Moldura na parede / Boiserie – 10 Coisas que Precisa de Saber Sobre Esta Decoração Requintada

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Apartamento em Veneza, Jetclass Jetclass Quartos clássicos
Loading admin actions …

Boiserie… Já tinha ouvido este nome? Se calhar nunca ouviu, sobretudo porque não é muito utilizado no nosso país, mas de certeza que já viu uma por aí, em especial numa visita a um qualquer palácio dos muitos que temos para explorar. Foi por ser um nome pouco usado por cá, que no título lhe chamámos moldura na parede / boiserie, porque é exactamente disso que se trata – “boiserie” são molduras decorativas na parede.

A boiserie é uma forma antiga de decoração, conotada com ambientes ricos e apalaçados, que recentemente voltou a estar na moda, com o gosto renovado pelos estilos de antigamente.

A decoração e o design são mundos vastos que a homify faz questão de explorar ao detalhe, por isso hoje falamos-lhe desta opção de decoração de parede, que andou um pouco esquecida com o aparecimento do estilo moderno, mas que agora volta às luzes da ribalta. Venha saber em concreto o que é boiserie, como pode ser feita e como incorporá-la com sucesso em sua casa, para ter mais uma opção na hora de mudar a decoração!


1 – O que é boiserie

A boiserie é uma técnica de decoração antiga, bastante antiga. Ela ganhou protagonismo em França, entre os séculos XVII e XVIII, impulsionada pelo poderoso movimento artístico conhecido como Rococó (também também chamado estilo Luís XV e Luís XVI), mas há provas de que já era utilizada desde a antiguidade romana e grega.

A palavra boiserie vem da palavra francesa para madeira – bois -porque foi o emadeiramento das paredes a génese desta decoração: começou por ser apenas a forma encontrada de tornar mais acolhedores os interiores dos grandes e desconfortáveis palácios, forrando-os de madeira para fazer o isolamento térmico. Mas o gosto da época pela

ornamentação rapidamente deu a estas molduras de parede uma importância mais estética, abrindo caminho a trabalhos de marcenaria complexos e opulentos, que mostravam o poder do seu dono. A boiserie original era sempre feita de imponentes molduras decorativas, verdadeiras obras-primas de madeira finamente torneada com volutas, elementos florais

Actualmente a técnica de criar moldura para parede reinventou-se e democratizou-se, utilizando outros materiais além da cara madeira esculpida e incorporando elementos dos estilos clássico e contemporâneo. Desta combinação surge um boiserie moderno, que não se limita a enfeites pesados e permite a criação de ambientes distintos, a preços bastante atraentes.

Para quem procura adicionar pormenores impressionantes no que respeita à decoração das paredes, a boiserie confere um charme especial, independentemente da divisão onde seja utilizada. Em muitos casos, a boiserie desempenha a mesma função decorativa que o papel de parede ou pode combinar os dois, fazendo boiserie com papel de parede, para espaços cheios de personalidade, como o quarto da imagem acima da autoria da ALMA BRAGUESA FURNITURE.


2 – Que materiais usar para fazer boiserie

Suite PROJETARQ Escolas clássicas pintura de parede,Carpintaria,Reabilitação,Hotéis

Como já referimos, há muito que esta decoração feita de frisos e molduras de parede deixou de ser conotada apenas com a madeira. Os materiais para fazer decoração de boiserie são vários. No início a boiserie de gesso foi uma versão mais barata do mesmo tipo de trabalhos em madeira, e ainda continua a ser uma versão bastante usada, mas ter uma moldura de gesso na parede, fixada com cola pode ser algo instável e pesado, pelo que rapidamente surgiram versões mais modernas, leves e fáceis de instalar – a boiserie em poliestireno ou poliuretano (materiais também muito usados em cornijas e sancas).

3 – Materiais para boiserie – vantagens e desvantagens

Sala de espera belissima! Carmela Design Stands de automóveis modernos Madeira Vermelho sala de espera loja ,Lojas e espaços comerciais
Carmela Design

Sala de espera belissima!

Carmela Design

Madeira

É o material original da boiserie e continua a ter o apelo do luxo e da exclusividade. A sua grande desvantagem é mesmo o alto preço, porque a madeira é um material extremamente durável (a prova são muitas das boiseries originais que ainda se encontram em palácios por toda a Europa) e terá sempre um cunho autêntico nas molduras criadas. Além do preço inicial é preciso contar com o preço da manutenção ao longo da vida útil da moldura boiserie, uma vez que nesta técnica a madeira deve ser pintada.

Personalidade 100% Gesso Natural. Intergesso, Lda Salas de estar ecléticas gesso,decoracao,remodelacao,tetos
Intergesso, Lda

Personalidade 100% Gesso Natural.

Intergesso, Lda

Gesso

Pouco tempo depois do surgimento da boiserie em madeira surgiu a boiserie em gesso, mais barata e com maiores possibilidades estéticas graças à plasticidade deste material. No entanto, o gesso é um material mais frágil, facilmente danificado pelos elementos e por embates, além de precisar de uma técnica apurada para ficar com um acabamento perfeito. A boiserie de gesso ainda é muito utilizada actualmente, mas quem tem sabe que ela pode acabar por cair e precisar de restauro num espaço de apenas 20 anos, sobretudo se a aplicação tiver sido menos cuidadosa.

Poliuretano e poliestireno

São boiseries leves, resistentes e muito fáceis de instalar porque estas são também as características destes materiais. Os elementos das molduras de parede em poliuretano ou poliestireno são simplesmente colados sobre a superfície e pintados. Como desvantagem podemos apontar a dificuldade em atingir um resultado exclusivo, uma vez que as peças e os designs são predeterminados em fábrica e produzidos em série.

