por IXXI

5 erros de decoração de interiores e como evitá-los

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando projectamos e decoramos a nossa casa, enfatizamos o conforto e a elegância. Dependendo do nosso orçamento, investimos em materiais sustentáveis, bonitos e com boa qualidade. Mas, prestaremos nós atenção aos erros comuns e que devem ser evitados ao decorar um espaço? Estaremos a fazer o suficiente para manter a beleza da nossa casa? Se a resposta a ambas as questões é negativa, talvez haja motivos para nos preocuparmos.

Um espaço bem decorado significa evitar determinados erros mais comuns. Para além disso, importa manter a ordem sob pena de o caos ofuscar o que de melhor a nossa casa e decoração têm. Há muitos motivos para às vezes nos descuidarmos. Razões de saúde, muito trabalho, dificuldade em gerir o tempo ou imprevistos nem sempre se podem evitar. Mas, a pura falta de paciência não é razão.

Neste artigo, vamos discutir alguns aspectos que dizem respeito a este assunto. Vamos lá ver quais os cinco erros de decoração – e não só – que devemos evitar.

Entrada desarrumada ou pouco limpo

Um hall de entrada bonito e bem cuidado é um pré-requisito para uma casa com estilo. 

A sua entrada tem uma estranha mistura de objectos aleatórios? Então, chegou a altura de a decorar novamente. Não precisa de planear uma grande entrada. Basta focar-se em algumas mudanças que podem efectivamente fazer toda a diferença. 

Como exemplo, repare pedras partidas que pavimentam o exterior da porta de entrada, dê uma nova demão de pintura às paredes, aposte numa boa iluminação, compre flores e plantas frescas e escolha um novo tapete de boas-vindas. Coisas caras? Não são nada dispendiosas. Mas, acredite, causam impacto.

​Paredes sujas

Arte  por IXXI
IXXI

IXXI Amandelbloesem Van Gogh

IXXI

Esta pode ser outra falha em sua casa. Ninguém gosta de estar num espaço com paredes sujas o que pode acontecer com o passar dos anos devido à acumulação de pó, ao toque ou a manchas derivadas de fumos ou iluminação. As paredes mais ásperas são mais rápidas a recolher estas partículas de pó. Tubos e peças enferrujadas também podem manchar as superfícies.

Para resolver este problema, pode limpar as paredes com água morna. Use uma solução suave de vinagre ou de sal para limpar as superfícies sujas. Se a sujidade estiver muito entranhada, poderá ter que recorrer à ajuda de um profissional. Considere também pintá-las novamente ou colocar um bonito papel de parede.

​Um esquema de cores sem graça

Quartos modernos por FELD Architecture
FELD Architecture

Appartement Luxembourg. Chambre

FELD Architecture

Note-se que o quarto representado na imagem – da autoria da FELD Architecture – não exemplifica um esquema de cores sem graça. As tonalidades usadas completam-se de forma harmoniosa, criando uma atmosfera celestial que convida ao repouso. Não receie experimentar algo de novo, mas escolha as cores com critério e, se achar melhor, com a ajuda de um profissional. Afinal de contas, ninguém quer acabar de pintar uma divisão e arrepender-se das cores escolhidas.

Tenha também em conta o tipo de material. Tinta demasiado brilhante pode resultar na criação de um espaço pouco atractivo e demasiado elaborado. O mesmo se aplica aos acessórios e materiais da cama. Escolheu um têxtil acetinado? Então, não escolha cortinas do mesmo género. Use acessórios e almofadas dentro dos mesmos tons. Prefira focar-se num objecto e faça com que ele sobressaia e valorize a decoração.

​Demasiados acessórios ou peças aleatórias

Parede e piso  por Spadon Agenturen
Spadon Agenturen

Unicom Starker – Kauri

Spadon Agenturen

Demasiados ornamentos podem ofuscar um espaço elegante. Por isso, escolha com cuidado. Quando, por exemplo, tiver quadros ou fotografias para pendurar na parede, escolha um espaço com destaque e coloque dois ou quatro molduras ou telas que se complementem. Escolha uma carpete que se harmonize com o esquema cromático. Para uma atmosfera clássica, uma carpete demasiado moderna pode não ficar bem. Lembre-se, também, que plantas e flores são uma boa adição – sem excessos – e trazem cor e frescura aos ambientes.

​Um interior muito cheio e escuro

Cozinhas minimalistas por ddp-architectuur
ddp-architectuur

zicht vanuit keuken

ddp-architectuur

Um espaço demasiado cheio, mesmo que com mobiliário caro e bonito, não é apelativo. O excesso de móveis e de ornamentos tem um impacto negativo na saúde e na mente pelo que deve evitar que isso aconteça, até porque lhe dá mais trabalho a limpar e ninguém quer passar o Domingo inteiro na faxina, não é?

Certifique-se de que tem janelas amplas que deixem entrar a luz natural para o espaço permanecer ventilado ao longo do dia. Insira também pontos de luz artificiais para preservar a leveza da atmosfera após o sol se pôr.

As casas modernas têm, por vezes, pouco espaço. Por isso, é especialmente importante mantê-las arrumadas. Espaços desimpedidos parecem maiores e tornam o nosso dia-a-dia mais agradável.

Tem algum destes problemas em sua casa? Vai solucioná-lo como sugerimos? Deixe-nos o seu feedback.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!