branco

Este frigorífico pequeno é um modelo muito útil em ‘kitchenettes’ ou em cozinhas pequenas, sobretudo em casas de utilização por uma ou duas pessoas, ou de utilização esporádica, como casas de férias.

8 – Tipos de instalação

House in Coruche, Santarém, é ar quitectura é ar quitectura Cozinhas modernas MDF Branco Armários,Propriedade,Cozinha,Madeira,Fogão de cozinha,Pia,Pisos,Design de interiores,Bancada,Arquitetura
é ar quitectura

House in Coruche, Santarém

é ar quitectura

Estabelecidos as categorias de equipamentos com que pode contar, é importante fazer a distinção entre os dois tipos de instalação mais comuns.

No que se refere à instalação podemos distinguir entre frigoríficos autónomos ou independentes e frigoríficos embutidos.

Frigoríficos autónomos ou independentes

Para instalar este tipo de frigorífico, só é necessário o espaço para colocar o equipamento e as ligações eléctricas e/ou de água (dependendo do modelo). Os frigoríficos independentes não precisam de ser instalados no interior de armários, embora deva planear bem a sua inserção estética na cozinha e o espaço que o equipamento vai ocupar. Este é o tipo mais comum de frigorífico e oferece a maior variedade de configurações e características, em comparação com os frigoríficos embutidos. Se quer um frigorífico de inox ou não resiste a modelos de frigorífico preto, só pode pensar em comprar um equipamento autónomo.

Outra grande vantagem deste tipo de instalação é a facilidade de substituição em caso de avaria, pois oferece um pouco mais de liberdade em termos de dimensões do equipamento.


Reabilitação de cozinha Rima Design Armários de cozinha Acabamento em madeira cozinha,design de cozinhas,reabilitação,cozinha moderna
Rima Design

Reabilitação de cozinha

Rima Design

Frigoríficos embutidos

Os frigoríficos embutidos são instalados dentro de armários que os escondem, para obter uma imagem mais limpa e moderna da cozinha. Tendem a ser mais altos e a apresentar uma gama maior de larguras para compensar a perda de profundidade, uma vez que a profundidade dos frigoríficos embutidos está limitada à dos armários de cozinha. Ter uma imagem homogénea na cozinha tem um preço e a instalação destes frigoríficos é considerada mais cara e mais permanente, além de mais complexa, sendo muito importante a participação de um bom designer de cozinhas para ser eficaz. Se planeia remodelar a cozinha ou mexer na localização do frigorífico com frequência, os frigoríficos embutidos não são a melhor opção para si.

Os frigoríficos embutidos não são para si porque sempre sonhou em ter um SMEG? Então tem mesmo de ler este artigo!

Qual dos referidos é o frigorífico dos seus sonhos?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!