Sala de jantar com cadeiras vintage homify Salas de estar ecléticas Multicolor sala de jantar,cadeiras vintage,sala de estar,decoração,renovação de sala,design contemporâneo,sofá verde,decoradores porto,sala confortável,iluminação soft
homify

Sala de jantar com cadeiras vintage

homify

Metal

Não é muito vulgar entre nós, mas a boiserie feita com peças metálicas permite a obtenção de padrões e geometrias mais angulares e por isso é perfeita para ambientes modernos. Não sendo tão vulgar, poderá ser difícil de obter peças standard no mercado de decoração e bricolagem, bem como encontrar profissionais capazes de executar o design pretendido.

4 – Detalhes a ter em conta

Sala de vivenda em S. Mamede - Projeto de interiores Shi Studio - Matosinhos, Porto ShiStudio Interior Design Sala de estarAcessórios e Decoração sala,casa,vivenda,sala de estar,mesa de centro,loloca,televisão,decoração,shistudio,sheila moura azevedo,tapete,design
ShiStudio Interior Design

Sala de vivenda em S. Mamede – Projeto de interiores Shi Studio – Matosinhos, Porto

ShiStudio Interior Design
  • Em primeiro lugar, não se deve confundir boiserie com painéis de lambris. A primeira de emoldurar as paredes, de forma a enriquecer a decoração. A segunda é simplesmente a colagem de ripas de madeira na parte inferior das paredes.
  • Antes de escolher a sua boiserie, é aconselhável verificar o pé direito da casa. Se a casa tiver tectos baixos, será melhor escolher outro efeito decorativo porque estas aplicações reduzem visualmente a amplitude do espaço.


  • Esta é uma técnica que deve ser usada de forma comedida. Idealmente deve utilizá-la apenas numa das paredes, para não comprometer o espaço. 
  • Independentemente do material seleccionado, o resultado será bastante semelhante. A forma como a parede com boiserie se apresenta no conjunto do ambiente vai depender mais do seu design e da cor do que do material.

5 – Boiserie e a cor das paredes

Uma boa combinação de boiserie e cor de paredes pode ser a chave para ter espaços incrivelmente elegantes.

Se pretende destacar a boiserie pinte-a numa cor que se destaque sobre a da parede. Se pretende um efeito mais discreto, mas igualmente marcante, homogeneíze a cor da moldura na parede / boiserie com a da própria parede – assim obtém uma forma tridimensional que se destaca delicadamente, sem pesar tanto na percepção visual da amplitude.



Para boiseries mais modernas pode usar cores fortes, mas se pretende manter uma estética clássica use cores claras e neutras. Para um toque de riqueza pode optar pelo dourado, mas tenha cuidado com os excessos – não queremos regressar ao Rococó.


7 – Boiserie e espelhos

Uma ideia excelente para decoração de paredes é combinar boiserie com espelhos e pinturas. As molduras ornamentadas dos painéis de boiserir parecerão emoldurá-los, o que vai criar uma ilusão de óptica que dará à sua sala uma maior sensação de profundidade e energia.

8 – As dimensões

Zona Toucador Jetclass Quartos clássicos Mesa,Mobília,Madeira,Retângulo,Louça,Bege,Piso,Pisos,Cadeira,Madeira dura
Jetclass

Zona Toucador

Jetclass

Quando estudar a composição das formas das molduras de parede a instalar lembre-se de que deve colocar rectângulos ou quadrados menores na parte inferior da parede, e maiores na parte de cima, usando uma proporção de 1 para 3. Esta estratégia pode salvar o seu espaço de transmitir uma sensação de achatamento e pé-direito demasiado baixo.


Se quiser mesmo ter boiserie num ambiente e o pé-direito não ajuda, aplique apenas até metade da parede, ficando a cerca de 85 cm do chão. Se tiver dúvidas evite avançar na concepção do design sem recorrer a um designer de interiores – só assim vai evitar trabalhos e gastos desnecessários.

9 – Que estilos combinam com a boiserie

Embora esta seja uma decoração conotada com o estilo clássico, ela fica bem em praticamente qualquer estilo, incluindo o estilo escandinavo tão em voga. Numa sala moderna pode usar molduras menos detalhadas e mais rectangulares, num espaço rústico pode usar boiseries de madeira ou mesmo de pedra, e num espaço clássico pode usar qualquer tipo de boiserie que é sucesso garantido. Mas, como em quase todos os aspectos da vida, o sucesso está nos detalhes!

Imagine a sua sala de estar com uma linda moldura boiserie a enquadrar um jardim vertical, como na imagem acima… É ou não é pura poesia?

10 – A quem recorrer para instalar a minha boiserie

A colocação de boiserie em gesso, em madeira, pedra ou metal provavelmente vai requerer profissionais especializados, pedreiros, marceneiros ou colocadores de gesso. Mas a boiserie estrela do momento, em poliuretano é muito facil de colocar, sendo simplesmente colada com uma cola própria sobre a superfície da parede, pelo que pode ser parte de um projecto de decoração DIY. O aspecto mais importante para conseguir uma instalação eficaz e bem sucedida é o corte dos ângulos de junção que devem ser em 45º para uniões e cantos perfeitos.

Quer saber mais sobre o tema boiserie? Então não perca também o artigo ’Como decorar as paredes com boiserie’.


Já conhecia a boiserie? Gostaria de incorporá-la em sua casa?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!