Salas de estar minimalistas por AIRHOUSE DESIGN OFFICE

Guia da decoração minimal em 10 imagens

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Less is More, traduz-se por menos é mais. Esta é a expressão ícone e que tão bem caracteriza o estilo minimalista. Um estilo que se traduz por formas simples e limpas, quer ao nível da arquitetura como do mobiliário ou da decoração. O minimalismo encontra-se em diferentes níveis artísticos e traz à sua casa uma aparência mais elegante e visualmente mais espaçosa, pois tudo o que são grandes volumes ou formas supérfluas vão fora. É ir atrás do essencial, em busca do conforto e da serenidade. 

Hoje em dia, o estilo minimalista é um verdadeiro fenómeno de moda e uma real tendência no mundo da arquitetura e da decoração de interior. Falamos assim, na Era do Minimalismo! E não é difícil perceber isso, basta ver à nossa volta, as revistas de casa, as tendências de decoração, os produtos, os blogs ou outros sítios de decoração que se dedicam a este estilo. Você não pode passar ao lado desta tendência e precisa de descobrir o lado minimalista da homify. Trouxemos 10 inspirações absolutamente maravilhosas dos nossos especialistas. Ora descubra…

1. O teto é a alma deste lugar

Não precisa de viver num espaço recém-construído para projetar o estilo minimalista, embora seja uma moda bastante atual, é algo que se pode projetar em qualquer lugar, apenas são necessárias adaptações. 

Esta casa é o exemplo perfeito. Uma habitação de estilo mais rústico, pelo teto em madeira, que foi pintado de branco para se adaptar ao estilo, sendo esta uma das cores predominantes no minimalismo. Depois, adequaram o mobiliário e a decoração, cingindo-se ao simples e às cores claras. 

2. Black and Clean!

Cozinhas minimalistas por homify

Começamos com um espaço que todos nós gostamos em casa, mesmo que não sejamos pros ou nenhum chefe estrelado, gostamos de ter uma cozinha bonita e atrativa. É um espaço-chave dentro da nossa casa, mesmo na hora de comprar a habitação. 

Como pode ver no estilo minimalista, a cozinha é muito clean. Não há cá robots e mil e uma coisas em cima da bancada, tudo se rege ao essencial. Um espaço liberto e aberto, atrativo e intuitivo, arejado e espaçoso. Linhas simples, direitas, tons neutros e pronto aqui temos uma cozinha digna da tendência. Gostou?

3. O coração vermelho

Parede e piso  por Mosaicnet srl
Mosaicnet srl

Betonwood

Mosaicnet srl

A paleta cromática do estilo minimalista restringe-se principalmente no branco, cinzento e preto. Porém, não é impossível não trazer um pouco de cor em alguns dos poucos detalhes presentes, tal como fizeram neste exemplo, em que parece que estas flores vermelhas são o coração desta sala, que faz viver todo este ambiente. Colocadas subtilmente no chão, dentro de um jarro branco. Mas atenção, que apesar deste detalhe mais colorido, as flores mantém-se simples, nada de coisas rebuscadas. 

4. Pequenos detalhes

Sala de estar  por TAHANEA
TAHANEA

Lampadaire Marquise

TAHANEA

Quando falamos em estilo minimalista não queremos dizer que deve prescindir da decoração, apenas deve limitar-se e escolhê-la o mais subtil possível. Este exemplo caracteriza na perfeição aquilo que vos querermos transmitir - um candeeiro, com um pé finíssimo e um abajur dourado (uma cor usada para marcar detalhes), um pequeno cacto (uma planta que é usada nestes ambientes, tal como as suculentas), almofadas em tons neutros e discretos, bem como um tapete de cor clara. Estes são alguns dos detalhes decorativos que pode apostar e que pode levar para decorar o seu espaço, sem correr grandes riscos. 

5. Luz aqui, luz ali

Outro ponto fulcral que deve considerar na sua decoração minimalista é sem dúvida a aposta na iluminação, seja vinda do exterior pela luz natural, ou dos vários candeeiros produzindo luz artificial. As janelas podem ficar libertas, isto é, sem cortinas como fizeram na decoração desta sala, no entanto, se preferir usar cortinas, pode o fazer com cortinas brancas transparentes e leves. Por outro lado, não se esqueça de colocar vários candeeiros discretos de teto, de pé ou ainda de mesa. 

De referir ainda, uma vez que o espaço minimalista privilegia o tom branco a iluminação acaba por espelhar-se e chegar a todos os cantos e recantos. 

6. Toca a trabalhar!

Corredor, hall e escadas  por TAHANEA
TAHANEA

Lampadaire Alex

TAHANEA

No caso de ter um escritório na sua casa, fica este exemplo da Tahaena que retrata exatamente um ambiente de trabalho minimalista, algo super em voga. Uma vez que nestes ambientes, precisamos de nos focar no trabalho, sem objetos que distraem a nossa mente. Quanto mais o ambiente for leve, subtil, clean melhor será a nossa concentração, logo a nossa produtividade, sem falar da importância das cores que têm forte impacto no nosso psicológico. 

7. Sinuosidade

Corredores e halls de entrada  por Quirke McNamara
Quirke McNamara

Ice White House-Luxury home

Quirke McNamara

Desta vez temos linhas sinuosas, mas tão perfeitas e isto numa tela totalmente branca que achamos que estas escadas seriam as escadas perfeitas para uma casa ao estilo minimalista. Como pode constatar, entre as formas e a cor nada mais é preciso para criar um perfeito impacto visual. 

A simplicidade é por vezes tanto e suficiente. Porquê complicar? 

8. Não desarrumar por favor

A casa de banho minimalista também não fica de fora deste tipo de design. Todos os objetos supérfluos que muitas vezes andam por todo lado, em cima do lavatório ou noutra superfície à vista devem desaparecerem. Não é preciso ficarem a ganhar pó ou a ocuparem lugar! No minimalismo só temos o que usamos, privilegiando o espaço que tanta falta faz. Um espaço liberto é não só mais bonito, como mais fácil de limpar. 

Para decorar a sua casa de banho minimalista pode optar por toalhas bonitas, um caixote design, um espelho muito simples e uns sabões líquidos com uma embalagem atrativa. Enfim, é deixar lá exatamente o que mais usa com maior regularidade.

9. Liberdade

Um quarto minimalista oferece um conforto incomparável, criando um espaço privilegiado, muito puro e luminoso, que convida o bem-estar e o relaxe. Aqui também, vamos ao essencial, concentrando-se apenas ao que é estritamente necessário na decoração de um quarto. Uma cama confortável, com lençóis e edredão branco, paredes claras e pontos de luz discretos e funcionais. Este é um exemplo perfeito do que deverá ser um quarto minimalista, sóbrio mas caloroso. 

É importante frisar que ao apostar em menos coisas inúteis e rapidamente fora de moda, neste estilo de vida acaba-se por apostar o dinheiro em objetos de melhor qualidade. 

10. Minimalismo é isto!

Terminamos pelo lado de fora de uma casa minimalista, assim é ela. Simples, linhas retas, branca e com arquitetura contemporânea, isto no meio de uma paisagem natural fantástica, entre cores verdes e castanhas. Um projeto que chega do atelier Adoff.

Se quiser descobrir mais sobre este estilo, dê uma vista de olhos neste artigo:

Um paraíso minimalista!

Gosta do estilo minimalista? O que achou destas inspirações?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!